25 de agosto de 2014

RESENHA: NO LIMITE - Marin Ledun (Ed. Tordesilhas)



Olá, pessoal.

Comecemos mais uma semana com thriller, dessa vez com resenha de um livro da editora TORDESILHAS: NO LIMITE, escrito pelo francês MARIN LEDUN.

No LimiteNO LIMITE
MARIN LEDUN
Editora: TORDESILHAS              
Ano: 2013                  
Nº págs: 368
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: No limite. Assim se sentem os pacientes de CaroleMatthieu. Médica de uma grande empresa de telefonia, ela atende funcionários esgotados pelo dia a dia opressor do trabalho. Como Vincent Fournier, ex-figurão da companhia rebaixado a atendente de telemarketing. Deprimido e à beira de um colapso mental, ele já tentara estrangular a chefe e se suicidar. Vincent estava morrendo aos poucos, e Carole decide apressar as coisas. Frustrada com a insensibilidade de seus superiores, ela desenvolve um senso bastante peculiar de justiça e uma obsessão mortal por desmascarar o sistema. Inspirado em um caso real e escrito com uma linguagem ágil e inteligente, NO LIMITE é também uma crítica contundente ao ambiente de trabalho moderno.

Fazia um tempão que estava doida para ler NO LIMITE. Como até hoje não li nada ruim da TORDESILHAS, estava pronta para dar 5 estrelas para mais um livro da editora, que até agora não havia me decepcionado. Não que NO LIMITE tenha me decepcionado, longe disso, mas não consegui achar ele tão interessante como os outros que a editora já lançou.

O começo já me arrepiou, pois o autor se baseou em uma onda de suicídios reais que aconteceram na França para escrever o livro. Sempre acho fantástico quando pego um livro achando que é pura ficção e descubro que a realidade está presente de forma muito mais forte que podia imaginar. Foi o caso de NO LIMITE.

O começo da história me atraiu ao extremo, isso porque logo de cara temos um personagem assassinado e nenhum segredo é feito quanto seu assassino, e aí chamo a atenção de vocês para o talento de LEDUN, pois é preciso MUITO talento para contar logo de cara quem é o assassino e mesmo assim conseguir manter um enredo que desperta curiosidade e empolga, e MARIN consegue isso de forma excepcional.

Sua protagonista, a médica Carola, divide o leitor em muitas de suas opiniões e atitudes, o que faz com que devoremos as páginas, pois ela é, sem dúvida, uma personagem interessantíssima.

Duas coisas chamam atenção no livro. A primeira: os mortos que vão aparecendo pelo caminho e as razões de seus assassinatos. Foi algo que me deixou meio aturdida, pensando que o assassino estava ficando doidinho de pedra, ainda mais por suas motivações e convicções. Outro ponto bastante interessante são as fichas psiquiátricas dos muitos personagens. É onde podemos ver que todos eles sofrem com algum transtorno. 

Aí vocês devem estar se perguntando qual a razão de ter dado apenas 3 estrelas para NO LIMITE se até agora fiz tantos elogios. O problema é que o livro retrata o pesadelo vivido por funcionários de uma empresa de telecomunicação, empregados que são demitidos, rebaixados, gerentes cruéis, prazos e metas impossíveis de serem alcançadas, enfim, NO LIMITE retrata o estressante cotidiano de uma empresa, e por várias e várias vezes tive a sensação de estar lendo uma repetição, pois LEDUN já havia nos inserido nas tensões desse mundo, então tornava sua história completamente instigante e interessante, e logo após voltava a mesmice de fazer críticas ao sistema e expor fatos que já tinham sido mencionados e até trabalhados anteriormente, e achei que isso ficou meio exaustivo. Foi só por conta dessa repetição maçante que acabei por dar três estrelas, mas isso não torna o tema abordado menos interessante nem a escrita de LEDUN menos contagiante. Vale à pena conferir.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Bom você ter avisado sobre essas repetições, Mari. Ainda quero ler devido aos seus comentários, e assim já vou preparada. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Não fazia a menor ideia sobre o que era esse livro, e a sinopse não me ajudou muito, achei confusa. Mas depois de ler a resenha fiquei bem curiosa a respeito do livro, mesmo com o ponto negativo que você apresentou. Espero ter a oportunidade de ler o livro, mas provavelmente não vai ser tão cedo. Gostei bastante.

    Beijos,
    Adri
    Stolen Nights

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.