28 de janeiro de 2014

RESENHA: 9º JULGAMENTO - James Patterson (Ed. Arqueiro)



Bom dia, pessoal!

É com imensa felicidade que hoje vou falar sobre 9º JULGAMENTO, último livro do JAMES PATTERSON lançado pela editora ARQUEIRO.

9º Julgamento9º JULGAMENTO
JAMES PATTERSON e MAXINE PAETRO
Editora: ARQUEIRO                                  
Ano: 2014                  
Nº págs: 192
Gênero: Policial

SINOPSE: Um maníaco impiedoso. Uma jovem mãe e seu bebê são cruelmente mortos dentro do estacionamento de um shopping. Sem testemunhas ou indícios da identidade do assassino, só resta à sargento Lindsay Boxer e ao seu parceiro, Rich Conklin, uma única pista: três letras escritas com batom vermelho no para-brisa do carro das vítimas.
Um assalto sangrento. Em outro canto da cidade, a esposa de um astro de cinema é acordada por um ladrão que está fugindo com milhões de dólares em joias e pedras preciosas. Antes de conseguir chamar a polícia, ela é friamente assassinada e São Francisco fica em estado de histeria.
A morte está próxima. Lindsay é convocada para o novo caso e tenta conciliar as duas investigações e o noivado com Joe Molinari, sempre afetado por seu relacionamento íntimo com Conklin. Em meio a toda a adrenalina, a sargento é obrigada a colocar a própria vida em risco para salvar a cidade antes que a lista de vítimas aumente.

Quem acompanha o blog sabe que gosto muito do PATTERSON, mas que tive uma decepção gigantesca com FELIZ NATAL, ALEX CROSS. Depois dessa leitura fiquei até com receio de ler mais alguma coisa do autor, pois foi um livro realmente péssimo; o segundo pior dele, em minha opinião. Porém, como acompanho todas as séries do autor lançadas no país, não poderia deixar de conferir 9º JULGAMENTO, mesmo porque a série CLUBE DAS MULHERES CONTRA O CRIME é uma de minhas preferidas.

Neste volume, a sargento Boxer corre para prender um frio assassino que mata mães e bebês. Ele não tem pudor em matar e não tem dó nem piedade das vítimas. Ao mesmo tempo, a esposa de um grande astro de Hollywood é encontrada assassinada, e não bastando, há um ladrão de joias, apelidado de Hello Kitty, que está fazendo uma verdadeira limpa na casa dos mais endinheirados. Como se tudo isso já não fosse trabalho suficiente para a sargento, ela ainda tem que pensar em seu casamento com Joe.

Como disse lá em cima, após ter achado que PATTERSON perdeu a mão em FELIZ NATAL, ALEX CROSS, o autor me surpreendeu de forma magnífica com 9º JULGAMENTO. Primeiro aspecto que idolatrei no livro foi a falta de suspense. É, pode parecer estanho, mas funcionou muitíssimo bem. Não temos o jogo de gato e rato, a tentativa de descobrir criminosos e assassinos, pelo contrário, enquanto acompanhamos as investigações de Lindsay, vamos tendo os passos de cada um dos assassinos e do ladrão de joias, o que nos faz ter uma perspectiva da história por todos os ângulos e ter um prazer imenso ao acompanhar os suspeitos em suas declarações à polícia, isso porque, como já sabemos quem são, podemos ver suas mentiras, os pontos em que se perdem, os detalhes que desnecessários e inexistentes que criam, e até as palavras que usam para convencer a polícia de sua inocência. Isso foi um diferencial no livro e foi algo que apreciei bastante. Foi maravilhoso acompanhar a perseguição aos culpados, e igualmente prazeroso vê-los em ação e reação.

Outro ponto que enriqueceu a narrativa foi a conexão dos enredos. Em alguns livros do PATTERSON encontramos histórias paralelas que não se conectam, o que faz parecer que a narrativa circula sem um eixo. A gente lê fazendo conjecturas de como os enredos irão se ligar e eles simplesmente terminam sem se colidirem, o que algumas vezes faz com que eu me sinta idiota por ficar tentando descobrir mil explicações inexistentes. Mas em 9º JULGAMENTO tudo se conecta de forma PERFEITA! As três histórias se ligam e se mesclam, tornando o livro incrível e os personagens fascinantes.


Adorei esse 9º volume da série e digo que foi um dos melhores. Obviamente, esse é mais um livro do PATTERSON que ele escreveu em parceria, dessa vez com MAXINE PAETRO, com quem compartilha toda a série CLUBE DAS MULHERES CONTRA O CRIME, e não sei não, mas começo a acreditar que o sucesso da série se deve a essa mulher, pois ainda não vi os autores perderem a mão na série, enquanto que em ALEX CROSS... PATTERSON do céu... Arrume um colaborador (urgente!). 


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Que bom que o livro fez você ficar de bem com Patterson de novo. Bela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.