10 de janeiro de 2014

RESENHA: O PRESENTE - Cecelia Ahern (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente!

É com super empolgação que hoje vou falar de O PRESENTE, livro da CECELIA AHERN, lançado pela NOVO CONCEITO em novembro.

O PresenteO PRESENTE
CECELIA AHERN
Editora: NOVO CONCEITO                                
Ano: 2013                  
Nº págs: 320
Gênero: Romance, Drama

SINOPSE: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

A verdade é que mesmo tendo me apaixonado pela autora depois de ler P.S. EU TE AMO (e quem não se apaixonou?), solicitei O PRESENTE com um pezinho meio atrás, isso porque apesar de ter amado P.S. e A VEZ DA MINHA VIDA (que gostei ainda mais que P.S.), fiquei bastante frustrada com O LIVRO DO AMANHÃ. Obviamente, iria conferir esse novo lançamento da autora, mas, depois do último livro, minha expectativa estava de zero a menos cinco, o que foi ótimo, pois O PRESENTE me surpreendeu e novamente fez com que meu amor pela AHERN aflorasse.

A história se passa dias antes do Natal, e traz ensinamentos lindos e profundos sobre o ser humano. A maneira como a autora apresentou Lou Suffern é inacreditável, pois o cara é um imbecil, canalha, idiota e mesmo assim não conseguimos ficar com ódio do sujeito! Sim, uma vez ou outra a gente sente uma raivinha desse ser egoísta e egocêntrico, mas na página seguinte alguma coisa acontece e essa raiva é abrandada, dando espaço ao sentimento de esperança em relação à mudança de postura do personagem em relação a sua família.

Quem já leu outros livros da CECELIA, sabe que suas obras têm algo de mágico, algo de fantástico, e em O PRESENTE, isso não é diferente. A figura misteriosa e enigmática de Gabe está ali a todo momento para que possamos fazer conjecturas sobre seu aparecimento, suas intenções e seus ensinamentos.

O livro é extremamente belo e tocante, e como sou uma manteiga, chorei com o final. Ele foi lindo, comovente e emocionante. E por mais que durante a narrativa existissem pistas de como tudo terminaria, na hora que chegou ali, não conseguia acreditar, aceitar ou assimilar, não pelo fato de o final ter sido ruim, longe disso, foi perfeito e espetacular, mas houve um envolvimento emocional tão grande de minha parte com os personagens, que queria um desfecho diferente, mesmo sabendo que o escolhido pela autora foi o melhor e mais crível.

E falando em final, preciso contar que o livro tem dois finais... Sim, porque quem narra a história de Lou é um policial, que após finalizar a história da família Suffern, resolve finalizar a sua história também, e nas últimas páginas acaba por surpreender de forma incrível o leitor.


O PRESENTE é um livro sobre segunda chance e a importância que devemos dar àqueles que de fato importam em nossas vidas. É um livro que ensina o valor da família, do tempo, da qualidade com que vivemos esse tempo, e a forma como o dividimos em todos os aspectos de nossa vida. Simplesmente comovente e perfeito. 5 estrelinhas *_* 



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Parece um livro emocionante, fiquei com vontade de ler. Bela resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.