2 de janeiro de 2014

LISTA: Melhores Leituras de 2013



Oi, gente!

Andei sumida por esses dias, mas agora tudo voltará ao normal. O ano acabou e como 1º post de 2014 quero falar um pouquinho dos livros que mais gostei de 2013.

Esse post não será um ranking de livros, pois, a partir do momento que coloco um livro como preferido, ele não ocupa uma determinada posição, e sim um lugarzinho no meu coração.

Para facilitar, vou apresentar os livros de acordo com os meses que foram lidos, e quem quiser ver a lista dos melhores/piores que li no ano, é só clicar AQUI. Nem todos os livros que marquei como melhores estão aqui, pois reservei esse lugar para falar daqueles livros que me marcaram mesmo, que não esqueci de forma alguma, seja porque foram excelentes, ou porque foram uma maravilhosa surpresa e superaram minhas expectativas.

Vamos para a lista:

JANEIRO

TUDO O QUE ELA SEMPRE QUIS (RESENHA)
BARBARA FREETY
NOVO CONCEITO

Esse livro foi minha maior surpresa. A capa é tão simples e “bobinha” que jamais imaginei tratar-se de uma história de suspense, e sim de um romance. Mas a investigação que se seguiu e a forma como a trama se desenvolveu foram surpreendentes e fascinantes. BARBARA conseguiu elaborar um suspense divino! Li no começo do ano passado, e ainda lembro o que senti com a leitura <3.



FEVEREIRO
  
O ALICIADOR (RESENHA)
D. CARRISI
RECORD

Ta aí um livro que sempre quis ler, mas só ano passado tive a oportunidade. CARRISI foi fantástico em sua trama. O ALICIADOR é de tirar o fôlego, e nos deixa perplexos não com a revelação do serial killer, mas com o modus operandi deste. Estou louca para ler outros livros do autor.





MARÇO

MiserereMISERERE: ASSASSINATO EM QUATRO ATOS (RESENHA)
JEAN CHRISTOPHE GRANGÉ
RECORD

Mais um livro policial que me marcou. Excelente do começo ao fim, fui extremamente surpreendida em relação à arma do crime. Se é verdade ou não o que foi apresentado, não sei, mas que foi contado de forma bastante verossímil, isso foi; portanto, por mais fantástico que possa parecer, optei por crer no que GRANGÉ apresentou sobre a arma da morte.




ABRIL

GAROTA EXEMPLAR (RESENHA)
GILLIAN FLYNN
INTRÍNSECA

Este livro deu um verdadeiro nó na minha cabeça! Um dos melhores suspenses que li em 2013 e que com certeza me marcou. Amy, a protagonista, pode até parecer uma doida varrida para alguns, mas, para mim, a personagem é incrível, inteligentíssima e me conquistou. Justifiquei suas atitudes, aceitei-as e jamais a julguei, contudo, esperava que o livro tivesse um final mais digno, ou melhor, mais venenoso. Mesmo não tendo o final que esperei, foi fantástico. Espero que a INTRÍNSECA traga mais livros da autora esse ano.


Morte SúbitaMORTE SÚBITA (RESENHA)
J.K. ROWLING
NOVA FRONTEIRA

Não existe como fazer uma lista de melhores leituras de 2013 sem incluir a diva ROWLING. Claro que ela me conquistou com Harry Potter, mas foi com MORTE SÚBITA que ela ganhou meu coração para sempre. Depois de sair da literatura para jovens, ROWLING mostrou-se uma autora fantástica e incrível descrevendo sobre os dramas de uma cidade em meio à suja política que envolve os moradores. <3 amor eterno por este livro.



MAIO

A Síndrome ESÍNDROME E (RESENHA)
FRANCK THILLIEZ
INTRÍNSECA

Maio foi o melhor mês de todos, pois tive a oportunidade de conhecer FRANCK THILLIEZ, um francês que escreve livros policiais no grau mais ambicioso que existe. NUNCA li nada tão mordaz, inteligente e sinistro quanto esse livro. Virei fã do autor, quase morri de felicidade quando a INTRÍNNSECA lançou um segundo livro dele em 2013 e espero muito mais para 2014.


No EscuroNO ESCURO (RESENHA)
ELIZABETH HAYNES
INTRÍNSECA

2013 foi o ano da INTRÍNSECA para policiais/suspense/thriller. Creio que li todos os livros desses gêneros que a editora lançou nesse último ano e cada vez fui mais surpreendida. NO ESCURO é aquele tipo de livro que causa uma ENORME tensão psicológica e que nos deixa aterrorizados com o que vem pela frente. O tema do livro é o abuso, e vemos em Cathy a figura da abusada, aquela que tenta reagir, mas não encontra apoio naqueles que a cercam por verem no seu parceiro um homem perfeito. O mais interessante do livro é que ele não tenta manter um suspense. Desde o início sabemos sobre o que vai falar, sabemos quem é o culpado, o porquê, o que ele fez, etc, e mesmo assim é impossível soltar o livro, pois o envolvimento emocional com a personagem é enorme!


InfernoINFERNO (RESENHA)
DAN BROWN
ARQUEIRO

Creio que, para quem gosta, qualquer opinião sobre DAN BROWN seja dispensável. O cara escreve de uma forma fascinante e sempre apresenta temas polêmicos misturados a História da Arte. INFERNO é meu segundo livro favorito do autor, e com o tema da superpopulação me tirou MUITAS noites de sono, pois apresentou um desfecho incrível, e me fez ficar refletindo por dias e dias sobre as soluções apresentadas.



JUNHO

Sangue na NeveSANGUE NA NEVE (RESENHA)
LISA GARDNER
NOVO CONCEITO

Mais um livro policial na lista \o/ Esse foi um livro que realmente me tirou do sério durante a leitura. Depois de a NOVO CONCEITO ter lançado VIVA PARA CONTAR, virei fã da autora e de sua detetive, a D.D. Warren, mas em SANGUE NA NEVE, a detetive me irritou. Ela, que sempre foi centrada, inteligentíssima e brilhante, mostrava claramente que tinha birras e desconfianças com a protagonista, e por isso optou por uma única linha investigativa, onde o objetivo não era ouvir a versão da protagonista. Durante muitas e muitas páginas D.D. me estressou com essa mania idiota, mas, depois que ela resolveu expandir seus horizontes e abrir sua mente para tudo que fosse possível, o livro tomou outro fôlego e a história tornou-se fabulosa (já era desde o início, mas D.D. estava “atravancando” o desenvolvimento). LISA é puro <3 e espero que para 2014 tenhamos, pelo menos, mais um livro da autora.


JULHO

Alma?ALMA? (RESENHA)
GAIL CARRINGER
VALENTINA

Depois de passar muito tempo sem ler nada de vampiros e lobisomens, seres que passaram a me irritar por sua mesmice em cada livro, resolvi dar uma chance ao tão comentado ALMA?. E foi a melhor coisa que fiz! Encontrei no livro uma protagonista mais velha, mais experiente, com uma língua afiada, sem pudores em seus pensamentos e bastante desinibida sexualmente. A trama sobrenatural é fantástica, mas ALEXIA é o tipo de protagonista que rouba todas as páginas e todos os holofotes, fazendo com que tudo pareça diminuto diante de sua grandeza. A mulher é fantástica e absurdamente capaz. Mais uma série que virou favorita <3



AGOSTO

Todo DiaTODO DIA (RESENHA)
DAVID LEVITHAN
GALERA RECORD

Difícil dizer que TODO DIA foi um dos melhores livros que li em 2013, na verdade, esse foi um dos melhores livros que li na vida! Nunca li algo que me comoveu tanto quanto a história de A. Alguém que a cada dia amanhecia no corpo de um adolescente diferente. LEVITHAN apresentou um romance maduro e inteligente. Foi a maior e melhor surpresa que tive na vida. O final foi avassalador e perfeito. Difícil imaginar um adulto tendo a atitude que A. teve, um adolescente, então... A falta de egoísmo e o excesso de amor foram surpreendentes. A. tocou meu coração e meus olhos, afinal, passei uma hora e meia chorando convulsivamente. Sim, beirei um ataque. TODO DIA é o tipo de livro que nos leva a inúmeras reflexões por muitos e muitos dias. Um dos livros mais belos e marcantes que li na vida. Espero poder reler em 2014.


GatacaGATACA (RESENHA)
FRANCK THILLIEZ
INTRÍNSECA

Ok, já falei do THILLIEZ, mas sou obrigada a falar de novo, pois quando achei que A SÍNDROME E seria o livro mais incrível que esse homem seria capaz de escrever, veio GATACA para mostrar que o sujeito tem muita coisa escondida dentro das mangas e muita inteligência dentro do cérebro. GATACA me surpreendeu e me assustou, pois trata de um tema delicado: a violência nos canhotos. Durante a leitura, as pesquisas apontadas já nos assustam, mas, ao final, quando é revelado que os dados são reais, nos deixa absurdamente embasbacados. Agora, temo os canhotos, rs. Além disso, o livro envolve uma mescla de ciência e primitivismo que faz com que a cada página tenhamos maior certeza que THILLIEZ é um autor genial e que suas idéias são fodas! Que em 2014 ele continue surpreendendo *_*


SETEMBRO

A Garota do PenhascoA GAROTA DO PENHASCO (a resenha será postada esse ano)
LUCINDA RILEY
NOVO CONCEITO

Desde que li A CASA DAS ORQUÍDEAS morri de amores por LUCINDA RILEY, com A GAROTA DO PENHASCO não poderia ter sido diferente. RILEY é o tipo de autora que consegue misturar todos os gêneros dentro de um mesmo livro e nos deixar encantados com tudo o que apresenta. O romance, o drama, o suspense, tudo nos envolve de tal forma que é impossível largar o livro. Mesmo ele sendo grandinho, é impossível parar e continuar num outro dia, pois temos a sensação de aperto no peito pelos personagens e o sofrimento fica dentro da gente. Chorei muito com A GAROTA DO PENHASCO, que traz uma narradora surpreendente e uma história comovente. É aquele livro que 11 estrelas é pouco para classificar o quão belo ele é.


OUTUBRO

Frankenstein: O Filho PródigoFRANKENSTEIN: O FILHO PRÓDIGO (RESENHA)
DEAN KOONTZ
PRUMO

Esse foi o livro de 2013 que me fez perder o chão! Em um romance policial KOONTZ misturou sobrenatural, ficção científica, aventura, ação e muitos outros elementos, fazendo com que largar esse primeiro volume da série fosse impossível! São tantos personagens, tantas histórias paralelas, que ficamos bobos quando as conexões começam a ser feitas. Além disso, o Monstro criado pelo Dr. Victor Frankenstein, na obra de Shelley, conquista o leitor com sua evolução tão humanizada com o passar dos séculos. KOONTZ virou um queridinho e já quero ler a obra completa do autor.


O JantarO JANTAR (RESENHA)
HERMAN KOCH
INTRÍNSECA

Este foi o livro que mais me perturbou em 2013. A questão abordada é delicada: jovens de 15 anos que comentem um erro terrível e que fazem com que o estômago do leitor chegue a doer. Mas, quando achamos que essa é toda a reação que O JANTAR irá nos causar, KOCH resolve nos por mais a par do caráter dos pais desses adolescentes, e é aí que o livro começa a realmente nos assustar. O amor tão insano entre pais e filhos é mostrado de forma aterrorizante, que faz com que passemos vários e vários dias refletindo não apenas a respeito das atitudes dos garotos, mas, principalmente, sobre os pais. O final é transtornador e deixa o leitor ainda mais surpreso e perturbado do que já se encontrava até aquele ponto.  

  

NOVEMBRO

A Fera InteriorA FERA INTERIOR (RESENHA)
LOTTE & SOREN HAMMER
VERTIGO

Para mim, uma das melhores notícias de 2013 foi a criação do selo VERTIGO, um selo dedicado exclusivamente aos livros policiais. O primeiro livro que tive a oportunidade de conferir foi A FERA INTERIOR, que apesar de ter começado em ritmo lento e quase ter feito eu desistir da leitura, apresentou uma reviravolta instigante e impressionante. O livro aborda uma questão MUITO polêmica, que durante a leitura nos choca e nos indigna. Sugiro que não leiam a sinopse ou a orelha do livro, para que não saibam qual é esse tema polêmico e deixem a revelação surpreender, assim como todos os detalhes que serão passados sobre esse problema tão grave e tão real que assola a Dinamarca.



DEZEMBRO

Princesa MecânicaPRINCESA MECÂNICA (RESENHA)
CASSANDRA CLARE
GALERA RECORD

Sou completamente apaixonada pela CASSANDRA e tudo o que essa mulher escreve. Quando acho que a criatividade dela já alcançou o limite, ela aparece com um novo livro e mostra que não, que sua criatividade é ilimitada e que ela está aqui para surpreender. Sempre preferi a série OS INSTRUMENTOS MORTAIS, mas, com o desfecho que AS PEÇAS INFERNAIS teve, fui obrigada a mudar minha preferência. AMO as batalhas e tudo que envolve o mundo sobrenatural que essa mulher cria, mas, aqui, os personagens mostraram-se mais adultos e mais maduros, e a relação de amor e amizade foi o aspecto mais marcante do livro.  Dessa vez CASSANDRA se superou ao tocar o coração do leitor. Foi lindo, foi perfeito, foi inigualável!


Novembro de 63NOVEMBRO DE 63 (RESENHA)
STEPHEN KING
SUMA DE LETRAS

Claro que, para finalizar a lista de melhores leituras de 2013, não poderia deixar meu magnífico STEPHEN KING de fora. NOVEMBRO DE 63 foi um livro que me surpreendeu ao extremo, isso porque pensei que KING iria por uma vertente para explorar a morte de Kennedy, mas fez algo completamente diferente do que imaginei, tornando NOVEMBRO DE 63 ainda melhor do que eu havia imaginado. Com um jeito de narrar bastante singular, KING torna essa volta ao tempo tão real, que a todo momento acreditei que tudo o que ele contava ali era possível e provável de acontecer. Que em 2014 a SUMA traga mais inéditos do autor \o/





E esses foram meus preferidos de 2013. Que 2014 seja tão bom quanto ;)

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Tudo o que ela sempre quis é muito bom, adoro livro de suspense, li ele pois se parece muito com Pretty Little Liars e sou apaixonada por essa série, então li e adorei a história.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que ela sempre quis é muito bom, adoro livro de suspense, li ele pois se parece muito com Pretty Little Liars e sou apaixonada por essa série, então li e adorei a história.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Então Tudo O Que Ela Sempre Quis é um suspense??? Agora me interessei em ler o livro... hahahhahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, pois é, Nat... Pela capa parece ser um livro bem meia boca né? Quase todos os livros com capas feias ou estranhas da Novo Conceito são ótimos! Já percebi isso em várias leituras, rs.

      Excluir
  4. Amei!! Você tem um gosto excelente mesmo. Já desconfiava, mas agora tenho certeza rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Bela lista. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li apenas 2 livros dessa lista. E se os demais esta entre suas melhores leitura.Devo ler o quanto antes kkkbeijoo

    http://melanciapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adorei e já anotei alguns pra ler esse ano...

    ResponderExcluir
  8. Eu sou doida ao extremo para ler Morte Súbita e Garota Exemplar! Sempre vejo falarem muito bem desses livros!
    Espero q esse ano eu consiga ler!
    Beijos

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.