27 de junho de 2013

RESENHA + SORTEIO: COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ - Natalie Standiford (Galera Record)

Bom dia, pessoal lindo!

Hoje vou falar de um livro que me conquistou e me emocionou ao extremo: COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ da NATALIE STANDIFORD, lançado pela GALERA RECORD.

Como Dizer Adeus em RobôSINOPSE: Com um toque melancólico, o livro conta a singular ligação entre Bea e Jonah. Eles ajudam um ao outro. E magoam um ao outro. Se rejeitam e se aproximam. Não é romance exatamente, mas é definitivamente amor. E significa mais para eles do que qualquer um dos dois consegue compreender... Uma amizade que vem de conversas comprometidas com a verdade, segredos partilhados, jogadas ousadas e telefonemas furtivos para o mesmo programa noturno de rádio, fértil em teorias de conspiração. Para todos que algum dia entraram no maravilhoso, traiçoeiro, ardente e significativo mundo de uma amizade verdadeira, do amor visceral, Como dizer adeus em robô vai ressoar profunda e duradouramente.

Antes de qualquer coisa preciso falar sobre a edição do livro, falar não, vou mostrar: 

  


Gente, olhem o capricho da GALERA com essa edição. Eu amei todo esse pink e preto, a fonte, a diagramação, tudo! Todas essas características só serviram para tornar o livro ainda mais especial e querido para minha pessoa.

Agora vou falar um pouquinho do que senti com a leitura. Vai ser só um pouquinho porque jamais vou conseguir expressar em palavras tudo o que COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ me fez sentir.

Primeiro ponto que me levou a uma paixonite aguda e extrema pela narrativa: Bea, a personagem principal. Na orelha do livro temos a informação que a garota é um robô, pois não possui sentimentos, é fria, etc. No desenrolar da história vamos percebendo que não é nada disso, Bea tem sentimentos, sim, e até é uma pessoa sensível, contudo, é uma garota prática, objetiva, que não faz drama e não se assemelha as demais adolescentes.

A família dela vive se mudando, e essa é uma das razões de ela nunca se apegar muito a alguém ou não expor seu verdadeiro eu. Mas na nova cidade, Bea faz um amigo, Jonah, um menino estranho, sem amigos, excluído e que tem o apelido de Garoto Fantasma, isso porque os demais alunos da escola o consideram invisível e pregaram uma terrível peça nele. Enquanto Bea é um pouco mais sociável e se abre aos demais grupos da escola, participando de trabalhos em grupo e festas, Jonah é seu completo oposto, a única pessoa com quem se abre é Bea, a única companheira é a garota.

Diante dessa premissa fiquei imaginando que uma linda história de amor cresceria da amizade dos dois, mais foi muito mais intenso que amor o sentimento que nasceu dessa relação. Jonah tem um passado extremamente triste, daqueles que vai sendo revelado aos poucos para nós, mas que quando descobrimos tudo (e isso acontece um pouco pra frente da metade do livro) já estamos com o coração dilacerado, as lágrimas nos olhos e uma raiva tremenda do pai do garoto. Nesse momento esqueci que poderia acontecer um relacionamento amoroso na história e dediquei-me completamente à luta de Jonah por aquilo que buscava. A cada página fui me apaixonando ainda mais por Bea e seu companheirismo sem limites. Sofri a cada página virada, me emocionei com cada capítulo, com cada revelação e senti que meu coração de despedaçava a cada momento que o de Jonah parecia despedaçar também.

Eu AMEI o livro porque não encontrei nele todo aquele “mimimi” adolescente, aquele dramalhão sobre amor, sobre sofrimento (tão exagerado na adolescência), nada disso. O drama e sofrimento presentes na história têm razão de ser, motivos para sentir, e por isso é impossível que não doa dentro de quem está lendo.

Fora essa teia principal do enredo, ele traz um mistério sobre a família de Bea, pois do nada sua mãe começa a se tornar uma pessoa extremamente estranha. Claro que a explicação foi totalmente previsível, mas não fez com que o livro perdesse seu encanto, nem que Bea deixasse de brilhar e de se mostrar madura para todas as situações.

Aliás, autores, por favor, nos apresentem mais personagens como Bea, meninas-mulheres, bastante amadurecidas, com um senso prático para a vida e para resolver problemas, que são capazes de enxergar soluções para as situações, e não ficar choramingando por páginas e mais páginas para conquistar a pena do leitor.

O final do livro é assombroso e triste. O tipo de final que o leitor não está acostumado, não espera, e não deseja, por isso, além da imensa tristeza, causa uma angústia terrível, mas nos surpreende com a ousadia da autora em terminar a narrativa dessa forma, exatamente por esses motivos que idolatrei o final tão digno que NATALIE deu a COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ.


Bea me conquistou, Bea me cativou, Bea fez com que eu me apaixonasse por sua “robotização”. Estejam preparados para também se apaixonarem por COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ.




Quer ganhar um exemplar de COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ?

1. siga o blog publicamente (em PARTICIPAR DESTE SITE),  
2. Deixe um (apenas UM) comentário VÁLIDO nessa RESENHA  (gostei, legal, bacana, etc, não serão considerados)
3. Deixe seu endereço de E-MAIL ou TWITTER para que eu possa entrar em contato.

Cada comentário receberá um número em ordem crescente, e o sorteio será feito pelo RANDON dia 15/07

VENCEDORA:







FICHA DO LIVRO

COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ
NATALIE STANDIFORD
Editora: GALERA               
Ano: 2013
Nº págs: 344
Gênero: Drama


Comente com o Facebook:

47 comentários:

  1. Que lindo focou esse livro!!!! *___________*
    Desde o lançamento eu quero ler esse livro. A sinopse me chamou mto a atenção logo de caRa!
    Cada vez mais acho que vou amar esse livro! Eu gosto de finais tristes, sabe... sempre me fazem refletir. E que bom que a personagem é madura, pq hj o que a gente mais encontra são protagonistas chatinhas.
    Quero ler logo! :D

    @llittledreamer

    ResponderExcluir
  2. Nossa que capricho nessa edicao, hein? Adorei tambem! A Galera esta de parabens.
    Bom saber que o livro fala de um amor adolescente sem todo o dramalhao e mimimi, aqueles exageros de sempre.
    Parece serum livro que te prende e emociona bastante.

    bjs.

    @BooksMuchMore

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Mari, que resenha linda! Você realmente se apaixonou pelo livro! Menina, sabe que o que eu achei mais legal de tudo isso que você falou foi: a) a personagem é madura, prática e sem mimimi, estou cansada de mimimi... e b) o final, que você me deixou aqui super curiosa para ler, porque, eu preciso saber que final trágico e corajoso é esse!
    kakazinha7@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. É bom ver um livro que tenha um desenvolvimento diferente do "normal". Finais tristes não me incomodam desde que sejam bem montados e pelo jeito é!
    A galera tem um cuidado muito especial com seus livros, talvez seja por isso que é tão bem sucedida.
    Adorei a resenha! Participei da cortesia do Skoob desse livro, mas não ganhei! :(
    Participando aqui então!!!
    Mil Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com
    jeitodler@gmail.com
    @JeitodLer

    ResponderExcluir
  5. Hello Mari,

    A sua resenha ficou mara deu pra ver que você curtiu muito, fiquei mais curiosa ainda preciso ler quero saber que final digno é esse RS, quero muito esse livro desde que lançou estou querendo ler.
    A Editora Galera Record é muito boa também, Adorooo.

    xoxo
    Gaby
    @gaby_manson
    gabiloira07@gmail.com
    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!

    Tudo Bem?

    Parabéns pelo lindo Blog e desejo muito sucesso pra vcs!

    Gostaria de participar de um Book Tour? Veja os detalhes neste post e aproveita para conhecer meu cantinho também:

    http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/06/book-tour-so-gosto-de-cara-errado.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tô realmente surpresa. Quando eu li o primeiro capítulo (talvez eu estivesse um pouco distraída), não me toquei que a história pudesse ser assim. Pra falar a verdade, nem pela sinopse, eu tava imaginando uma coisa completamente diferente. Mas deixando isso de lado, em algum momento da sua resenha me lembrei de "Quem é você, Alasca?, achei que o sentimento que você passou foi semelhante ao que eu senti quando li ele. Claro que já tá na lista de desejados (afinal, o que não está? hahaha), e nem preciso falar que tô apaixonada pela capa e diagramação, que todo mundo têm elogiado. ;*

    brunatonella@gmail.com
    @_B_R_U_N_A

    ResponderExcluir
  8. oi

    um livro que traz angustia ao terminar, nunca senti isso. pela capa não daria nada pelo livro, mas lendo a resenha e a sinopse pude ver que vai além das modinhas que costumo ler. só acho que a autora vai me cativar totalmente com essa leituras. congrats pela review kisses

    rafa do leiturasvivas.com
    rafersom@hotmail.com
    @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  9. Tinha gostado da sinopse, mas sua resenha mostrou que a história vai muito além. Agora que quero mesmo!

    @GabiCZ

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O livro é bem lindo, tanto por fora quanto por dentro.
    Fiquei interessada, achei a história bem diversifica.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Apaixonada pela história. Pelos comentários, tenho certeza de que vou me identificar. Até porque já fui 'taxada' de robô algumas vezes na minha vida! hahahaha
    p.s.: QUE LIVRO LINDO!


    E-mail para contato: boop-cat@hotmail.com
    Nome de Seguidora: J Carol Lima

    ResponderExcluir
  12. Caramba a diagramação ficou linda demais, só o fato do livro não ter 'mimimi' adolescente já ganha pontos comigo, apesar de ser adolescente eu odeio esse drama todo. Um final triste muitas vezes não é o que o leitor está acostumado, mas em alguns casos é o melhor. Afinal a vida não é cheia de finais felizes e nem nada do tipo. Confesso que antes de ler sua resenha eu não tinha dado importância a esse lançamento, pode parecer clichê mas eu realmente fiquei com vontade de ler.


    gabiserelepe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Estou querendo muito ler esse livro, gostei da sinopse, e sua resenha só aumentou minha vontade, sem falar na lindeza que está o livro, adorei a capa.

    kk_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Eu olhei pra capa e nem me interessei pelo livro. Aí vi a resenha premiada aqui no blog (pessoa interesseira -n) e vim dar uma olhada. E sério, eu nunca pensei que esse livro pudesse ter uma história tão boa assim (olha o que eu ia perder julgando o livro pela capa). Eu já amo os protagonistas e quero saber logo quem consegue puxar quem pro seu mundo, afinal. hehe Pelo que li na resenha, minha opinião, por enquanto é que esse laço entre os dois é mais como de irmãos mesmo. Não achei que seja um romance. Mas só lendo o livro mesmo pra conhecer a fundo a história!

    Solange Nascimento
    solange.antuano@og.com.br
    Twitter:@solangeantuano

    ResponderExcluir
  15. As vezes a gente acaba escolhendo o livro pela capa por ser lindo e fofo!
    Eu me apaixonei por esse livro só de ver essa capa fofa rsrs
    Mas depois que li seu post fiquei super curiosa para poder lê-lo.
    Com toda certeza vou querer esse livro. *-* E com toda certeza vou amar! Você tem um gosto mto parecido com o meu! ;)
    Parabéns pelo Blog.

    Mariana Vieira

    marianac.vieira1.2@gmail.com
    @mari_vieira_psi

    ResponderExcluir
  16. Primeira reação: QUE LIVRO LINDO! Amo quando o livro tem ilustrações, cores, mapas, coisa e tal. Amo ler e não dispenso um livro por não ter figuras, se é o que pareceu, mas é ótimo quando sinto que a edição me seduz. kk

    Segunda reação: Adolescente que não choraminga e faz drama? Mais um super motivo para eu querer ler este livro. Super curto pessoas fortes, que sentem dores e sofrem, sim! Mas isso não as impede de tentar resolver elas mesmas seus problemas.

    E-MAIL: jessica.tina.marques@gmail.com
    TWITTER: @jessica_tina

    Caramelo de Limão

    ResponderExcluir
  17. Essa resenha foi a primeira que li sobre esse livro e antes de terminar já estava apaixonada pela história e querendo ler urgente, não achei que seria um romance assim tão bonito, muito curiosa pra ler esse final.
    A capa tá linda com esse rosa todo.
    Cristiane de oliveira
    @Cristiane_35

    ResponderExcluir
  18. Caramba, que resenha boa! Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas depois dessa resenha, estou louquinha pra ler. Quando tava lendo começo da resenha, achei a história clichê, mas me tranquilizei quando li todo o resto, não sou muito apegada a livros que tenha esse ''mimimi'' que falou, nem aquilo de muito romance e muita melação. Enquanto olhava as páginas de seu blog, o livro já chamou logo a atenção pela capa, achei simples e legal. E o título me fez pensar sobre o que seria, fiquei bastante curiosa. E agora satisfeita depois de ler a resenha, espero que eu consiga ler, mesmo não ganhando o sorteio ou não podendo comprar..
    Fiquei animada pra conhecer a história, as revelações e etc. Achei legal sobre o que falou da personagem Bea, gostei logo assim de cara dela, de tantos elogios.. Ela parece ter uma personalidade boa e que está faltando bastante por esse mundo, não é? Também fiquei curiosa pra conhecer sobre o garoto, sobre a história dele, o seu passado e etc.
    Bom, falei demais. Mas saiba que sua resenha ficou muito boa e que não só eu, deve ter deixado muita gente com vontade de ler!
    Ah, queria dizer que me deixou mais ainda curiosa por ter um final triste, isso é uma coisa que não está muito presente nos livros.

    Pollyana Sandrelle
    @PollyanaLDR

    ResponderExcluir
  19. só de ler a resenha já me deu água na boca. Adoro livros com histórias assim um pouco estranhas mas que sempre lembram algo na gente enfim adoraria ganha-lo e ler o desfecho desse livro
    e-mail: RMrayaninha09@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Só de ler o nome do livro já bate aquela vontade de saber mais sobre a historia e ler logo! Um dos livros que mais me chamou atenção, assim tao rápido...lendo a resenha e imaginando a historia toda na cabeça ja, da ainda mais vontade de ler! ESPERO GANHAR
    email: monica_mlb_05@hotmail.com
    @mluuuna

    ResponderExcluir
  21. É a primeira resenha que leio do livro e não tinha muita noção do que se tratava a história. Parece ter um enredo bem construído e bem desenvolvido mas confesso que já fiquei com o coração apertado por causa desse final triste que você comentou.

    ResponderExcluir
  22. Eu não sabia do que se tratava a história e essa é a primeira resenha que eu leio. Só um detalhe: eu compraria esse livro só pela capa e pelo título. E agora eu comprarei por todas as qualidades do livro, pela capa e pelo título kk. A editora está de parabéns pelo design do livro. Estou doida para lê-lo, pela personagem, pelo desenvolvimento da narrativa. Me identifiquei um pouco com a personagem ao ler: "isso Bea tem sentimentos, sim, e até é uma pessoa sensível, contudo, é uma garota prática, objetiva, que não faz drama e não se assemelha as demais adolescentes." Então, eu tenho tudo para amar a obra :)
    Beijo.
    bsb.jessica@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tilha lido uma resenha que o tratasse de forma clara - o que foi o caso da sua, bem explicada. Me interessei bastante pela trama, pois parece puxar um pouco para o gênero de sick lit, que começou a fazer sucesso de uns tempos pra cá. Realmente, é preciso mais protagonistas decididas hoje em dia no meio literário - quebrar um pouco esse cliché de Bella Swan, não é mesmo? rs'

    Twitter: @Clara_Gianni

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Que capa linda, é um daqueles livros que a gente aproveita cada pedacinho. Só pela capa já compraria rs
    cristianeadnesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Já fiquei com o coração na boca pela resenha, juro! Já tinha visto a capa e adorado, é muito linda - compraria só pela capa -, mas não tinha lido nenhuma resenha até agora, e me apaixonei! Sério! O final é triste, mas pelo que vi... vale mais que a pena hein?! Eu preciso ler ele!

    kamillafox@gmail.com / @kamillaevely

    ResponderExcluir
  26. ai q máximo!!
    quero muito esse livro agora!!Essa capa é muito fofa.. o livro é fofo d mais!!
    preciso dele na minha estante!!
    twitter: @Anaa_ho
    email: anahello13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Amei sua resenha, estava na dúvida pois achava que o livro poderia ser muito teen para mim quando vi lá no skoob, mas agora me convenci a ler. Sempre gostei dessa questão de ter ou não sentimentos, dessa questão robótica, que aparece em Matrix, Blade Runner e até no Alien, lembra... se seguir por uma linha assim acho que vou gostar mais ainda. Beijos!

    Roberta
    @BetaGaida
    bebelplus@hotmail.com
    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oieee! adorei a resenha! Parabéns!

    Participando

    taiane_mimessi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha.. louca pra ler!!

    Deisy Rodrigues
    deisy_rs@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Já conhecia este livro através do skoob, e venho lendo muitas resenhas ótimas sobre o mesmo, o que me incentivou demais a lê-lo, sem contar nessa resenha super incentivadora! A capa do livro é toda linda, e como você disse na resenha, a Editora Galera caprichou pra valer! Adorei! Vamos ver se não tenho a sorte de ganhar mais esta bela obra, para incluí-la junto dos meus outros bebês!

    Twitter: @Shelovesanyone
    E-mail: eduardaserpapereira@live.com

    Estou torcendo muito, beijo grande!

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas sua resenha definitivamente me atraiu. E fora que o livro realmente está lindo!

    Michelle Figueira
    @Mi_Figueira

    ResponderExcluir
  32. Um amigo já tinha me dito sobre esse livro, mas nunca pensei que seu enredo fosse tão atraente assim! Adorei os personagens, essa diferença entre eles, estou ansiosa para descobrir o mundo de Bea e Jonah! Ah, a capa do livro está linda, a Galera arrasou! E que a sorte esteja comigo!!

    email:katrinedicarvalho@gmail.com
    facebook: www.facebook.com/katrinecarvalho

    Katrine Carvalho

    ResponderExcluir
  33. Aw realmente capricho que tiveram com esse livro foi realmente incrível e os personagens parecem ser bons o que atiça ainda mais a minha curiosidade.
    E-mail:juhhcoutobueno@hotmail.com
    twitter:@JuuhhCouto

    ResponderExcluir
  34. Quando vi esse livro na Saraiva logo me interessei pelo título. Muito diferente e instigante e particularmente amo títulos assim. Depois de ler a resenha, tenho certeza que lerei esse livro!

    n.sabino23@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Nossa que capa mais linda, estou louca para ler esse livro! Adorei a sinopse.

    amandachrisfalcao@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Quando vi a postagem o que de inicio me chamou a anteção foi justamente o capricho do livro!!!Lindo e a história parace ser muito boa tb!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha!!!
    Quando você falou de Bea , me interresei muito por ela,sendo robo ou não , fiquei muitooooo interesada em ler o livro parece muitooo bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar meu e-mail e twitter!rsrsrs
      Bom..aqui está:
      bastos.caroline@gmail.com
      @AMORZINHODELIVR

      Excluir
  38. Eu ia tentar explicar por que, a princípio, eu não interessei nada pelo livro, só achei a capa bonitinha, mas eis aqui o motivo: "todo aquele “mimimi” adolescente, aquele dramalhão sobre amor, sobre sofrimento (tão exagerado na adolescência)". Era exatamente isso que eu achava que teria no livro, que era só mais um livro adolescente bobinho, mas depois de ler os comentários no Skoob e, principalmente, essa resenha, vi que estava redondamente enganada, mas convenhamos que é mais ou menos isso que a capa e o título sugerem, hehe. Mas como você disse, não é nada disso, e sim um livro emocionante e profundo que certamente merece ser lido e eu espero fazer isso o quanto antes. Claro que vou participar do sorteio. ÓTIMA resenha! ;D

    tainarahijaz@hotmail.com
    @Taih22

    ResponderExcluir
  39. Eu amo livros que emocionam a gente, então esse já ganhou pontos comigo. E como ele está lindo por dentro!! Se eu não soubesse nada da história e o folheasse, seria o suficiente para ter um desejo profundo de tê-lo na estante!

    Pelo que você disse da Bea, realmente não é sempre que nos deparamos com uma personagem tão bem construída. E também não é sempre que encontramos uma história onde todo o sofrimento tem um motivo para estar ali, com certeza isso nos toca ainda mais. Enfim, quero muito ler. Parece o meu tipo de livro.

    entrepalcoselivros@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá !!! Ao ver o livro nos lançamentos da Galera Record fiquei com vontade de ler, apesar de o título não deixar nada explícito sobre o assunto do livro, porém, ao ler sua resenha, minha vontade aumentou em litros, pois assim como você, acho que já está na hora de ter mais finais inesperados e menos mocinhas sem atitude nas histórias. É realmente o tipo de livro que amo.

    layzmachado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. A cada resenha que leio meu sentimento "Preciso muito deste livro" aumenta, não só por ser fã de dramas reais, mas também por querer ler ao menos um livro com uma protagonista adolescente que não seja chata, o livro parece ter uma história densa e forte capaz de fazer qualquer um chorar e exatamente isso que quero, um livro que me faça chorar e vendo o capricho com a Editora tratou o livro tenho mais certeza de que preciso te-lo em minha estante ♥

    ResponderExcluir
  42. Nossa, me arrepiei com a resenha! Já me falaram que o final era diferente e triste, mas pelo jeito vou me apaixonar por ele, ainda mais por não ter o famoso mimimi adolescente que vc mencionou. rsrs
    @lucy_skycats

    ResponderExcluir
  43. O design desse livro é super legal. Amei, assim como a resenha. Me parece aqueles livros bem apegados a realidade, tipo, sem nenhum clichê de "felizes para sempre", onde a gente pode parar para refletir.

    ResponderExcluir
  44. Achei bem intrigante esse livro. Ainda mais mais o nome do livro "Como dizer adeus em robô". Isso desperta em muito a nossa curiosidade.
    Apesar de triste, estou com vontade de ler. Como você comentou "Assombroso e triste", deve realmente fugir de muitos clichês que vemos por ai.

    Ah, não sei se está tarde demais para participar do sorteio, mas deixarei os dados!
    @Miaka_kamura
    jaciara_sf@hotmail.com
    Visita meu blog: http://umsofaalareira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.