25 de junho de 2013

RESENHA: AS MULHERES DO DESERTO - Alice Hoffman (Ed. Planeta)

Boa tarde, gente.

A resenha de hoje é sobre AS MULHERES DO DESERTO, da ALICE HOFFMAN, lançado pela Editora PLANETA.

As Mulheres do DesertoSINOPSE: No ano 70 da era cristã, novecentos judeus resistiram durante meses às forças romanas em Massada, uma montanha no deserto da Judeia. De acordo com o antigo historiador Flávio Josefo, duas mulheres e cinco crianças sobreviveram. Baseado nesse acontecimento trágico e icônico, o romance de Hoffman é uma história encantadora de quatro mulheres extraordinariamente corajosas, engenhosas e sensuais, cada uma delas tendo chegado a Massada por um caminho diferente. A mãe de Yael morre no parto e seu pai, um assassino experiente, nunca a perdoa por essa morte. Revka, a esposa do padeiro de uma aldeia, assiste ao massacre brutal de sua filha pelos soldados romanos; leva então para Massada os netos pequenos, que perderam a fala depois de presenciarem a morte da mãe. Aziza é a filha de um guerreiro, criada como um menino, uma cavaleira destemida e hábil atiradora que descobre a paixão nos braços de um soldado que era seu companheiro. Shirah, nascida em Alexandria, é instruída nos segredos ancestrais da magia e da medicina, uma mulher perspicaz e detentora de poderes misteriosos. As vidas dessas quatro mulheres complexas e impetuosamente independentes cruzam-se nos dias de desespero do cerco. Elas são encarregadas da guarda dos pombos e também guardam seus segredos umas das outras ? sobre quem são, de onde vieram, quem as criou e a quem amam. As mulheres do deserto é a obra-prima de Alice Hoffman.

Quando vi a capa linda do livro fiquei doida por ele. A sinopse também me atraiu e eu queria muito mergulhar nessa narrativa bastante densa e profunda que HOFFMAN criou. Contudo, encontrei algo totalmente contrário do que eu esperava.

Minha expectativa era de que o livro expusesse de forma nua e crua os ataques das legiões romanas contra os judeus, que falasse muito de guerras, ataques, mortes, etc. Ok, o livro até tem tudo isso, mas enquanto eu desejava ardentemente que esse fosse o foco principal, o que tomou as páginas do livro foi a narrativa por parte de quatro mulheres expondo o sofrimento que viveram e passaram nessa época. E sim, achei dramático demais.

É como eu disse, esperava um tipo totalmente diferente de relato, mesmo ele sendo feito por mulheres. São muitas e muitas páginas dedicadas a falar de dor e sofrimento, abandono, negligência familiar, etc.

O livro é dividido em quatro partes, cada uma delas narrado por uma protagonista. Muitas partes são, sim, interessantes, trazem um vasto conhecimento da época para o leitor, nos insere em um contexto histórico cheio de informações, muitas das quais nunca estudamos, e nos coloca de frente com diversos assassinatos pelos mais diversos motivos, contudo, em várias passagens a narrativa se tornou arrastada, monótona, com as mulheres fazendo relatos e mais relatos de coisas (que eu achei) desimportantes, como suas vidas sexuais, seus desejos, a forma como se sentiam quando um homem a tocavam, as infidelidades delas e dos companheiros, etc.


Como eu disse, o problema da leitura foi a expectativa. Queria ler um livro de guerra, que fosse extremamente violento, e pensei que AS MULHERES DO DESERTO seria esse livro, que seria narrado por mulheres fortes, guerreiras e batalhadoras, e elas até o são, mas não deixam de expor sua face “mulherzinha” no livro. Por tudo isso, considerei a leitura apenas regular.


FICHA DO LIVRO

AS MULHERES DO DESERTO
ALICE HOFFMAN
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 480
Gênero: Drama

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não tinha ouvido falar desse livro, mas lendo a sinopse aqui achei interessante e pensei que leria uma resenha super elogiosa. Mas se tem muitas partes "mulherzinha" já perdi o interesse. Adoro livros com com fundo histórico, mas tenho minhas ressalvas.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não conheci, mais fiquei interessada. Estou nua fase de ler livro mais neste contexto embora os pontos que você tanto queria que fosse abortados não tiveram um grande destaque.
    Beijos....

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.