19 de maio de 2015

RESENHA: UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM - Adam Gidwitz (Ed. Galera Record)



Bom dia, pessoal.

Esta semana vocês vão poder conferir várias resenhas da GALERA RECORD, começando hoje com UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM do ADAM GIDWITZ.

Um Conto Sombrio dos GrimmUM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM
ADAM GIDWITZ
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 272
Gênero: Sobrenatural, Contos

SINOPSE: João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também! João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

Acredito que grande parte dos leitores simplesmente adore essas novas versões que estão surgindo dos contos de fadas. Faço parte dos que adoram os contos e todas as visões diversificadas que eles receberam ao longo dos anos. Exatamente por isso foi que solicitei UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM, e a parte do “sombrio” fez com que eu tivesse um interesse ainda maior na leitura, contudo, não achei que o livro foi tudo o que prometeu.

Logo no começo o autor me encheu de curiosidade ao dizer que contaria a verdadeira história de João e Maria, que ela era sanguinolenta, cheia de violência e bastante perturbadora. Tão pesada que deveríamos ler em voz baixa e não deixar as crianças menores terem contato com essa versão. Obviamente, ele me conquistou ao dialogar diretamente comigo dessa forma, e essa foi uma das características da obra que me agradaram, ao menos no início. O problema começou com o decorrer do livro, em que esse diálogo se tornou mais intenso e muitas vezes interruptivo, o que me irritou em alguns momentos, e uma coisa que havia sido legal no começo, se tornou extremamente cansativa ao final, tamanha quantidade de vezes em que entrou na narração, parecendo que a repartia a todos os momentos.

A história em si é impossível de criticar, pois como eu disse, gosto muito de todas as visões e versões para os contos de fadas, e achei bem gostosa a mistura que o autor fez de diversos deles para recriar o que aconteceu “de verdade” com João e Maria.

Uma coisa que não dá para deixar passar sem comentar em UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM é a edição. A GALERA caprichou muito no livro, principalmente nos inícios de capítulos, que possuem uma imagem. Não costumo postar fotos nas resenhas, mas dessa vez foi preciso abrir uma exceção:


















UM CONTO SOMBRIO DOS GRIMM foi uma leitura agradável e rápida. Só não dei mais estrelas por conta do narrador que ficou interrompendo a história vezes de mais para dialogar com o leitor. Quem gosta dos contos, vale conferir ;)


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Que livro lindo!
    Quis ler só pela capa, agora com sua resenha tive certeza que esta na lista de desejados!
    Adorei a dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu compraria esse livro so pela lindeza da capa. Adoro as adaptaçoes dos contos de fadas, de terror so li o livro do Fabio Yabu e gostei bastante. Tenho os contos do Grimm da Cosac Naify, uma ediçao linda mas os originais parece que nao tem muita graça. Sempre achei a historia de Joao e Maria bem de horror, imagina uma bruxa comendo crianças.

    ResponderExcluir
  3. Diagramação incrível!
    Também gosto bastante de versões diferentes para as histórias clássicas e creio que gostaria desse livro, apesar desse detalhe que você citou que é o narrador ficar "interrompendo".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Bem diferente ler o autor se intrometer o tempo todo na história, não é? Me senti incomodada só em pensar, imagina lendo...
    Fato é que também sou bem fã de todas as releituras dos contos de fadas, porque gosto de ver a visão dada por cada autor.
    E sou apaixonada pelos Grimm...
    “Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.” (Confúcio)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Mari...adoro essa nova abordagem dos contos de fada, mas confesso que nunca procurei ler ou ver a série...

    Acho que esse livro é uma boa pedida, pena q nao posso comprar hahaha

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.