5 de maio de 2015

RESENHA: UMA LONGA JORNADA - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Vocês já viram a resenha de hoje por aqui, mas é claro que quando uma lindeza do NICHOLAS SPARKS ganha uma nova edição, tenho que repetir a dose e subir a resenha. Por isso, cofiram mais uma vez a resenha de UMA LONGA JORNADA, agora lançado pela ARQUEIRO com a capa do filme.

Uma Longa Jornada UMA LONGA JORNADA
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2015
Nº págs: 368
Gênero: Romance

SINOPSE: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Vocês sabem que sou uma tremenda baba ovo do autor, por isso minhas palavras de hoje serão de elogios. Claro que tenho consciência que esse não foi o melhor livro do SPARKS, e em comparação com muitos de seus livros, achei esse o mais fraco, mas, e daí? Achei lindo do mesmo jeito e, para mim, NICHOLAS sempre vai ser lindo e divo!

A história é cheia de romance meloso, que odeio, mas que nas mãos de SPARKS adoro (vai entender gente louca :S).  De um lado temos Ira, um idoso de 91 anos que sofre um acidente. Enquanto fica preso em seu carro, vai relembrando sua vida com sua amada esposa, já falecida. A história de amor deles é linda e comovente. Sem dúvida a melhor parte do livro. Ira é um homem romântico, com uma memória singular para o passado e os detalhes que cercaram a vida da esposa. Até as roupas que ela vestia em determinados encontros ele vai se lembrando. Além disso, no passado de Ira se encontram muitas histórias do tempo da Segunda Guerra, e tenho verdadeiro fascínio por todas as narrativas que recorrem ao tema.

Do outro lado temos Sophia. Uma jovem que estuda História da Arte e acaba de terminar com o namorado. Ela está curtindo sua fossa quando conhece Luke. E aí, não preciso dizer nada, pois é SPARKS e vocês já sabem como isso se desenrola, rs.

O bacana é que sabemos que em algum momento esses personagens vão se ligar, mas não imaginava que seria da forma como ocorreu. Não que tenha sido mantido algum suspense, ou que o autor tenha feito algum tipo de mistério sobre isso, mas a forma como aconteceu, pareceu algo bastante natural. Ficamos buscando conexões durante a história de ambos os casais e quando ela é revelada, pensamos: mas é só isso? E é. Mesmo assim foi belíssimo.

UMA LONGA JORNADA é um romance bastante simples, mas achei bastante comovente e singelo. Aqueles que afirmam que SPARKS sempre usa da mesma fórmula e que só pensa em vendas, provavelmente não vão gostar. Mas, para quem, assim como eu, não se incomoda com isso, vai achar o livro de uma fofura que só NICHOLAS consegue escrever *_* 


 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi mariii..

    Como eu disse, não gostei muito do livro...mas você poderia me indicar os melhores do Nicholas??

    Gostei do final do livro...sabia que teria algo legal pq conheço os filmes mas esse desfecho me surpreendeu :D

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Até hoje só li Um amor pra recordar (e que eu tenho quase certeza de que tem outro nome... Um ano inesquecível? não sei) e faz tanto tempo que não lembro se gostei. Nicholas sempre divide muito as opiniões e eu não tenho uma formada sobre ele.
    A história do casal de velhinhos parece muito mais bonita do que a dos jovens e eu fiquei me perguntando como será que elas se conectam!?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Adoro os romances melosos e se são do Nicholas ainda mais.
    O livro está ainda mais badalado com a nova capa e também porque o filme foi lançado e todos querem assistir.
    Aqui não fui ainda porque as salas estão sempre lotadas, deixarei acalmar mais.
    Não tem como não gostar do Nicholas, mesmo que na sua opinião não tenha sido um dos melhores livros dele.
    “Não basta ter uma intuição forte,é preciso enxergar com os olhos espirituais,podendo assim discenir,separando então o joio e o trigo.” (Viviane SaintClayr)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.