1 de maio de 2015

RESENHA: A MORTE DE SARAI - J.A. Redmerski (Ed. Suma de Letras)



Muito boa tarde, pessoal!

Andei sumida, mas prometi que em maio o ritmo do blog voltaria ao normal e olha eu aqui! Hoje vou falar de um livro que me fez lembrar muito de uma frase do seriado CHAVES: “e volta o cão arrependido com o rabo entre as pernas”, ou algo assim, fato é que vou falar sobre A MORTE DE SARAI da J.A.REDMERSKI, lançado pela SUMA DE LETRAS.

A Morte de SaraiA MORTE DE SARAI
J.A. REDMERSKI
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 255
Gênero: Thriller

SINOPSE: A autora do best-seller de "Entre o agora e o nunca" e "Entre o agora e o sempre" traz uma história de paixão e sobrevivência. Sarai era uma típica adolescente americana: tinha o sonho de terminar o ensino médio e conseguir uma bolsa em alguma universidade. Mas com apenas 14 anos foi levada pela mãe para viver no México, ao lado de Javier, um poderoso traficante de drogas e mulheres. Ele se apaixonou pela garota e, desde a morte da mãe dela, a mantém em cativeiro. Apesar de não sofrer maus-tratos, Sarai convive com meninas que não têm a mesma sorte. Depois de nove anos trancada ali, no meio do deserto, ela praticamente esqueceu como é ter uma vida normal, mas nunca desistiu da ideia de escapar. Victor é um assassino de aluguel que, como Sarai, conviveu com morte e violência desde novo: foi treinado para matar a sangue frio. Quando ele chega à fortaleza para negociar um serviço, a jovem o vê como sua única oportunidade de fugir. Mas Victor é diferente dos outros homens que Sarai conheceu; parece inútil tentar ameaçá-lo ou seduzi-lo. Em “A morte de Sarai”, primeiro volume da série Na Companhia de Assassinos, quando as circunstâncias tomam um rumo inesperado, os dois são obrigados a questionar tudo em que pensavam acreditar. Dedicado a ajudar a garota a recuperar sua liberdade, Victor se descobre disposto a arriscar tudo para salvá-la. E Sarai não entende por que sua vontade de ser livre de repente dá lugar ao desejo de se prender àquele homem misterioso para sempre.

Quando a SUMA anunciou o lançamento de A MORTE DE SARAI foi um “auê” nas redes sociais. Todo mundo só falava desse bendito livro! Eu, que tinha odiado o tal do ENTRE O AGORA E O NUNCA da mesma autora, estava decidida a passar longe, acreditando que se tratava de mais um romance meloso, chato e insuportável, mesmo porque, eu havia jurado para mim mesma que JAMAIS voltaria a ler algo dessa mulher. E resisti até agora. Só cedi a essa leitura por causa das blogueiras Yasmin (Ler e Imaginar) e Lygia (Brincando com Livros), e por causa da Carol, que é quem cuida das parcerias da SUMA, que disse que também não pretendia ler o livro, mas depois que começou achou excelente. Essas três fizeram tantos elogios ao livro, falaram tanto para eu dar uma chance, que eu iria gostar e etc, que não tive como dizer não a essa pequena pressão que sofri.

Apesar de ter cedido ao apelo delas, estava certa de que iria odiar o livro e que só encontraria romance escorrendo pelas páginas. Confesso ter iniciado a leitura com desprezo, mas assim que acabei a primeira página fiquei satisfeita com o que encontrei. Ao terminar o primeiro capítulo achei legal. No quinto estava adorando. No décimo... Do décimo em diante  já estava AMANDO!

Quem está traumatizado com a autora por causa do chato e meloso ENTRE O AGORA E O NUNCA (acho que só eu :S) pode ficar tranquilo em relação A MORTE DE SARAI, não que não tenha um romance, tem sim, mas este é muito bem construído, não ocorre às pressas, não tem nada de à primeira vista. Pelo contrário, ele vai evoluindo a cada página, e a cada acontecimento conseguimos saborear a evolução dos sentimentos das personagens. Romance assim, maduro, verdadeiro, com calma, e com motivos para acontecer, até eu A-DO-RO <3 e adorei a parte do romance mesmo! Adorei e torci feito uma louca desvairada de tanto desespero, e só não chorei ao final por que... Bom, não interessa a razão, não vou entregar. Mas foi um desenvolvimento show! Eu, que JAMAIS pensei um dia iria ler A MORTE DE SARAI, estou surpresa por estar aqui escrevendo uma resenha rasgada em elogios para as cenas amorosas que REDMERSKI escreveu...

Mas é claro que nem só de romance vive A MORTE DE SARAI, então agora vou falar de tudo o que mais gostei no livro: ação, ação e ação! OMG! O livro trata de um assunto delicado: a exploração e tráfico de mulheres. Apesar de vermos todo o sofrimento de Sarai durante as páginas, gostaria que esse tema tivesse sido melhor aprofundado e abordado, pois algumas vezes senti que ele o foi só superficialmente, mas, ainda assim, fiquei bastante satisfeita com o que encontrei, pois, por estar traumatizada com a autora, não achei nunca que ela teria talento e audácia para apresentar 50% do que apareceu no livro!

Em relação aos personagens... Gente... Sério, foi ótimo! Sarai é uma graça e já me conquistou na primeira página. Até o fim então, foi só amor pela protagonista. Amei seu jeito e os conflitos internos que estavam presentes em si e a forma como às vezes parecia que ela tinha uma dupla personalidade, ora sendo uma garota cheia de coragem e marra, ora se parecendo mais com uma garotinha assustada. Essas perspectivas conflitantes em relação às ações da personagem foram muito significativas e importantes durante a leitura, sendo elas as responsáveis por eu ter considerado-a tão fantástica.

Victor... CA-RA-CA! Nunca pensei que uma autora que escrevesse livros melosinhos seria capaz que criar um personagem masculino do nível dele, mas puta merda, que surpresa! O cara é fodorástico! Assim como Sarai, ele vive um joguete de personalidade, mas de forma mais intensa, pois suas ações acarretam problemas de vida ou morte e tudo tem que ser brilhantemente bem calculado. Ele é um personagem foda pelo fato de ser BOM e MAU, adoro quando os autores exploram o maniqueísmo, mas AMO quando eles usam um só personagem para adentrar nesse campo. E foi o que REDMERKSI fez com Victor, que já chegou estraçalhando corpos <3.

Uma coisa que senti falta no livro foi de um aprofundamento maior em relação a tal da “Ordem”, que é muitas vezes mencionada e me deixou bastante curiosa, mas acho que essa foi exatamente a intenção da autora, já que esse é apenas o primeiro volume da série e ela tem que deixar brechas para a continuação... E falando em brecha, a do final... Afff! Cheguei a revirar os olhos quando fui agraciada com aquele final *_*

Pois é, minha gente, agora estou aqui, engolindo minhas palavras por ter dito que nunca mais iria ler um livro dessa mulher. Fiquei tão louca por A MORTE DE SARAI que já quero ler o próximo e todos os outros o mais rápido que puder. Foi ótimo, foi fantástico, foi 5 estrelas, foi favoritado <3 E a mim, só falta terminar a resenha dizendo que sou o cão arrependido com o rabo no meio das pernas. Mas nem ligo, Chavinho, valeu muitíssimo a pena! Obrigada Yasmin, Lygia e Carol por terem insistido <3 Virei fã dessa série.


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Fodorástico hahahaa adorei a forma como escreveu a resenha, de uma maneira mais informal... me senti mais "conectada", entende? rs
    Enfim. Desde que começou esse auê por causa do livro, eu o desprezei. Não gostei do nome, a capa não me chamou a atenção e eu simplesmente ignorei. Até que me rendi e acabei lendo uma resenha e - uau - parece incrível! De fato, a primeira impressão é a que engana.
    Sarai parece tão forte, corajosa e "fodorástica" e eu simplesmente amo protagonistas mulheres! Além disso, esse Victor parece, no mínimo, instigante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kemmy, toca aí o/ eu também desprezava o livro! Mas vou fazer com você o que fizeram comigo e insistir muito para que leia, você vai ver que, assim como eu, teria se arrependido se deixasse passar.

      Beijos

      Excluir
  2. Mari!
    Como não li os livros anteriores da autora, não tenho como comparar, porém fico bem feliz que nesse livro ela tenha criado um protagonista masculino dúbio entre o bom e o mau.
    O tema sobre tráfico de mulheres é muito interessante e saber que a protagonista é forte e consegue suportar as maldades por qual passou e ainda encontra um amor, é instigante. Embora não sei se esse amor trilhe caminhos sem perigos.
    Bom descanso no feriado e um ótimo final de semana!
    Nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precisas.(Chico Xavier)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é tão mas tão falado (!) e não tenho intenção de lê-lo, não :/ não me chamou atenção!
    Muito bom que você tenha gostado! fico feliz e espero mudar minha opinião em breve :) beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, espero que, assim como eu, você também mude de opinião.

      Bjs

      Excluir
  4. Quero ler este livro desde que foi lançado...ja particpei de vários sorteio e não ganho hahaha

    Sabe como é Mari, pra viciadas compradoras de livros temos que tentar ganhar um sorteio as vzs para ver se da uma aliviada no orçamento hahah

    Já li milhares de resenhas mas a tua só confirmou minha vontade...

    Costumo gostar das suas resenhas pq ti acho bem sincera e objetiva...é o que basta pra mim :D

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer, participa aqui então! Será um prazer tê-la no TOP :)
      Quando ler, tenho certeza de que irá amar *___*

      Bjs

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.