13 de maio de 2015

RESENHA: ISCAS - J. Kent Messum (Ed. Record)



Bom dia, pessoal!

Essa semana vocês estão conferindo as resenhas da editora RECORD, e para continuarmos essa semana especial, confiram agora a resenha de ISCAS do J. KENT MESSUM.

Iscas ISCAS
J. KENT MESSUM
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Thriller

SINOPSE: Seis estranhos acordam em uma ilha deserta sem qualquer lembrança de como chegaram ali, mas logo se torna evidente o que todos têm em comum: são dependentes de heroína. Sequestrados e colocados à força em um jogo mortal.  Em pouco minutos, começam a discutir, porém os ânimos se acalmam quando eles encontram um baú com água, comida e uma carta informando que ninguém irá socorrê-los e que, do outro lado do canal, há uma segunda ilha, onde eles encontrarão mais suprimentos e uma recompensa para quem completar a tarefa: uma dose da mais pura heroína. Quando os primeiros sintomas da abstinência aparecem, eles não veem alternativa a não ser se entregar à pressão psicológica imposta pelos misteriosos torturadores. Então se aventuram em um oceano de terror. 

Assim que vi a sinopse de ISCAS resolvi que iria passar longe do livro, isso porque ele me lembrava, e muito, o filme JOGOS MORTAIS. Achei que o livro seria uma grande bobajada e meio forçado, mas, infelizmente, mesmo tento essa forte convicção, não aguentei de curiosidade e resolvi solicitá-lo assim mesmo. Azar o meu :S

ISCAS foi exatamente tudo que havia pensado ao ler sua sinopse, uma bobajda sem fim e bastante forçado. Os personagens, os viciados em heroína, foram trabalhados de uma forma bastante desleixada, o que não fez com que eu gostasse de nenhum nem tivesse algum tipo de conexão com eles. Por causa do vício em drogas, achei que eles seriam personagens profundos e que teriam algo a mostrar ao leitor, como um grande drama em suas vidas, o que nos faria ter algum tipo de sentimento por eles. Ledo engano, os personagens pareceram estar ali só para dar volume o enredo, pois não fizeram diferença alguma como pessoas, e os diálogos travados entre eles soou a cada minuto pior e mais raso.

Aliás, raso é um adjetivo que define muitíssimo bem ISCAS. É um livro raso em todos os sentidos: personagens, diálogos, enredo, desenvolvimento, suspense. Não nego que o final foi legal, mas por melhor que tivesse sido, jamais teria sido capaz de salvar tudo o que ficou de ruim nas páginas anteriores, que foram fracas e muitas vezes sem conteúdo algum.

Não esperava um thriller maravilhoso, mas achei que ao menos algumas cenas desesperadoras estariam no livro, não que elas não tenham existido, seria audácia minha dizer isso, o problema é que, apesar de presentes, foram tão mal trabalhadas que não consegui sentir nenhum tipo de agonia, mesmo porque, é difícil ter tais sentimentos por personagens tão simplórios e descaracterizados de tudo. Sei que é uma falha minha, mas simplesmente não consegui achar nenhuma das cenas absurdamente desesperadoras, mesmo porque, não tinha ninguém a me conectar, portanto, o destino dos personagens virou um enorme “tanto faz” para mim, e não, não me lamentei pelo que aconteceu a nenhum deles.

O suspense também não foi lá grande coisa, praticamente tudo, inclusive os motivos de os viciados terem sido capturados e jogados na ilha, foram passíveis de serem descobertos da metade para frente, não causando surpresa alguma.

Não nego que a escrita do autor é bastante fluida, mas creio que seria impossível não sê-la; uma vez que ele não se aprofunda em nada, não teria como a leitura ser nada menos que dinâmica. Li em uma só sentada, mas quando finalizei não tive a sensação de ter lido algo nem ao menos mediano, pelo contrário, a sensação que tive foi a de ter perdido algumas horas para ler algo que não trouxe nenhum tipo de aproveitamento.


Vi algumas notas altas para ISCAS no Skoob, então acho que é mais uma questão de gosto mesmo, cada um tem que ler para tirar as próprias conclusões. Quanto a mim, infelizmente tenho que dizer que ISCAS vai para minha lista negra de NÃO RECOMENDO :S


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Eu achei a sinopse desse livro bem interessante! Uma pena não ter personagens verossímeis. Provavelmente é mais um roteiro de filme de terror que não virou um filme, mas um livro de entretenimento.

    Meu blog literário:
    http://hypeliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que pena que não gostou!
    Eu sou doida em Jogos Mortais e também notei uma enorme semelhança na sinopse, mas justamente por isso me interessei. Antes de chegar ao final da resenha, aonde você fala sobre a nota no Skoob, já pensei em dar uma passada lá pra ler outras. De qualquer forma, se for tudo tão raso como você disse, nem vale a pena dar uma chance (mesmo que a sinopse seja boa).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa pela sinopse achei que seria legal....que ilusão hahahaha

    Mas faz parte né...existem livros maravilhosos e livros meia boca hahaha

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Eita Mari!
    Um livro que não se pode fazer conexão com as personagens que ainda por cima são drogados, que tem um enredo fraco e uma trama rasa, nem dá para cogitar a leitura, perda de tempo total.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.