6 de março de 2015

RESENHA: A ESCOLHIDA - Louis Lowry (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal.

Hoje vou falar sobre A ESCOLHIDA da LOUIS LOWRY, segundo volume da série O DOADOR DE MEMÓRIAS, lançado pela editora ARQUEIRO.

A EscolhidaA ESCOLHIDA (vol.2)
LOUIS LOWRY
Série: O Doador de Memórias
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014    
Nº págs: 490
Gênero: Distopia

SINOPSE: Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo

É com pesar e com tristeza que escrevo essa resenha, pois sei que muitos fãs da série vão me xingar, mas preciso ser honesta e dizer que não gostei de A ESCOLHIDA. Achei o livro monótono, chato e nada distópico. Ok, confesso que fiquei meio com raiva e MUITO decepcionada por notar que esse segundo livro não é bem uma sequência de O DOADOR DE MEMÓRIAS, afinal, fiquei agoniada com a forma como o primeiro livro terminou e não via a hora de conferir o destino de Jonathan. Mas vocês não têm ideia de como foi decepcionante ler, ler, ler e ler A ESCOLHIDA e nunca chegar a essa parte. Sim, demorei horrores para me dar conta de que o livro trataria de uma outra protagonista e outra localidade, que traria novos personagens, nova situação, etc. A todo momento achava que em um ou outro virar de páginas encontraria um gancho nessa nova história que remeteria a anterior e esclareceria alguns fatos que me assombraram desde que fechei o livro. Mas não, do começo ao fim nada foi dito! Nada foi retomado! (exceto pelo finalzinho mesmo, mas nem conto¬¬). Minha frustração foi enorme, e tenho certeza de que esse foi o principal motivo que serviu de empecilho para que eu gostasse de Kira, a protagonista.

Apesar de Kira ter uma história triste e ao mesmo tempo bela e curiosa, não consegui me conectar de forma alguma a personagem, isso porque achei muitas das passagens cansativas e com excessivos e desnecessários detalhes. A garota pode até ser um amorzinho de pessoa, mas não me convenceu, e, infelizmente, sei que não consegui gostar dela simplesmente porque esperava uma sequência de verdade dessa leitura.

Mas acredito que o mais decepcionante foi não encontrar praticamente nada de distopia nesse segundo livro. A mim, muitas vezes pareceu que era um drama, às vezes um desses de novelas mexicanas, pois não tinha nenhuma ação e emoção que são características tão marcantes do gênero.


Não é uma leitura que eu não recomende, mas gostaria de alertar aos futuros leitores que não esperem ansiosos como eu por respostas em relação a Jonathan. Em relação ao primeiro livro, achei A ESCOLHIDA fraquíssimo e confesso ter perdido a vontade de acompanhar a série L


Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Mariii e eu que nem sabia que teria continuação hahahahah

    Mas ainda bem que você já alertou que não é uma continuação propriamente dita... assim acho que nao irei me decepcionar quando ler

    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Quando vi que essa continuaçao nao tem relaçao com o primeiro livro resolvi esperar para ver se o proximo vai talvez juntar as duas historia. E pela sua resenha minha decisao foi certeira porque eu ia passar muita raiva lendo esse livro depois daquele final meio aberto, mas essa serie nao me conquistou muito no primeiro livro entao acho que vou deixar de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, deixei de lado tb.

      Parece que só no 4º livro vai juntar as pontas. Não estou a fim de esperar, rs.

      Bjs

      Excluir
  3. O Doador de Memórias foi um livro que me chamou muita atenção. Por isso fiquei animada quando soube que ele ganharia uma continuação. Mas é realmente frustrante não ter nossas dúvidas esclarecidas como deveriam. Acho interessante a troca de personagens de um livro para outro, mas a história de cada protagonista precisa estar bem fechada para isso.

    ResponderExcluir
  4. Também achei que esse livro seria continuação, pelo que você descreve parece uma grande decepção, acho que não vou gastar o meu dinheiro com algo assim!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  5. E eu que nem li O Doador de Memórias porque já não me atraiu tanto assim? Por isso que nem fui atrás de saber mais sobre essa série. Sei lá, o santo não bateu. Prefiro me aventurar com outras que acho que vou gostar.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.