27 de fevereiro de 2015

RESENHA: A URNA SAGRADA - Bob Hostetler (Ed. Record)



Oi, gente!

Para finalizarmos essa semana, vocês vão poder conferir mais uma resenha de um lançamento da editora RECORD. Contudo, minha opinião sobre A URNA SAGRADA do BOB HOSTETLER não é muito boa :S

A Urna Sagrada A URNA SAGRADA
BOB HOSTETLER
Editora: RECORD              
Ano: 2015                                      
Nº págs: 336
Gênero: Suspense, Thriller

SINOPSE: Como arqueólogo, cabe a Randall Bullock decifrar vestígios de civilizações antigas. Como marido, deve aprender a conviver com a morte da esposa. Como pai, Rand não sabe o que fazer. Seu relacionamento com a filha Tracy, de 19 anos, promete ficar ainda mais complicado quando ela é expulsa da faculdade e vai atrás dele em Israel. Porém, trabalhar naquela região é cada dia mais perigoso e, ao ser designado para um novo local, Randall acaba precisando contar com a ajuda da bela oficial da polícia israelense Miri Sharon. Mas o verdadeiro desafio ainda está por vir. Dois ossuários estão enterrados ali, e um deles contém um pergaminho que pode comprovar a ressurreição de Jesus Cristo. Forçado a encarar o poder dessa revelação histórica, ele deve confrontar suas próprias crenças — ou a falta delas — enquanto tenta evitar que as consequências de sua descoberta tenham uma reviravolta desastrosa. A urna sagrada é um suspense histórico que alia, de maneira magistral, conflitos políticos, romance e fé. Com todo o seu conhecimento religioso e uma boa dose de ação, Bob Hostetler consegue levar o leitor a uma nova versão de um importante momento da história do mundo.

Quem acompanha o blog sabe que costumo chamar esse tipo de thriller de livros “a la Dan Brown.” Sempre acho bastante fascinante a mistura de thriller com religião e algum tipo de arte. E sim, estou incluindo os achados de A URNA SAGRADA em arte. O livro tinha tudo para ser incrível: um enredo impressionante, personagens contagiantes, briga política, esclarecimentos sobre o Oriente Médio e suas crenças, etc, mas não consegui gostar por um único motivo: a mim, pareceu que A URNA SAGRADA foi um cópia BASTANTE descarada de OSSOS PERDIDOS da KATHY REICHS, também lançado pela RECORD.

O começo do livro me empolgou bastante e admito que HOSTETLER tem um jeito delicioso de escrever. Tão delicioso que mesmo estando aborrecida com as similaridades do livro, não consegui abandoná-lo nem lê-lo em um ritmo menor que frenético. Os personagens, que em alguns aspectos (não todos), se distinguem bastante dos de REICHS, foram o atrativo do livro e confesso ter lido até o final porque estava mais interessada no lado pessoal de suas vidas e queria ver como o autor finalizaria a história sobre cada um, mas, quanto ao mote principal, que foi o achado dos ossos... CÓPIA! E apesar de ter gostado do protagonista, ele não é Bones, portanto, não senti que ele era o profissional incrível que BOB tentou criar.

Outra coisa que me incomodou, e MUITO, foi que em ambos os livros tivemos os integrantes da Chevra Kadisha explorados, em ambos os ossuários estavam no mesmo lugar, em ambos os protagonistas sofreram ameaças por parte desses integrantes, em ambos alguém com uma patente ficou ali para evitar uma “luta” entre os integrantes e o pesquisador, em ambos a suspeita sobre a identidade dos ossos recaíam na mesma pessoa, etc. A diferença entre A URNA SAGRADA e OSSOS PERDIDOS está no fato de REICHS saber explicar sua história com palavras facilmente assimiláveis ao leitor leigo, enquanto que BOB pareceu muitas vezes querer florear o pavão, para no fim acabar dizendo a mesmíssima coisa ¬¬.

Além disso, HOSTETLER também quis complicar um pouco mais, inserindo uma parte da história que se passou em 26 d.c. Sei que a intenção do autor foi a de enriquecer o livro, mas, para mim, que já havia lido o livro da REICHS, foi apenas uma tentativa de apresentar algum diferencial para um enredo que estava tão semelhante a outro.


Infelizmente, tirando a vida pessoal dos personagens, nada em A URNA SAGRADA me atraiu, e se tivesse que indicar um dos dois livros, digo para ficarem com o da REICHS sem sombra de dúvida!




Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Não li o livro de Reichs, mas sou louca para conhecer a história da sensacional Bones. Eu que adoro a série, fico doidinha para saber se o contexto dos livros é o mesmo do seriado. Certamente irei preferir esse livro a "A Urna Sagrada", não gosto de livros cuja história lembra outros que já foram publicados. Ainda mais de forma tão descarada assim.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, BONES é MUITO diferente série x livro, mas AMO a Bones das duas mídias. Acho que você vai gostar tb.

      Bjs

      Excluir
  2. Que pena que não gostou, a sinopse as vezes engana a gente! Pelo menos quando voce nao gosta é menos um pra minha lista :)

    ResponderExcluir
  3. Eles floreou a escrita pra tentar disfarçar a cópia :p hahaha que chato isso, nunca me deparei com uma história assim. Tenso.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.