28 de fevereiro de 2015

LISTAS: Meus 10 Protagonistas Preferidos de Livros Policiais



Bom dia, pessoal!

Semana passada fiz uma LISTA com minhas 12 protagonistas preferidas dos livros policiais. Como não podia deixar de ser, hoje vou apresentar os 10 protagonistas, mui machos, desses livros que fazem meu coração palpitar de tanta emoção! <3



A Fera Interior10. KONRAD SIMONSEN – Série: Konrad Simonsen – Lotte & Soren Hammer
Posso ter lido apenas uma livro com esse investigador magnífico, mas sem dúvida nunca o esqueci. Elegi A FERA INTERIOR como um de meus livros preferidos de 2013 e foi uma leitura inesquecível. Até hoje fico na expectativa da VESTÍGIO lançar outros livros dos irmãos Hammer. Quem gosta de livros policiais com temas fortes, que falem sobre justiça e nos deixam em dúvida se a vítima merecia ou não a morte, não pode deixar de conferir esse livro fabuloso com seu investigador fantástico, que jamais desiste de uma pista e “cavuca” tudo ao máximo para encontrar suas respostas. Posso ter lido apenas esse livro com o investigador SIMONSEN, mas já sinto que o amo, rs.



A Dama do Lago9. PHILIP MARLOWE – Série: Philip Marlowe – Raymond Chandler
Não tenho como não amar esse detetive particular que se mete em mil encrencas, ainda mais com as autoridades policiais, com quem tem claramente uma rixa e um enorme sentimento de competição. O ego enorme do protagonista só faz com que eu o adore ainda mais. CHANDLER é um dos mais famosos e adorados autores de livros policiais e com certeza sabe prender o leitor em sua teia narrativa, mas o que mais gosto nele é o fato de nunca ficar tentando arrumar respostas mirabolantes para explicar o culpado do crime, ele segue suas histórias de forma redondinha, de modo que o culpado seja plausível, e se o leitor adivinhar... Sorte dele. AMO autores que não criam reviravoltas finais só para não parecerem óbvios. Ano passado a ALFAGUARA começou a relançar os livros do Chandler em uma edição divina, quem tiver a oportunidade, compre ela.


O Verão das Bonecas Mortas8. HÉCTOR SALGADO – Série: Inspetor Héctor Salgado – Toni Hill
HILL foi o primeiro autor espanhol de livros policiais que li e imediatamente criei um amor enorme por ele e por seu maculado protagonista. Salgado tem características que são praxe aos investigadores, como o coração perturbado e a mente mais ainda, mas suas semelhanças com tantos outros protagonistas não diminuem o brilho de seu caráter e empenho. Para conhecê-lo, basta ler O VERÃO DAS BONECAS MORTAS e OS BONS SUICIDAS, ambos lançados pela editora TORDESILHAS.



Um Outono em River Falls7. MIKE LOGAN – Série: River Falls – Alexis Aaubenque
Quando li o primeiro livro dessa série, não achei LOGAN nada demais, pelo contrário, tive até uma antipatia por ele e por sua posição em relação ao caso, sempre teimoso e cheio de si, ele não percebia as diversas vezes que fez papel de tolo. Contudo, no segundo livro da série o protagonista pareceu ter amadurecido. Passou a ouvir opiniões e não mais dar as suas como certa. O fato de ele ter tirado um tapa olho de si melhorou muito sua participação no enredo e fez com que ele virasse um queridinho para mim. Essa trama é fantástica e mal posso esperar para conferir o terceiro e último livro da trilogia.


O Sexto Homem

6. SEAN KING – Série: Sean King & Michelle Maxwell – David Baldacci
Coloquei Michelle na lista das mocinhas e não poderia deixar de colocar SEAN nessa. Esse homem é incrível! Faz parte daqueles investigadores fodões, com carcaça perfeita, inteligência aguçada e nível de humor duvidoso, rs. As melhores partes dessa série são os diálogos que ele trava com sua parceira. Os que falam dos casos são brilhantes, mas os que tratam da relação profissional e pessoal dos dois são fenomenais. Adoro-os!



A Síndrome E5. FRANCK SHARKO – Série Lucie Henebelle & Frack Sharko – Franck Thilliez
Sem dúvidas THILLIEZ é o cara! NUNCA, JAMAIS li um livro policial tão bem elaborado e pesquisado quanto os desse homem. A cada página é possível ao leitor perceber a inteligência ENORME e fora do comum do autor. Obviamente, seus livros só poderiam trazer protagonistas maravilhosos. Lucie está na minha lista feminina, e não posso deixar de falar de Franck. O homem é incrível, sagaz e destruído. Sim, eu sei, quase todos os investigadores de livros policiais o são, mas esse homem parece mais despedaçado que o normal. AMO essa dupla e sofro a cada semestre que mando email para a INTRÍNSECA e vejo que não há lançamento dele previsto L

O Leopardo4. HARRY HOLE – Série: Harry Hole – Jo Nesbo.
Falando em protagonistas destruídos, aqui está mais um. Harry é como Franck, dilacerado, mas brilhante em sua profissão. Uma das coisas que mais gosto em Hole é seu poder de empatia. Muitas vezes ele soluciona um caso porque consegue pensar como o outro pensa, e isso faz com que sua sagacidade seja ilimitada. Outra coisa que me dá um extremo prazer nos livros dessa série é a relação dele com Rakel, a mulher que ele ama e se separou. Sim, é o famoso clichezão dos investigadores, mas adoro, adoro, adoro. A única coisa que me incomoda nessa série é o tanto de vezes que NESBO fala sobre o alcoolismo do protagonistas. São páginas e mais páginas em todos os livros da série para falar do problema de Harry com o álcool. Fico com a sensação de que o autor tenta por um defeito para que Harry não pareça tão fodástico assim. Bem, comigo não funciona, para mim, NESBO pode colocar qualquer defeito em HOLE que vou continuar amando-o :P (pra você, Nesbo)

Reviravolta 3. MICKEY HALLER – Série: Mickey Haller – Michael Connelly
2. HARRY BOSCH – Série: Harry Bosch – Michael Connelly
HALLER entra nessa lista não por ser um detetive ou investigador, mas por ser um dos advogados mais fodas de todos os tempos! Mickey é tudo que um advogado deve ser: brilhante, inteligente, cínico, sacana e temperamental.
BOSCH é o tipo de investigador que idolatro: destemido e que não se deixa comandar por superiores. Sempre com uma resposta pronta e uma pergunta nunca imaginada pelos demais que acompanham os casos, ele está sempre um passo a frente e pronto para trancafiar os culpados.
Separados eles são incríveis... Mas juntos! <3 São como goiabada com queijo! Brilhantes e fascinantes, esses dois homens conseguem arrancar horas de mais puro prazer quando aparecem. Quem ainda não os conhece, leia REVIRAVOLTA e prepare-se para virar fã!

1.    PATRICK BOWERS – Série: Patrick Bowers – Steven James

O Peão
Como não me canso de repetir, essa é a melhor série policial publicada no Brasil atualmente! A COMPANHIA NACIONAL acertou em cheio ao trazer as aventuras desse especialista em criminologia ambiental. Sim, você está acostumado com detetives, investigadores, inspetores e outras patentes policiais e nunca ouviu falar o que faz um criminologista ambiental. Passei por isso também, mas após ler a descrição da profissão em O PEÃO, decidi que ninguém, nunca mais, ocuparia o primeiro lugar na minha lista de protagonistas preferidos. Mas não é só por isso que amo PAT, e sim por todo diferencial que JAMES inseriu no personagem, que foge ao lugar comum: PAT não é beberão e não sofre por amar a ex-mulher e ficar correndo atrás dela, ao contrário, ele é um viúvo que ficou com a difícil tarefa de cuidar da enteada, TESS, outra personagem que faz essa série ser tão grandiosa e brilhante! Mais uma vez JAMES inovou ao apresentar uma adolescente tão diferente das “bobinhas” que estamos acostumados. Toda vez que leio um livro dessa série não sei quem me surpreende mais: PAT ou TESS, só sei que ambos formam uma dupla incrível e que JAMES acertou em cheio ao apresentar tantas coisas comuns aos livros policiais e ao mesmo tempo tantas singularidades ímpares em seus enredos. Essa série é aquela que não tem monotonia nunca! Todas as vezes que pensamos que o enredo vai dar uma parada, uma novidade é inserida e novo fôlego e ritmo são dados as histórias.

Espero que essa série não chegue ao fim nunca e que JAMES sempre tenha algo para contar sobre seus personagens. Quem ainda não leu, CORRE!


Antes que vocês perguntem sobre o POIROT nessa lista, já esclareço o motivo de ele não estar aqui. AMO a Agatha e ela é uma de minhas autoras preferidas. Desde a 5ª série POIROT foi meu preferido, mas no meio da minha caminhada de leitura de livros da AGATHA, li um livro com ele (não lembro o nome) em que ele depreciou tanto o Hastings que peguei raiva do personagem. Continuei lendo os livros com ele e adoro as histórias, mas não o coloco mais em minhas listas. Todo ego tem que ter um limite, e, para mim, POIROT ultrapassou o aceitável.


E vocês, quais os protagonistas preferidos do gênero policial?




Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Eu simplesmente amo suas listas! Consigo pegar tantas dicas a respeito de livros que eu não conheço e que certamente iria amar que sempre corro para ler suas postagens assim que saem. Tenho que concordar com você a respeito do Héctor. Eu adoro esse personagem, apesar de ter características em comum com de outros personagens, torço por ele e até queria que ele tivesse um relacionamento com uma certa pupilada força policial -hahaha-.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  2. S A L V O M O N T A L B A N O, Pede Carvalho, Delegado Espinhosa.

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que faz essas listas morro de curiosidade pra ler cada livro ! O meu O Peão ainda nao chegou , quero ler logo de tanto que voce indica :)

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, não li nenhum desses livros kkk desisto.
    Aaaah, não sei que livro é esse da Agatha mas o Poirot me irrita demais. Ela escreve muito bem mas tinha que fazer um personagem com um ego tão grande desse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Nat! Afffff, ele me deixa put da vida! Hhahahaa, bom saber que você tb antipatiza com o bigodudo, rs.

      Excluir
  5. Ótima lista, como sempre! Ainda não li os livros do Thilliez, mas estão na fila. Acho que está faltando um personagem importante: o repórter de polícia Jack McEvoy de Michael Connelly, aparentemente autobiográfico, já que o autor foi repórter. Li O Espantalho, e recomendo! Eu o colocaria em minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li O Espantalho e amei! Jack só não está nessa lista porque li apenas esse livro com ele, mas tenho ctz de que quando ler outros vou adicioná-lo aos meus favoritos

      Excluir
  6. Olá!
    Não conheço os personagens da lista, mas tenho vontade de ler O Verão das Bonecas Mortas. A capa é bem impactante, sei lá. Parece ser ótimo.
    Fiquei curioso para saber qual foi o livro da Agatha em que o Poirot te decepcionou. Adoro as tiradas dele. Eu me divirto muito. rsrs

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Frank Sharko está também entre meus favoritos. Queria demais que mais livros da série chegassem ao Brasil.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Frank Sharko está também entre meus favoritos. Queria demais que mais livros da série chegassem ao Brasil.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb queria, Ronaldo. Mas não há previsão para esse semestre :(

      Excluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.