19 de fevereiro de 2015

RESENHA: CAIXA DE PÁSSAROS - Josh Malerman (Ed. Intrínseca)



Boa tarde, pessoal!

Ontem recebi um livro que estava me corroendo de tanta curiosidade para ler e não consegui esperar para começá-lo. Estou falando do brilhante e incrível CAIXA DE PÁSSAROS do JOSH MALERMAN, lançamento da INTRÍNSECA.

Caixa de PássarosCAIXA DE PÁSSAROS
JOSH MALERMAN
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015                                  
Nº págs: 272
Gênero: Thriller, Terror

SINOPSE: Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Minha relação com CAIXA DE PÁSSAROS foi engraçada. Não senti vontade de ler o livro por causa de sua sinopse, mesmo porque, só fui conferi-la depois de tê-lo recebido em casa. Solicitei-o apenas por ser um thriller da INTRÍNSECA. Quem acompanha o blog já deve ter percebido que leio todos os livros do gênero que a editora lança e que sempre os acho fantásticos. Claro que quando se falou em thriller da INTRÍNSECA eu sabia que tinha que ler, mas claro que também imaginei se tratar de um thriller de suspense, como os muitos que a editora vem lançando. Mas minha surpresa foi enorme ao ter o livro em mãos e encontrar os dizeres na capa “um livro que deve ser lido de uma só vez. Ninguém havia escrito uma história de terror como essa antes.” Fiquei meio passada com a frase, afinal, pensava que iria encontrar mortes e assassinos em CAIXA DE PÁSSAROS, e não um livro de terror. Na hora também pensei que a frase estava superestimando o livro, pois não podia ser tão inovador assim. Acho que senti uma amargura por causa de KING. Mas não precisei de mais de 30 páginas para constatar a veracidade da frase e do talento de JOSH.

Em capítulos curtos que alternam presente e passado, MALERMAN nos insere em um universo de pura angústia e desespero. Apesar de ser considerado um livro de terror, em momento algum durante a leitura de CAIXA DE PÁSSAROS senti medo, o que pensei que iria acontecer, mas o que tomou conta de mim foi uma agonia crescente que mesmo com o desenvolver do enredo não acalmava, pelo contrário, só aumentava, aumentava e aumentava. Quando dei por mim, meus dentes estavam travados e eu estava praticamente engolindo o livro.

Por ter capítulos curtos e alternados, a leitura é bastante dinâmica, e o fato de a todo momento acontecer algo, tornou-a ainda mais rápida e voraz. Fiquei simplesmente ASSOMBRADA com o enredo brilhante e inteligente que JOSH criou. A perversidade com que ele descreveu algumas cenas e situações foram de embolar o estômago, mas tudo ficou ainda melhor quando ele confinou alguns personagens em uma casa. Sempre gosto quando isso acontece, pois somos capazes de ver como o ser humano é capaz de agir em condições adversas e medonhas.

Apesar de contado em terceira pessoa, quem nos leva a uma intensa viagem para dentro das páginas de CAIXA DE PÁSSAROS é Malorie, uma mulher que no início me pareceu uma doida varrida e que depois mostrou toda sua força e segurança, apesar de seus temores, para enfrentar as situações que se punham a sua frente e sobreviver a elas.

No início da leitura, quando o cenário pós-apocalíptico começou a se formar, senti algo semelhante à THE WALKING DEAD, mas não demorei a perceber que a situação era pior, MUITO pior, afinal, o que persegue o mundo não são zumbis e sim algo mais medonho, mais terrível e muito mais assustador.

Achei fascinante a forma como JOSH desenvolveu o psicológico de seus personagens em uma situação tão delicada e estressante. Não nego que muitas vezes gostei de ver a paz ruir, afinal, foram algumas pequenas discussões que deram um sabor especial ao livro. Confesso, porém, que o final me deixou completamente aterrorizada! E não foi um terror por medo do desconhecido ou algo assim, foi um temor crescente por causa das atitudes humanas. Se até esse momento já estava completamente absorta pelo enredo de CAIXA DE PÁSSAROS, a partir do final que começou a se anunciar fiquei meio que em estado catatônico, tamanho meu choque com alguns descobrimentos e em relação a algumas personalidades.

Quanto ao final, após a leitura, vi alguns dizendo que não gostaram. Particularmente digo que achei mais que brilhante! CAIXA DE PÁSSAROS terminou da maneira exata como tinha que ser. Em muitas passagens durante a leitura desejei exatamente o final que teve e temi que o autor quisesse dar alguma explicação que não devia, mas me senti completa e extremamente feliz ao ver que JOSH foi fenomenal do começo ao fim, prolongando o sentimento de angústia e desespero até depois de fecharmos o livro.

Já usei esse adjetivo várias vezes durante essa resenha, mas preciso repetir: BRILHANTE! CAIXA DE PÁSSAROS é um livro brilhante! Quem ainda não leu, deve parar tudo e ler I-ME-DI-A-TA-MEN-TE! Com certeza mais um livro da INTRÍNSECA que entrará na minha lista de melhores leituras de 2015 e mais um para minha lista de favoritos *_*



Filme Noturno



E como o assunto é a INTRÍNSECA, não esqueçam que o TOP COMENTARISTA desse mês está valendo o EXCELENTE FILME NOTURNO da MARISHA PESSL







Comente com o Facebook:

31 comentários:

  1. Tenho visto várias resenhas sobre o livro ultimamente e confesso que a curiosidade em o ler vem aumentando. Tem uma premissa muito interessante e tenho certeza que não tem como largar antes de terminar de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Estou em uma relação de amor e ódio com livros do gênero, mas só posso dizer uma coisa: estou morrendo de curiosidade para conferir esse livro! Enquanto lia sua resenha, lembrei de alguns filmes... não recordo exatamente qual o nome agora, mas tem um em que várias pessoas são confinadas em uma casa e durante a estadia elas descobrem que estão participando de um jogo e que algum deles está matando os demais (parece o livro da Agatha), a partir disso as atitudes são as mais variadas e as pessoas realmente passam a revelar o que há intrínseco a eles. Também tem "A Casa Amaldiçoada" que segue essa mesma linha. ^^
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaaaa, vc tem uma tarefa!

      Lembrar o nome desse filme! Hahaha estou curiosa.

      Bjs

      Excluir
  3. Mari to doida pra ler esse livro! Essa é a primeira resenha dele que vejo, mas sabe quando você tem um pressentimento com o livro? Eu tenho um e ele é muito bom rs Me parece que o autor explorou muito bem a mente humana e até onde nós podemos chegar, adoro isso.

    ResponderExcluir
  4. Bastante emoção rola nesta história. Já estou conquistada. Não esperava ter uma trama tão envolvente e eletrizante assim. Muito bom. Estou empolgadíssima pra ler. Espero conseguir um pra mim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Estou ansiosa pra ler esse livro. PRECISO desse livro com urgência. Já estou amando esse livro só pela capa. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Estou vendo as pessoas falarem bastante desse livro. Não é meu gênero favorito, mas por ser um triller psicológico me chama a atenção. Gosto disso. Vou ler.

    Bjo

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie, várias pessoas me falaram desse livro, depois de ler sua resenha me deixou com vontade de ler, sinceramente quando vi a capa dele não me chamou a atenção, pensei que fosse totalmente de outro tema pra falar a verdade, agora vou ter de conferir e ver se o livro me cativa quanto a tantos outros que o leram.

    Bjim

    ResponderExcluir
  8. Venho ouvindo falar bastante sobre este livro e o que ouvi dele até agora só aumentou a minha vontade em lê-lo. Adoro triler e após ler a sua resenha fiquei com mais vontade de ler. Vai para a minha (interminável) lista de leituras. Beijos,

    ResponderExcluir
  9. A resenha é quase um ordem para leitura do livro. Me fez querer ler.

    ResponderExcluir
  10. A capa e o titulo me deixam intrigada e isso me faz ter muita vontade de ler ahahhaha sua resenha só me fez ficar mais curiosa ainda, preciso muito ler

    ResponderExcluir
  11. Estou mto empolgada e curiosa com esse livro.... Preciso!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estou mto empolgada e curiosa com esse livro.... Preciso!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu li um comentário, não me lembro em qual blog que dizia ter sido uma leitura decepcionante, apesar disso ele continuou na minha lista de top desejados, fiquei super empolgada pela sua resenha, adoro livros tensos, thrilers são definitivamente as minhas leituras favoritas. Mais do que nunca preciso ler esse livro.

    ResponderExcluir
  14. agora eu fiquei realmente curiosa pra saber o que eh tao impressionante no enredo. Faz tempo que nao leio algo que realmente me surpreenda e que nao seja um cliche. Quero ler o mais breve possivel!!

    ResponderExcluir
  15. A cada resenha que leio sobre esse livro a minha vontade de lê-lo só aumenta, quero muito muito muito ganhar ele!

    ResponderExcluir
  16. Estou louco para ler esse livro! Quando eu vi pela primeira vez uma resenha desse livro, eu senti uma necessidade de lê-lo! Eu fiquei bastante interessado, porque ele livro envolve um dos meus gêneros preferidos, como Suspense/Terror! Eu já vi muitas pessoas dizerem que esse livro é muito bom, e que vale a pena ler cada capítulo!

    ResponderExcluir
  17. Comprei esse livro em pré venda e no dia que chegou já comecei a ler, terminei ele umas 3 da manha, mas o final me deixou um pouco chateada e acho que da margem pra continuação, o livro todo deixa a gente agoniada e querendo saber que raio de coisa é essa que mata todo mundo.

    ResponderExcluir
  18. Serio que é esse genero? Jurava que era algo bem diferente.. mas enfim gostei da sua resenha eu nao estava dando muita coisa para esse livro nao, pois a sinopse nao me chamou taaanta atenção assim, mas espero ler em breve pois fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  19. A frase que está na capa é para deixar qualquer um com um pé atrás mesmo. É muita pretensão. Mas o bom é que ela é verdadeira e conseguiu te prender do começo ao fim. Acho que um dos grandes acertos do autor foram esses capítulos curto. Isso dá um ritmo mais acelerado a leitura. Enfim, pelo que vi é adrenalina e tensão do começo ao fim. Ou seja, quero ler o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Estou louca para ler esse livro e sua resenha so aumentou minha necessidade, minha curiosidade é saber como esse povo consegue sobreviver sem abrir os olhos.

    ResponderExcluir
  21. eu já fiquei aqui totalmente envolvida só de ler a sua resenha, acabei me sentindo angustiada mas porque preciso descobrir o que tem por trás dessa capa tão misteriosa. Eu li uma entrevista do autor onde ele dizia como surgiu a história e o título. Aí deu pra ver como o talento puxa o sucesso.
    Estou super ansiosa pela leitura desse livro.

    bjs.

    ResponderExcluir
  22. Eu amo thriller e quando são dessa editora quero ler logo que sai, já fiquei curiosa com tudo que falou do livro ser brilhante já que também vi em outros blogs que que não gostaram tanto do final, fico super curiosa pra saber o que eu vou achar da história com tanta gente opinando, espero ler em breve e ter minha própria impressão dessa obra.

    ResponderExcluir
  23. Li bons comentários sobre o livro, e depois de ler essa resenha detalhando os pontos importantes, fiquei muito mais interessada, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  24. É muito bom quando ficamos satisfeitos com uma leitura e é melhor ainda quando somos surpreendidos por ela, todas as resenhas que venho lendo do livro são super positivas e vou pra essa leitura com expectativas altas, gosto muito de capítulos curtos, pois como voce disse isso torna a leitura mais dinâmica e por se tratar de um livro de terror/suspense, isso deixa a leitura muito melhor. Quero ler o mais breve que puder, parabéns pela resenha! :)

    ResponderExcluir
  25. Quando li a sinopse do livro já fiquei super interessada. Adoro histórias de suspense, terror, mistério. Livros assim, prendem a minha atenção e me fazem querer ler sem parar. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  26. Oii, eu fiquei interessada nesse livro desde que eu vi. Olha essa capa! É muito sombria, dá pra saber que tem coisa ai só em olhar para ela hahaha
    Ainda não li, mas imagino porque você disse tantas vezes que é brilhante. Vi uma entrevista com o autor em um outro blog e, cara, ele é um gênio. A forma como ele pensou em tudo não é normal kkkk
    Preciso muito ler esse livro, vou ter que dar um jeito ou vou ter um treco! rsrsrs

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  27. Depois que eu vi todo mundo falando desse livro fiquei super a fim de ler. Não curto muito coisa de suspense/terror mas gostei tanto do assunto e desse mistério todo com os olhos fechados que vou me arriscar nesse mundo dos terrores. hehe :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Sabe uma coisa que me deixa doida de vontade de ler um livro?
    É quando uma blogueira fala mal, ou não cita adjetivos bons e aí vem outra blogueira e se rasga de elogios, ainda coloca o livro como uma de suas melhores leituras de 2015.
    Então se este livro divide opiniões dessa maneira, com certeza eu vou ler, porque né, tenho que ter minha opinião!!!

    Amei a resenha apaixonada!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.