20 de fevereiro de 2015

RESENHA: DIA 21 - Kass Morgan (Ed. Galera Record)



Oi, gente!

Vou encerrar essa semana falando de um livro que estava aguardando ansiosa e que devorei assim que chegou: DIA 21 da KASS MORGAN, lançamento da GALERA RECORD.

Dia 21DIA 21 (vol.2)
KASS MORGAN
Série: The 100
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2015                 
Nº págs: 288
Gênero: Distopia



SINOPSE: Vinte e um dias após os cem terem chegado à Terra com a missão de recolonizar o planeta, um inimigo desconhecido é descoberto. Pensa-se que eles eram os únicos humanos a pisar na superfície terrestre em séculos, mas agora, nada mais é certo. Entre resgates, buscas e romances, segredos são revelados, crenças são quebradas e relacionamentos são testados.




DIA 21 é continuação de THE 100 e quase tive um pequeno ataque quando vi que ele seria lançado esse mês. Ano passado, quando li THE 100, não tinha intenção de iniciar novas séries, mas li tantas resenhas sobre o livro e elas eram tão díspares em suas opiniões, que fiquei extremamente curiosa e quis conferir por mim mesma. Resultado: AMEI!

THE 100 hoje faz parte das minhas séries distópicas favoritas, isso porque, em minha opinião, KASS inovou em seu livro. Em vez de a autora focar na destruição da Terra, na escassez de recursos, etc, ela focou mais nos personagens, em suas histórias de vida e seus segredos. Claro, senti falta de alguns esclarecimentos sobre o que houve com o nosso planeta, já que a população passou a viver em uma nave no espaço, mas também senti que ela teria tempo para desenvolver isso nos próximos volumes e não fiquei nada decepcionada com o enfoque total em pessoas.

Em DIA 21, KASS já distribuiu mais seu enredo. Ao mesmo em tempo que ela continuou explorando de forma brilhante e fascinante seus personagens, também nos inseriu no contexto do que houve com o nosso planeta e prestou alguns esclarecimentos sobre o que estava ocorrendo na nave.

Em relação aos personagens, mais uma vez, fiquei maravilhada. KASS abriu seus segredos e fez com que as pessoas próximas os descobrissem, e isso me deixou boquiaberta em algumas situações, pois de fato esperei reações diferentes de muitos personagens. Alguns achei que exageraram na reação, outros que aceitaram as revelações de forma muito comedida, e outros que perdoaram um tipo de explosão que eu mesma demoraria tempos a perdoar. Gosto dos adolescentes criados por MORGAN porque nenhum deles é perfeito, nenhum deles corresponde a algum tipo de ideal, pelo contrário, todos têm falhas de caráter, o que, para mim, os deixa ainda mais humanos, pois todos falhamos ou decepcionamos em algum momento.

Com alguns personagens vivi uma relação engraçada. Por exemplo, em THE 100 havia amado Wells, mas ao final estava decepcionada e descrente com algumas de suas atitudes. Em DIA 21 voltei a adorar o garoto. Não porque ele fez apenas coisas boas e corretas, mas provavelmente por que seu “erro” não foi tão explorado nesse segundo volume e acabei deixando para lá. Já Glass era uma personagem que eu amava no primeiro livro, mas que agora não me pareceu fazer diferença alguma na história. Adoro passar por essa montanha russa de sentimentos em relação aos personagens que KASS apresenta <3.

Gostei muito dos pontos que a autora desenvolveu para explicar o que aconteceu com nosso planeta e a forma como a população foi dizimada. Claro que não temos uma explicação 100%, mesmo porque isso acabaria com a graça para os próximos volumes, mas fiquei imensamente satisfeita com o que ela foi relatando e, principalmente, adorei conferir o que de fato restou, e não vou contar para vocês o que foi :P

Em relação ao que se passava na nave antes de os cem pousarem na Terra, muito foi falado, muito foi esclarecido. Gostei de saber o que algumas pessoas de fato faziam lá, como se portavam, como usavam de seu poder para conseguir mais coisas ou beneficiar conhecidos, mas gostei de ver personagens que antes via apenas como monstros, demonstrando um pouco de humanidade e sentimento, como por exemplo, o Chanceler.

Uma das melhores partes foi o misto entre a nave e a Terra, que escondem segredos que os cem não imaginam e que um deles me fez ficar DESESPERADA para conferir o próximo livro. Aliás, os dois segredos revelados ao final, um envolvendo Wells e outro envolvendo Clarke, fizeram com que eu fechasse DIA 21 exclamando um palavrão e implorando para que o próximo livro não demore tanto a chegar.


Sei que muitos não gostam dessa série distópica, mas eu AMO e recomendo MUITO! Leiam!!!! <3


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Sempre tive muita vontade de começar essa série, me parece ser uma distopia muito boa. Legal que a autora faça adolescentes tão reais assim, adolescentes estereotipados as vezes cansam demais.

    ResponderExcluir
  2. Eu li o primeiro livro essa semana e gostei muito. Vi muita gente falando que a serie de tv era melhor, mas eu não achei. Gosto das duas, mas ainda prefiro os livros pois tem personagens diferentes e o um dos meus personagens favoritos continua vivo no livro e na serie não hehe. Quero muito ler o segundo livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, ainda não vi a série de TV. Acompanho tantas que não tive tempo pra essa ainda. Mas vou querer conferir.

      Bjs

      Excluir
  3. Já ouvi falar tanto de THE 100, e já vi ele muitas vezes por 10 reais. Acho que vou dar uma chance na minha proxima compra

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.