24 de fevereiro de 2015

RESENHA: AS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN - Natalie Sandiford (Ed. Galera Record)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar sobre um lançamento da GALERA RECORD que fiquei doida para ler por causa da autora, mas que acabou sendo uma decepção. Estou falando de AS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN da NATALIE STANDIFORD.

As Confissões das Irmãs SullivanAS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN
NATALIE SANDIFORD
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2015          
Nº págs: 352
Gênero: Juvenil

SINOPSE: Quando o futuro da família está em jogo, não há segredo grande ou pequeno demais. A avó das irmãs Sullivan reúne a família para anunciar que em breve morrerá. E, possivelmente pior, que removeu toda a família de seu testamento. Como ela é a fonte de quase toda a renda familiar, isso significa que ficarão sem um tostão. Ela foi ofendida por alguém da família, mas diz que, se o ofensor se revelar com uma confissão do seu crime enviada para seu advogado, ela pode recolocar a família no testamento. Agora, nenhum segredo é grande ou demais para as irmãs Sullivan. E que comecem as confissões.


Quando a GALERA mandou a news de fevereiro, não dei nem um pouco de atenção para AS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN. Na minha cabeça, essa era uma continuação de Irmãs Sloane; não sei a razão de ter feito a confusão. Fato é que, rondando pela blogosfera, percebi que esse título era da mesma autora que COMO DIZER ADEUS EM ROBÔ, livro que adorei. Percebendo que estava deixando um título da NATALIE passar, reenviei outro email para GALERA e solicitei o livro. Claro que a sinopse também me atraiu, afinal, assim como as irmãs, tenho uma avó malvada e queria muito conferir se ambas eram parecidas, rs.

Gostei da ideia do livro e do fato de ele se embasar em confissões das três filhas, mas logo de cara pensei em desistir da leitura. A primeira a nos contar sua história foi Norrie, a filha de 17 anos que está se preparando para ir à faculdade. Achei a parte de Norrie chata e completamente clichê. Ela fala de uma paixão por um garoto mais velho e o enredo se desenvolve como a grande maioria que fala desse tipo de tema. Pior, ela foi a irmã que mais usou páginas no livro, e por fim, para contar nada de espetacular. Gostaria que tivesse sido dada uma ênfase maior a dominação da avó e menos no romance. Norrie era a irmã de 17 anos, mas muitas vezes pareceu ter 14, ou nem isso.

Não desisti da leitura querendo ver o que a próxima irmã teria para contar, e de fato Jane me deliciou. Ela é a irmã rebelde de 16 anos, que não segue regras, quer derrubar o sistema e é atrevida. Na sua parte, a história de vida da avó foi mais explorada e finalmente pudemos conhecer um pouco mais dela. Achei hilária essa parte da Jane, porém, o final de sua confissão não foi o que eu esperava dessa garota com tanta personalidade e acabou me decepcionando.

A última confissão vem através de Sassy, que tem 15 anos. Não achei que iria desgostar menos de uma história do que a de Norrie, mas estava enganada. A confissão de Sassy foi sem pé nem cabeça, bastante forçada, meio nada a ver e me pareceu estar ali só para encher linguiça, tão desimportante foi o que ela contou ¬¬

Uma coisa que me incomodou muito em AS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN foi a relação dos pais com os seis filhos. O casal parecia não estar se importando muito com nenhuma das crianças e parecia viver em um mundinho fechado só deles e ainda em lua de mel. Fiquei me perguntando os motivos que levam pais a colocar tantos filhos no mundo se sequer vão prestar atenção neles. Achei as partes em que eles apareceram ridículas! Mais ridículo ainda foi a explicação, dada apenas na confissão de Jane, do porquê os filhos chamavam Ginger pelo nome em vez de mãe: a mulher não gostava de ser chamada de mãe porque se sentia velha. Por qual motivo, razão ou conseqüência resolveu então ter seis filhos? A mim, essa mulher ficou mais parecendo uma surtada.

A figura da avó, que pensei que dominaria boa parte da narrativa, nem foi tão explorada, e tirando a vontade dela de querer parecer superior e querer comandar todo mundo ao seu redor pelo simples fato de ter dinheiro, ela não era tão ruim assim. Se aquilo é ser ruim, é porque vocês não conhecem a minha avó. Sei lá, esperei uma avó realmente do mal (como a minha, hahahaha), e não apenas alguém com personalidade forte que acha que pode dominar as pessoas por ter dinheiro e poder.

Tirando Jane, que foi uma personagem engraçadíssima, achei a narrativa pobre e muitas vezes sem nexo. Isso sem contar as “falhas” que acredito não terem sido problema da tradução. Por exemplo, em um determinado ponto Jane diz que tem 17 anos, em outro, 16. Como ela não era gêmea de Norrie e nem adotada, era claro que tinha 16, apesar de parecer bem mais madura e consciente do mundo ao seu redor que a irmã mais velha. E falando na Norrie, em certo momento foi citado que o rapaz por quem ela se apaixonou era sete anos mais velho que ela... Ela tinha 17, ele 25, só nas minhas contas que isso dá 8? Foram pequenas falhas que me irritaram durante a leitura e que me fizeram pensar que a autora não foi cuidadosa o bastante. Ou talvez eu esteja equivocada e realmente tenha sido a tradução, mas acho difícil ocorrer esse tipo de erro com palavras tão fáceis. Obviamente, a revisão poderia ter tido um cuidado maior.

Enfim, adorei o primeiro livro da NATALIE que a GALERA lançou, mas não gostei e nem recomendo AS CONFISSÕES DAS IRMÃS SULLIVAN.







Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Segunda resenha negativa que eu vejo desse livro, é, acho que ele não tem jeito mesmo. Esses errinhos bobinhos irritam né? Me faz pensar que não tem revisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nat, qual foi a outra? Passa o link? Praticamente todo mundo adorou esse livro, só eu e a Andy odiamos, quero ler mais opiniões negativas, pq estou me sentindo uma chata! Hahaha

      Bjs

      Excluir
  2. A história parece ser bem bobinha sem nenhuma diferencial real. Sabe o que eu estou percebendo? É que ultimamente as editoras estão fazendo sinopses cada vez mais floreadas a respeito do livro para despertar o interesse de comprar no leitor, mas que acabam decepcionando que lê justamente porque não encontramos naquela história aquilo que imaginávamos. Apesar de saber que esse é um artifício do marketing, não concordo nem um pouco com isso.
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Sempre colocam uma sinopses que praticamente contam tudo do livro e quando chega na hora deixa a desejar, por isso nao sou muito chegada a livros juvenis, tudo parece muito clichê

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.