13 de fevereiro de 2015

RESENHA: AMY & MATTHEW - Cammie McGovern (Ed. Galera Record)



Boa tarde, pessoal!

Vou encerrar essa semana com a resenha de um livro gracinha que recebi da GALERA RECORD: AMY & MATTHEW da CAMMIE McGOVERN.

Amy & MatthewAMY & MATTHEW
CAMMIE McGOVERN
Editora: RECORD              
Ano: 2015                  
Nº págs: 336
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Amy & Matthew - Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.

A GALERA RECORD já começou 2015 mimando os parceiros. Enviou de surpresa, para todos nós, AMY & MATTHEW. Apesar de parecer uma fofura, esse livro não fazia parte dos meus planos de leitura, mas, como acho chato receber esses livros de ações especiais e não lê-los, resolvi encarar. A princípio achei que seria uma tortura, pois seria mais um desses romances adolescentes e blá, blá, blá, mas quando deixei o preconceito de lado e resolvi ler a sinopse, percebi que tinha algo diferente em minha frente.

Os protagonistas são o diferencial desse romance. Amy não é a loira linda, popular, cheia de admiradores e de pensamento curto; estereótipo comum em muitos desses livros. Ela é loira, sim, mas tem uma deficiência física que a impede de falar, torna a ação de andar bastante difícil, e o ato de comer em público algo desesperador. Frente a uma protagonista assim, é complicado não ficarmos com o coração pequenininho. Mas se engana quem pensa que Amy é uma garota infeliz. Pelo contrário, ela é alto astral, MUITO inteligente, tem uma personalidade interessante e não vê seus problemas como motivos para ser infeliz. Isso, claro, até Matthew aparecer em sua vida e dizer que não acredita que ela possa se sentir tão satisfeita sendo quem é.

Sério, no começo abominei Matthew! Que direito ele tinha de falar uma coisa dessas para Amy? Minha vontade foi de entrar no livro e dar um sacode no rapaz. Mas, Amy o adorou justamente por ter dito a verdade logo de cara para ela, e isso fez com que uma amizade linda e sincera entre eles fosse surgindo.

Quando os problemas de Matthew começaram a ser explorados, pensei que fossem apenas algumas manias, nada que devesse entrar em pauta como preocupação. Porém, conforme a narrativa foi evoluindo, deu para ver como as manias foram crescendo e corroendo o tempo e a vida de Matthew.

McGOVERN desenvolveu uma história muito linda, com dois personagens “problemáticos”, cada um a sua maneira, mas sendo capazes de tudo um pelo outro. A amizade entre eles foi linda, mesmo que em muitas passagens parecesse mais uma relação de dependência que de qualquer outra coisa. Em algumas situações senti até mesmo que Amy explorava Matthew por sua bondade, ou que abusava da amizade e consideração do rapaz, mas eles se entendiam a sua maneira.

Não classificaria AMY & MATTHEW como uma história de amor, e sim como uma história de desencontros, pois é isso o que realmente acontece nesse enredo, o desencontro de duas pessoas que tinham tudo para apostar no futuro.

Não achei um livro triste, mesmo tendo me arrancado lágrimas e tendo passagens bem dramáticas. Mas foi fácil ver que CAMMIE quis falar de diferentes tipos de liberdade em seu livro, e foi exatamente isso o que conseguiu. Apesar das muitas tristezas e situações delicadas que os personagens passaram, foi possível perceber que eles ansiavam e buscavam por diferentes e vários tipos de liberdade e libertação. 

AMY & MATTHEW foi uma história linda, profunda e com uma belíssima lição. Era um livro que eu não pretendia ler e com certeza teria me arrependido se não tivesse mergulhado nessa narrativa. Comprem lenços e leiam! 


Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Oi Mari!

    Infelizmente não consigo tirar da minha cabeça que esse livro é uma cópia (ou quase isso) de "Eleanor & Park". Tudo bem que os livros possuem histórias diferentes, mas ainda assim se assemelham demais. A começar pela capa e pelo nome. Esse fato me dá um total desânimo de ler esse livro. Tenho medo de ficar comparando as duas histórias e não gostar nem um pouco.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha exatamente a mesma impressão que você, de que era mais um romance adolescente. Isso que da não ler a sinopse! Achei interessante os dois serem problemáticos, cada um a sua maneira, e fiquei bem curiosa com o problema de Matthew.

    ResponderExcluir
  3. Desde que li "A Culpa é das Estrelas" fico com medo de ler qualquer outro livro que trate de encontros e desencontros porque sei que vou chorar e ficar com o coração partido no final. Mas uma coisa que eu sempre fico admirada com esses enredos é a capacidade que alguns autores de nos fazer sentir que por mais que tenham dificuldades, esses personagens conseguem encarar a vida de uma maneira tão mais real e bela. Fico feliz que você tenha gostado de um livro mais juvenil. ^^
    Beijos,
    Isa | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito chegada a livros de drama (não gosto de chorar), mas parece muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a sinopse, e só por ela já leria o livro. A capa é linda e a história me parece sensível e comovente. Gosto muito de tramas envolventes, que te fazem repensar teus conceitos e vão muito além de um romance. Esse me parece um exemplo perfeito disso. Muito ansiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Eu amo livros que me fazem refletir sobre a vida em si, os caminhos que seguimos e as coisas que damos importância, um bom exemplo disso é Um certo verão de David Baldacci, uma excelente lição de vida mesmo, e creio que Amy & Matthew seja nesse estilo, dada às resenhas que já li (todas positivas por sinal), com certeza será uma leitura deliciosa e com um grande aprendizado.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros que me fazem refletir sobre a vida em si, os caminhos que seguimos e as coisas que damos importância, um bom exemplo disso é Um certo verão de David Baldacci, uma excelente lição de vida mesmo, e creio que Amy & Matthew seja nesse estilo, dada às resenhas que já li (todas positivas por sinal), com certeza será uma leitura deliciosa e com um grande aprendizado.

    ResponderExcluir
  8. Eu não fazia ideia da história linda desse livro! Nunca procurei me informar mais a fundo.
    Desejo loucamente ele, pois adoro livros assim, com uma pegada mais de reflexão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Nossa, eu li a sinopse e achei que seria um livro extremamente triste e frustrante -por causa desses desencontros-, mas lendo a resenha, vi que não é bem assim. Gostei dessa amizade sincera deles e, cara, quem não é problemático? Todo mundo tem problemas, maiores ou menores, e é tão bom ter um amigo pra dividir tudo contigo. E no caso deles, que vira algo a mais... Eu realmente espero que esses "desencontros" virem um encontro no final, se não eu vou chorar, kkk. Já está na minha lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Estou completamente apaixonada por essa resenha e esse livro!!!! Apesar de já terem dito que o final deixa a desejar cada dia mais tenho vontade de ler esse livro!!!
    Bianca Valente

    ResponderExcluir
  11. Oi! :)

    Estou apiaxonada por esse livro desde que vi que seria lançado! O livro parece ser maravilhoso, é um tipo de leitura que me agrada e muito.
    Como eu sou chorona, tenho certeza que vou derramar muitas lágrimas o lendo.

    Ainda bem que você o leu! <3

    Beijos!

    http://dreams-books-love.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para ler este livro . Adorei sua resenha e creio que sentirei essa satisfação , a história parece ser linda .

    raquelsalvatore155@gmail.com
    http://raquel-ebooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler....teve gente que achou sem graça mas eu acho que vou gostar...heheheh

    ResponderExcluir
  14. Olá! Acho muito bacana esses livros que refletem esses tipos de problemas, como a deficiencia física dela. É muito envolvente saber como as pessoas que passam por isso se sentem. Sei lá, eu acho bem bacana.
    Adorei a resenha!

    Beijos ;*
    Resenhista LivreandoFacebook | e | Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  15. Não sei bem o que dizer. Houvi muito barulho por causa desse livro, quase todos dizendo o quanto é fofo/dramático/importante/e blá blá blá. Eu leio esse tipo de livro mais para poder conversar a respeito com outras pessoas do que propriamente por gostar da forma como são escritos. Tipo, essas histórias dramáticas e apelativas normalmente me irritam e nunca são boas realmente. Mas há alguns que se sobressaem e são legais, então vou dar uma chance para esse, quem sabe? ^^

    ResponderExcluir
  16. Olá Mari! Este parece ser um livro daqueles que você realmente tem que parar para pensar. Refletir sua postura perante casos da vida real que você conhece e não dá tanto valor. A maioria das vezes as pessoas com deficiência são ignoradas pela nossa sociedade. Quero ler este livro para aprender melhor a lidar com este tipo de problema. Obrigado pela resenha instrutiva que você nos deu!

    ResponderExcluir
  17. Olá Mari! Este parece ser um livro daqueles que você realmente tem que parar para pensar. Refletir sua postura perante casos da vida real que você conhece e não dá tanto valor. A maioria das vezes as pessoas com deficiência são ignoradas pela nossa sociedade. Quero ler este livro para aprender melhor a lidar com este tipo de problema. Obrigado pela resenha instrutiva que você nos deu!

    ResponderExcluir
  18. Fiquei encantada com a história e os personagens. Não imaginava que fosse tão bom assim. Você conseguiu me deixar curiosa a respeito da vida desses dois. Espero conseguir ler logo. Valeu pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu tambem nao dava nada por esse livro, achava que era so um romance com seus draminhas tipicos. Agora estou curiosa para ler o livro, a Amy e Matthew parecem ser personagens bem diferentes dos outros livros dramaticos.

    ResponderExcluir
  20. Eu estou muito curiosa para ler esse livro. Li resenhas bem positivas e acho que vou gostar. ;)

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li esse livro mas espero me emocionar tanto quanto você.
    A capa tem alguma coisa a ver com a história? A sua resenha foi a primeira que li que não compara esse livro a Eleanor & Park ou A Culpa é das Estrelas. Ainda bem. rs,
    Adorei. Preciso ler esse livro.

    bjs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nil, ainda não Li Eleanor, por isso não tive como comparar, mas confesso que achei as capas MUITO parecidas.

      Bjs

      Excluir
  22. Eu imaginava que era bem clichê e bobinho
    Parece que me enganei =)

    ResponderExcluir
  23. Mari!
    É um livro com enredo diferenciado, onde os protagonistas se encontram de certa forma e depois acabam descobrindo que não era bem da forma que imaginavam.
    Gostaria de ler para aprender um pouco mais sobre as deficiências de ambos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  24. Um livro interessante e curioso. Um tipo que leitura que faz meu gosto e com certeza amarei ganhar. Amy me parece altiva e com manias, mas a amizade deles fluia e eu gostaria de saber todo o enredo com certeza. bjkinhas

    ResponderExcluir
  25. Por ser um livro parecido(até achei que era) da autora de Eleanor e Park, fiquei muito curiosa pra ler, e a cada resenha que leio já quero comprar muitos lenços como você falou Mariana, estou louca pra sentir tudo que esse livro tem pra oferecer, não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  26. É muito bom quando somos surpreendidos positivamente com um livro, não é?!?! Confesso que também achei que essa trama era um romance adolescente bem clichê, mas também me enganei completamente. O que achei interessante é que a autora colocou limitações diferentes para as personagens. Em uma, a limitação é mais física, no outro, mais psicológica. Enfim, quero muito ter a oportunidade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Gente estou encantada com a resenha... Se já estava com vontade de ler este livro, agora então... Queria tê-lo em mãos agora.... Mas já sei que vai prometer algumas lágrimas, então vou providenciar uma caixinha de lenços... Rsrsrs...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  28. Nossa não imaginei que esse livro podia ser tão poético e profundo.
    Achei que era mais um New Adult chatinho e sem tempero, mas, pela sua resenha, vi que tem bons pontos de reflexão ai.
    Parece, contudo, ser muito triste e sem um final feliz.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa não imaginei que esse livro podia ser tão poético e profundo.
    Achei que era mais um New Adult chatinho e sem tempero, mas, pela sua resenha, vi que tem bons pontos de reflexão ai.
    Parece, contudo, ser muito triste e sem um final feliz.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. não sei pq quando vejo essa capa lembro de Eleonor & Park, mas ok.
    gostei da resenha, parece ser um livro muito bom, apesar de eu não estar num clima de ler algo tão adolescente com muito drama e fofuras.
    mas se eu ganhar pretendo ler, com certeza!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.