6 de fevereiro de 2014

RESENHA: A FESTA DE DIVÓRCIO - Laura Dave (Ed. Bertrand Brasil)



Bom dia, pessoal.

A resenha de hoje é sobre A FESTA DE DIVÓRCIO, da LAURA DAVE, lançado pela BERTRAND BRASIL no fim do ano passado.

A Festa de DirvórcioA FESTA DE DIVÓRCIO
LAURA DAVE
Editora: BERTRAND BRASIL                                  
Ano: 2013                  
Nº págs: 294
Gênero: Chick Lit

SINOPSE: A festa de divórcio conduz o leitor à vida de duas mulheres que se encontram nos extremos opostos do casamento, uma se divorciando e outra no momento de confirmação do relacionamento dos sonhos. Apesar de todas as diferenças – distância, condição financeira, idade – Gwyn e Maggie têm uma coisa em comum: ambas estão em uma encruzilhada e enfrentam as mesmas perguntas: até que ponto você deve se esforçar para ficar com a pessoa que ama? Quando é hora de desistir?
O best-seller de Laura Dave apresenta um costume cada vez mais comum nos Estados Unidos: a celebração do rompimento amoroso. Talvez para os brasileiros isso seja estranho, mas para o povo do país norte-americano, este momento, quando consensual, deve ser celebrado. Isso porque os envolvidos foram corajosos pela decisão e porque agora os dois poderão ser finalmente felizes, mesmo que com outras pessoas.
Laura chega à raiz das questões mais importantes e faz o leitor acreditar em todas as faces do amor, até a do divórcio.

Ao ver o título A FESTA DE DIVÓRCIO fiquei imediatamente interessada, com esse nome, tinha certeza que o livro me faria rir horrores e seria um chick lit fantástico. Mas fui enganada! Estava certa de ter deliciosas gargalhadas com a leitura, mas A FESTA DE DIVÓRCIO mostrou-se um livro tocante, profundo e com muitos ensinamentos sobre o amor.

A história envolve três gerações da família Huntington: Anna e Champ, o apaixonado casal que passa o resto de seus dias na Hunt Hall, a enorme mansão que “sobreviveu” a um terrível furacão. Seu filho, Thomas e a nora, Gwyn, que estão dando a festa de divórcio após permanecerem 35 anos casados e vivendo em Hunt Hall; o neto, Nate e a noiva, Maggie, bem como a neta, Geórgia, grávida de 8 meses e meio, de Denis, com quem namora a apenas 10 meses e meio.

A primeira vez que Maggie vai conhecer a família do noivo vai ser na reunião da inusitada festa de divórcio. Após tantos anos de casados, Thomas e Gwyn resolvem se separar, aparentemente, por causa do crescente fascínio que Thomas passou a sentir pelo budismo.

A princípio realmente achei que a história penderia para o humor, afinal, pareceu completamente engraçado que Thomas quisesse se separar da esposa para se dedicar a uma religião. Como gosto muito de histórias com fanáticos religiosos, pensei que Thomas seria apenas mais um personagem desse tipo, e que Gwyn, no fim das contas, iria contas grandes histórias sobre o marido e tirar sarro de sua situação religiosa, mas, conforme Gwyn ia contando sobre sua vida e seu casamento, vamos percebendo a amargura na fala da personagem, o que faz nossa ficha cair e compreender que a separação não deve ser apenas por causa da religião.

De fato isso é verdade, conforme a personagem vai se expondo, expondo seus sentimentos, vamos compreendendo o porquê de algumas vezes ela soar tão ressentida em suas lembranças. Thomas, que no início parecia apenas um cavalheiro excêntrico, vai caindo em nosso conceito e mostrando que tem falhas de caráter, como qualquer ser humano, mas é com seu personagem que a autora mostra como a mentira pode ser destrutiva em uma relação.

Na figura de Maggie e Nate, LAURA DAVE, explora como os segredos do passado podem afetar um relacionamento no presente. Confesso que apesar de ter me apaixonado pelo casal, tê-los considerados fofos e torcer por eles, não entendi a crise que se instalou no noivado após o descobrimento do segredo. Claro que toda e qualquer mulher ficaria magoada com o que Maggie descobriu sobre Nate, mas, na leitura, percebemos que em momento algum Nate escondeu os fatos por maldade ou para causar algum mal a Meggie, também não vou dizer que o fez para preservá-la, pois fica claro que as meias verdades foram um modo de Nate fugir do passado que tanto o magoou. Ambos os personagens carregavam traumas do passado, mas enquanto Maggie se abriu e contou para o noivo tudo a seu respeito, ele se retraiu e escondeu coisas importantes dela, fazendo com que ela se sentisse traída. Até entendo, respeito e concordo com ela nesse ponto, em qualquer tipo de relação é muito ruim sentir que você se doa por completo enquanto a outra parte parece ser apenas um espectador, contudo, considerei algumas atitudes de Maggie, após a descoberta do segredo, muito infantis, e não condizentes com o modo como a personagem vinha se comportando até ali, pois, em um ônibus de viagem, ela passa por uma situação com uma conhecida do noivo que faria qualquer mulher ter um chilique, enquanto que ela foi completamente madura e adulta para lidar com a situação de um jeito surpreendente.

Geórgia e Denis são personagens secundários, mas brilhantemente construídos, como todos os outros. É com esse casal que a autora explora as dúvidas e incertezas de um relacionamento que está no começo. Enquanto Geórgia bota muita fé no homem que escolheu, todos ao seu redor pensam o contrário, e é muito gostoso ler sobre a história dos dois, pois a incerteza dos outros vai passando para Geórgia e para o leitor, ao mesmo tempo que as certezas de Geórgia vão passando para gente, o que nos deixa em meio a um fogo cruzado, sem saber para qual lado ir.

 A FESTA DE DIVÓRCIO foi um livro completamente diferente do que imaginei. Pensei que iria dar altas gargalhadas, mas o que tive foi muito ensinamento: das diferentes formas do amor, das diferentes formas de convivência, das diferentes visões que cada um tem do relacionamento que está e sobre o dos outros, mas, principalmente, das diferentes formas de amar, de se deixar amar e de voltar a amar. Livro LINDO! Recomendadíssimo!



  

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fiquei interessada, parece um livro bem reflexivo. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.