19 de dezembro de 2013

RESENHA: NOVEMBRO DE 63 - Stephen King (Suma de Letras)



Boa tarde, pessoal.

A resenha de hoje é sobre NOVEMBRO DE 63, do maravilhoso mestre KING, lançado pela SUMA DE LETRAS.

Novembro de 63SINOPSE: A vida pode mudar num instante, e dar uma guinada extraordinária. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade do Maine. Enquanto corrigia as redações dos seus alunos do supletivo, Jake se depara com um texto brutal e fascinante, escrito pelo faxineiro Harry Dunning. Cinquenta anos atrás, Harry sobreviveu à noite em que seu pai massacrou toda a família com uma marreta. Jake fica em choque... mas um segredo ainda mais bizarro surge quando Al, dono da lanchonete da cidade, recruta Jake para assumir a missão que se tornou sua obsessão: deter o assassinato de John Kennedy. Al mostra a Jake como isso pode ser possível: entrando por um portal na despensa da lanchonete, assim chegando ao ano de 1958, o tempo de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Após interferir no massacre da família Dunning, Jake inicia uma nova vida na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas. Mas todas as curvas dessa estrada levam ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado... com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, livro inédito de Stephen King, a viagem no tempo nunca foi tão plausível... e aterrorizante. 

Amo STEPHEN KING com todo meu coração. Para mim, essa coisa de rotularem ele como mestre do terror não cola. Ele é um mestre, sim, mas de todos os gêneros, pois por todos os campos da escrita que esse homem passa, consegue brilhar, deixar sua marca e expressar muitíssimo bem a que veio.

NOVEMBRO DE 63 foi uma surpresa gigantesca. Quando vi as notícias sobre o livro, imaginei que KING faria seu personagem voltar no tempo, evitar a morte de Kennedy, e então passaria a mostrar como o mundo teria se desenvolvido com a falta desse acontecimento. Na verdade, pensei que teria em mãos um livro mais político, com críticas ao capitalismo, etc. Ao iniciar a leitura, foi exatamente isso que encontrei: Jake, o personagem principal, tinha a incumbência de mudar o passado. Porém, acreditei que haveria apenas uma introdução sobre essa parte e que logo o livro passaria a analisar o presente, caso Kennedy tivesse continuado seu mandato. Só que, quanto mais eu lia, mais percebia que isso estava longe de acontecer, e como adoro toda a prolixidade do KING, me estatelei na cama e deixei com que ele me levasse nessa viagem ao tempo.

A verdade é que o foco do livro não é mostrar o presente sem o assassinato, e sim explorar como foi o retorno de Jake até o passado e todos os caminhos que ele teve de percorrer até chegar ao fatídico dia. Como o personagem retorna em 1958, vamos acompanhando sua jornada até 1963, ou seja, passamos a saber todos os detalhes da vida de Jake durante 5 anos.

E como mestre KING é muito foda, até que cheguemos a 1963, ele vai colocando personagens e situações diante de Jake que faz com que toda hora nos perguntemos as consequências do presente com ele mudando tanto o passado. Quem lê KING sabe que uma das principais características do autor é criar personagens complexos. Por alguma razão, sempre que leio os livros do mestre, sinto uma angústia tremenda dentro do peito por conta dos personagens. Eles são tão completos, tão reais, que é impossível não sentir que aquilo tudo poderia estar acontecendo com algum conhecido.

Aliás, por mais fictício que seja um livro do KING, não sei por que cargas d’água, ele SEMPRE me convence que aquilo é provável de acontecer. Por mais estranho que possa parecer voltar no tempo, a história apresentada para que isso acontecesse me pareceu bastante plausível e possível de tornar-se real. E isso é uma das coisas que mais gosto em suas narrativas, a sensação de sentir que tudo aquilo poderia vir a acontecer.

Em meio a essa história política, KING descreve como o verdadeiro amor, de repente, conseguiu acertar em cheio o coração de Jake, um homem que até então parecia frio e sem sentimentos. O modo como o relacionamento é retratado é absurdamente perfeito. Nada daquela melosidade sentimentalista, e, sim, dramas reais que afetam os personagens por causa do segredo de Jake em ser um homem do futuro.

Essa premissa de política, amor e viagem no tempo, me lembrou MUITO de A ZONA MORTA, meu livro preferido do KING. É inacreditável, como nesses dois livros, ele consegue criar personagens tão profundos e humanizados. Mais incrível foi que ao mesmo tempo em que vi tantas semelhanças, achei os dois livros completamente diferentes, com protagonistas de personalidades diferentes, mas com a mesma boa essência dentro do coração.

Acompanhar a missão de Jake até 1963 foi extremamente prazeroso. Mesmo com uma tarefa a cumprir, o personagem consegue passar por várias ramificações e tornar uma mais interessante que a outra. São situações que nos causam dor, sofrimento, angústia, felicidade... KING consegue colocar uma carga de drama tão elevada e realista em suas ficções, que é impossível não se sentir sugado para dentro do universo que ele cria para cada uma de suas obras.


NOVEMBRO DE 63 é um livro incrível, com um final belíssimo e que me fez ir as lágrimas. Obviamente um livro 5 estrelas que vai agradar a todos.


FICHA DO LIVRO

                  NOVEMBRO DE 63
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2013                   
Nº págs: 736
Gênero: Suspense, Romance, Drama

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. É bom saber que o livro vale a pena.
    Sou muito fã do King, sempre estou lendo algum livro dele, e agora com Novembro de 63 nao vejo a hora do livro baratear pra eu comprar.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler algo do King. Pensava em começar por um dos antigos, mas acho que vou começar por esse pois adoro viagens no tempo.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meu melhor livro de 2013 (está lá na retrospectiva literária rs)!!!
    Assim como você, sou louca pelo Stephen King, e para mim, essa obra é uma das melhores dele (embora eu ainda precise ler muita coisa do mestre).
    Amei sua resenha. Simplesmente demais!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a ter um certo interesse em ler algo do King, por causa da Soraya Abuchaim. rs Sério ela fez resenha deste livro e de vários outros e ainda me diz que os livros são perfeitos. Preciso ler. rs

    E sua resenha não é diferente.

    Beijos Fê
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Por enquanto este livro é o que mais gostei até hoje. Achei que foi muito bem explorado o tema de viajem no tempo pelo King.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.