11 de dezembro de 2013

RESENHA: A GUERRA DOS FAE: AS CRIANÇAS TROCADAS - Elle Casey (Ed. Geração Jovem)

Oi, gente!

Hoje vou falar de um livro que sem dúvida vai para a lista dos melhores de 2013: A GUERRA DOS FAE: AS CRIANÇAS TROCADAS, da ELLE CASEY, lançado pela GERAÇÃO JOVEM.

As Crianças Trocadas 


SINOPSE: Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?






Nunca havia ouvido falar dessa série, e confesso não ter ficado tãããão empolgada quando o livro chegou, mas, após ler o primeiro capítulo, foi amor à primeira lida!

É impossível começar a ler AS CRIANÇAS TROCADAS e não morrer de amores por Jayne, a protagonista. Depois de uma leva de livros com uma mesmice descomunal em relação às protagonistas, venho tendo a imensa sorte de me deparar com moçoilas completamente diferentes das “mimizentas” que estão rondando por aí. Por seu caráter, força, atitude, coragem e humor, Jayne foi mais uma personagem adolescente que fugiu dos padrões e conquistou meu coração.

A narrativa de CASEY é fabulosa. O livro termina antes mesmo de você conseguir respirar, tão interessante é o universo e os personagens que a autora criou. Um dos aspectos mais positivos do livro, além da protagonista, claro, é a linguagem.  Simples, sem rodeios, e com MUITOS palavrões, o que pode parecer errado para uns, mas que quando conhecerem Janey, vão perceber que eles se encaixam perfeitamente em sua personalidade de adolescente rebelde, meio agressiva, mas ao mesmo tempo doce e dedicada. São exatamente esses palavrões que dão um tremendo toque de humor a narrativa.

Aliás, o humor é o diferencial nesse livro. Geralmente, os livros de fantasia têm toda aquela tensão do descobrimento, um suspense sobre o que os personagens vão encontrar, etc... Quase não se vê sarcasmos, ironias e tiradas, o que tem de sobra em AS CRIANÇAS TROCADAS, principalmente a cada linha em que Janey abre a boca.

Além disso, a autora aborda a amizade de um jeito extremamente belo, mostrando laços fortes e profundos. A história começa a se desenvolver após Janey ter passado por uma situação bastante delicada com o namorado da mãe, após isso, seu melhor amigo, Tony, resolve que é hora de eles “sumirem” por aí. Se Janey já era uma personagem incrível, ao lado de Tony ela se torna fenomenal. Esse rapaz faz com que a protagonista brilhe ainda mais, e mesmo assim ele consegue ter um lugar cativo em nosso coração, pois, igualmente Janey, ele é um cara incrível e um amigo para toda hora. Poucos são os livros que abordam a amizade da forma como CASEY fez, e, após ver tudo que Tony está disposto a fazer pela amiga, só conseguimos fixar um mantra na cabeça: “quero um amigo como o Tony, quero um amigo como o Tony”.

Em relação ao universo dos Fae... I-N-I-G-U-A-L-Á-V-E-L! Hora que a autora coloca um grupo de crianças na floresta, para passarem por tarefas de sobrevivência, é de tirar o fôlego, não dá nem pra piscar. Os seres que eles vão encontrando, os obstáculos que vão tendo que enfrentar e a magia que cerca a floresta, nos deixam encantados e com um sorriso bobo nos lábios por ver o desenvolvimento tão criativo que a autora conseguiu dar. Digo isso porque CASEY criou um mundo de fantasia diferente, mas nem tanto, ou seja, muitos dos seres e situações presentes em AS CRIANÇAS TROCADAS, já vimos em outras histórias, mas a autora narra de uma forma tão singular e gostosa, que faz termos a sensação de que tudo é inédito.

Sobre o final... Que forma incrível de terminar um primeiro volume!


Estou apaixonada pela série A GUERRA DOS FAE e não vejo à hora do próximo ser lançado. Estejam certo que é mais uma série que entrou para minha lista de queridinhas *_*


FICHA DO LIVRO


A GUERRA DOS FAE: AS CRIANÇAS TROCADAS
ELLE CASEY
Editora: GERAÇÃO EDITORIAL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 288
Gênero: Aventura, Fantasia

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Nossa, esse livro parece ser muito interessante! Estou boba de não ter ouvido falar dele antes. Me pareceu uma mistura de Jogos Vorazes com fantasia, o que só pode dar em algo ótimo. E como eu amo personagens badasses e histórias de melhores amigos, tenho certeza que vou amar, então pretendo ler o quanto antes.

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei! Fiquei curiosa!
    Amei a resenha e com certeza vou querer ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Adoro fantasia, e pelo visto essa é daquelas maravilhosas. Vou ver se consigo. Ótima resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Me apaixonei só pela resenha... Imagina quando ler rs
    Sempre crio uma enorme expectativa quando leio a frase "melhor livro que li no ano"... Quero muito conhecer, porque além disso, a capa é LINDA!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Eu ja li e achei o livro muito interessante, alguem poderia me contar quando vai lançar o livro dois (call to arms) ou se ja tem, em português?

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é linda demais, chama bastante atenção. Já comentei aqui no blog que as suas resenhas sobre esses livros estão me deixando com muita vontade de ler. Já quero fazer a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.