14 de dezembro de 2013

RESENHA: FRANKENSTEIN: VIDA E MORTE - Dean Koontz (Ed. Prumo)



Oi, gente!

Quinta-feira postei a resenha de FRANKENSTEIN: CIDADE DAS TREVAS, segundo volume da trilogia do DEAN KOONTZ, lançado pela editora PRUMO. Hoje vou falar do terceiro livro: FRANKENSTEIN: VIDA E MORTE, que encerra essa primeira trilogia. Sim, teremos outra trilogia da série! \o/
   
Frankenstein: Morte e VidaSINOPSE: As coisas não estão indo totalmente de acordo com o plano de Victor Hélios. As criaturas, que deveriam obedecer só a ele e substituir os humanos em uma nova ordem mundial, estão saindo do controle. Atraídas pela liberdade e pela vontade de darem um sentido a sua existência, driblam os mecanismos de controle e começam uma matança na esperança de se apoderarem da essência humana. 
Werner, criatura grotesca, criada por Hélios para ser o seu guarda pessoal, está deliberadamente ingerindo outras criações de seu mestre. Chameleon, um ser furtivo designado para assassinar humanos, começou a sua missão sem receber a ordem e agora ameaça a própria existência de Victor Hélios. 
Os detetives O'Connor, Maddison e o gigante Deucalião precisarão unir suas forças em uma aliança improvável com criaturas do próprio Hélios, para colocarem um ponto final em toda esta loucura. A revolta paira no ar, mas nenhuma vitória vem sem sacrifícios.

Vocês viram na resenha dos dois livros anteriores que fiz milhares de elogios à série, o primeiro livro, inclusive, indo para minha lista de favoritos. Os demais só não foram por não ter uma história policial tão evidente, que, como vocês sabem, é o gênero que mais gosto, mas todos da série receberam 5 estrelas, porque são merecidíssimas.

Esse terceiro volume me agradou muito, primeiro porque não houve uma retomada de fatos anteriores, como aconteceu em CIDADE DAS TREVAS. Desde o início VIDA E MORTE foi recheado de ação e mistério. E depois, porque mesmo deixando meio de lado a parte investigativa e sobrando muita ficção científica, ainda assim, o livro conseguiu ser incrível, simplesmente porque a narrativa de KOONTZ é contagiante e o universo que ele criou nos deixa embasbacados tamanha enormidade do que vai acontecendo.

Nesse volume, o império de Vitor ainda está se despedaçando, mas o cientista louco sempre se acha por cima. Os policiais Carson e Michael resolvem caçá-lo de qualquer forma, o que garante boas e muitas cenas de ação. Mas, o que mais chama a atenção nesse volume são as novas “criaturas”. Uma, criada por Vitor no laboratório, que age de forma assustadora e é capaz de monstruosidades enormes; outra, um serzinho, muitas vezes comparado a um duende ou um troll; seu nome é Joko e junto com Erika Cinco, esposa de Vitor, conquista o coração do leitor. A dupla foi inserida num contexto extremamente interessante e não imaginado nos volumes anteriores. A parceria é fantástica e os dois roubam o terceiro volume para eles, como se todos os outros personagens e fatos, por mais importantes que parecessem, fossem diminuídos pelo brilhantismo do enredo que circunda esses dois.

No segundo volume, Erika fez uma descoberta dentro da mansão de Victor, que nos é revelada de forma surpreendente e assustadora em VIDA E MORTE, mas ao mesmo tempo faz com que fiquemos com cara de bobos e felizes, pensando “Porra! Que foda! Esse Vitor é mau, mas é MUITO inteligente”

Quanto à Deucalião, o personagem continua como nosso heroi, porém, como disse anteriormente, Erika e Joko roubam muitas cenas do livro, o que faz com que a maioria dos personagens passem meio despercebidos por nós, afinal, já demos bastante atenção a eles nos volumes anteriores, e agora sentimos uma vontade imensa de explorar o que a dupla vai fazer.

Em relação ao final: MAGESTOSO! Realmente incrível e impressionante. Adorei a forma como KOONTZ fechou a trilogia, pois se os livros terminassem realmente nesse ponto, trariam um final completamente satisfatório, instigante, e que nos deixaria com a imaginação correndo solta acerca do que poderia acontecer futuramente; mas o final também é possível de trazer uma continuação, que foi o que o autor fez, está lançando uma nova trilogia com essa premissa, contudo, apenas dois livros dessa segunda trilogia foram lançados lá fora e por aqui, nem sinal deles L Por isso, o jeito é fazer uma imensa torcida para que a PRUMO continue publicando os livros, que são realmente incríveis, e como eu disse na resenha de CIDADE DAS TREVAS, é o tipo de série capaz de agradar a todos, pois todos os gêneros estão mesclados na obra.


Trilogia mais que fantástica e recomendada. Leiam sem medo de se decepcionarem! ;)



FICHA DO LIVRO

FRANKENSTEIN: VIDA E MORTE
DEAN KOONTZ
Editora: PRUMO
Ano: 2013                   
Nº págs: 392
Gênero: Policial, Suspense, Ficção, Sobrenatural



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Tenho os dois primeiros livros desta trilogia e gostei muito deles, são ótimos e aterrorizantes ao mesmo tempo, haha. Só que uma desvantagem é que são muito caros, e além disso não são muito divulgados.
    Gostei da resenha e estou com vontade de fechar esta trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Eu definitivamente preciso ler essa série. O que você fala sobre esses livros me deixa super curiosa. Preciso arranjá-los.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha... acho que fiquei com muita vontade de ler hahaha
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Terminei a leitura ontem da trilogia, tbm adorei e quero muito ler os outros dois, vamos pedir pra Prumo nas redes sociais para lançarem imediatamente.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.