6 de dezembro de 2013

RESENHA: FELIZ NATAL, ALEX CROSS - James Patterson (Ed. Arqueiro)



Oi, gente.

Hoje vou falar sobre o último livro que a ARQUEIRO lançou do JAMES PATTERSON: FELIZ NATAL, ALEX CROSS.
  
Feliz Natal, Alex CrossSINOPSE: É véspera de Natal, tempo de paz e fraternidade Infelizmente nem todos pensam assim. Após deter um ladrão que estava roubando a caixa de doações da igreja, tudo o que Alex Cross quer é ter uma noite feliz com sua família. Mas, para tristeza de seus filhos, de Bree e de Nana Mama, o detetive será convocado para solucionar não apenas um, mas dois casos no feriado. Numa bela mansão, uma família é mantida refém Alex atravessa a cidade rumo a uma das regiões mais nobres de Washington. Henry Fowler, um famoso advogado que viu sua vida e sua carreira serem arruinadas, ameaça matar os filhos, a ex-mulher e seu novo marido. Psicótico e viciado em metanfetamina, Fowler precisa ser detido. Mas a pergunta que não sai da mente do psicólogo que habita em Cross é: o que faria alguém tão bem-sucedido afundar dessa maneira? Envenenamento e terror na estação de trem Convocado às pressas pelo FBI, Cross terá que capturar uma antiga inimiga: a terrorista Hala Al Dossari, que foi reconhecida por uma das câmeras da Union Station. Em pouco tempo acontecem mortes e explosões. Mas será esse ataque seu único objetivo? Ou tudo fará parte de um plano maior, capaz de gerar uma catástrofe nacional? 

Gosto muito do PATTERSON, mas tenho o pé meio atrás em relação à série do Alex Cross, pois já foram dois livros que não me agradaram, e infelizmente, três, com FELIZ NATAL, ALEX CROSS.

A narrativa do autor é bastante simplista, sem rodeios e quase sem detalhes. Não é aquele tipo de livro policial que aprofunda em situações e em personalidades, nem que conta com um grande enredo, mesmo assim, acho suas narrativas divertidas e gosto de acompanhar todas as suas séries, mas FELIZ NATAL, ALEX CROSS, foi duro de engolir.

O livro apresenta duas tramas: Henry Fowler, famoso advogado, que decaiu na carreira e resolveu, na véspera de Natal, invadir a casa da ex-esposa para matar ela, seus filhos e o atual marido; e Hala Al Dossari, uma terrorista que no dia de Natal é reconhecida por uma câmera de segurança.

A questão é que pensamos que de alguma forma esses dois casos irão se conectar, mas isso não acontece. O livro deveria ser apresentado como um livro com dois contos, pois tirando a presença de Alex Cross e o Natal, nada indica que é uma narrativa única.

A história do advogado tem uma premissa interessantíssima, mas um desenvolvimento extremamente fraco e ridículo. Quando foram revelados os motivos que levaram Fowler a manter a família refém e querer assassiná-los, fiquei besta com tamanha bobagem. Simplesmente sem pé nem cabeça. A história não convenceu, o personagem pareceu mais idiota do que já estava sendo e o encerramento foi abrupto e boçal.

Já na história da terrorista, algumas páginas a mais foram dedicadas à narrativa, mas mesmo assim não salvou. Igualmente fraca e desconexa. Já não gosto de livros com terroristas, mas quando eles se apresentam tão rasos, fico com a sensação de ter perdido tempo.

A verdade é que os dois casos foram apresentados apenas para mostrar um mimimi desnecessário na casa de Cross na véspera de Natal e no dia. O enfoque do livro foi na falta que Cross fez a família na comemoração da data e o quanto eles reclamaram com saudade do pai, marido e neto. Prova disso foram as resoluções banais dos dois casos para que Cross pudesse voltar a tempo de passar algum momento do Natal com a família. A sensação foi de haver uma boa premissa para desenvolver as histórias, mas que precisaram ter um final contado de qualquer jeito para mostrar que Cross, mesmo sendo tão ocupado e solicitado, é um tipo de super-homem que consegue resolver tudo a tempo de voltar para casa.


FELIZ NATAL, ALEX CROSS foi o segundo pior livro do PATTERSON que já li. Só perde para A LUA DE MEL. E apesar de continuar seguindo todas as séries do autor, preciso dizer que em relação à série Alex Cross, agora vou ter os dois pés atrás.


FICHA DO LIVRO





FELIZ NATAL, ALEX CROSS
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 176
Gênero: Policial


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Estou com um livro dessa série na prateleira, mas ainda não consegui ler.
    Confesso que quando vi esse livro, achei que seria melhor, mas pela sua resenha, também fiquei com um pé atrás rs
    Só lendo mesmo para saber.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  2. poxa linda, que pena que não gostou, ainda não li nenhuma dessas obras! E a capa ficou tão bonita ♥ as vezes parece que fazem apenas pra lançar a obra na época e lucrar né? Eu fiquei até curiosa com esse A Lua de Mel hahahaha li um livro dele, mas era um livro pros jovens/adolescentes, bem mais simplista. Algo como Alex Cross eu esperaria mais detalhes e tudo mais, não sei se vou gostar também!
    Um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  3. Eu já já tinha bastante duvida sobre essa série, e agora acho que não vou ler mesmo. :/

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.