23 de dezembro de 2013

RESENHA: ESCONDA-SE - Lisa Gardner (Ed. Novo Conceito)



Oi, gente!

Aproveitando que sexta teve ação em parceria com a NOVO CONCEITO pela blogosfera, e que hoje recebi os livros de janeiro, vou continuar no clima de NC falar sobre ESCONDA-SE, da LISA GARDNER.

Esconda-seSINOPSE: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns! 

Após o lançamento de VIVA PARA CONTAR, virei fã da autora. Quando soube que a NOVO CONCEITO lançaria mais um livro da LISA quase tive um treco. Amo livros policiais e acho que ela tem uma narrativa fascinante e SEMPRE consegue nos surpreender com algo que jamais imaginamos. Então, quando ESCONDA-SE chegou, fiquei empolgadíssima para ler, mas como havia muitos livros atrasados, fui deixando ele para depois, pois queria saborear cada uma de suas páginas sem ter mil coisas na cabeça.

A semana passada foi super tranquila e finalmente consegui agarrar LISA com as mãos e não soltar até chegar ao último ponto final *_* Que enredo!

Não vou ficar falando do enredo para não correr risco de dar spoilers, portanto, a sinopse vai ter que bastar para aguçar a curiosidade de vocês. O que vou fazer é falar um pouco da empolgação que senti ao ler ESCONDA-SE, e principalmente com a sargento D.D. Warren.

Quem leu minha resenha sobre SANGUE NA NEVE viu que tive alguns momentos de irritação em relação a sargento. Isso porque ela não abria a mente para ver o que se passava ao redor e aceitava apenas averiguar uma linha investigativa, a que ela supôs ser a correta. Já em ESCONDA-SE, a trama envolve TANTOS elementos aparentemente desconexos, que ela atira para todos os lados e investiga TODAS as situações e pistas que aparecem. Além disso, aquela carcaça de policial durona fica intacta e ela fica parecendo uma super mulher, tanto em suas atitudes quanto em suas convicções, conjecturas e suposições. Nesse livro, Warren me conquistou da primeira a última página.

Quanto a Annabelle, a garota que está sempre em fuga, que desespero que dá! Às vezes pensamos que a personagem é louca e paranóica, assim como seu pai. Às vezes temos pena, às vezes raiva. A personagem passa por tantas situações e expõe tantas coisas, que ficamos em dúvida em relação a ela.

O fato de LISA ter escolhido um manicômio como um dos cenários da trama, nos deixa meio malucos também, pois não conseguimos ter certeza de nada do que se passa, afinal, muito do que aqueles personagens que estiveram no hospital, antes de ele ser desativado, contam pode ser mentira ou divagação, por isso, nosso olhar sempre fica atento quando se trata de histórias que retornam ao hospital.

A descrição do cenário em que os corpos são encontrados é terrível! Dá pra sentir a tensão que os policiais sentem ao adentrar no local e a sensação que os toma ao verem os corpos mumificados das seis meninas.

Além disso, contamos com um vilão fascinante, surpreendente e que é um gênio. Mesmo o crime tendo sido cometido no passado, parece que ele sempre estava adiantado às possibilidades e um passo a frente dos que o caçavam. Não sei se fiquei mais surpresa com a revelação de quem era o vilão ou com as motivações dele.

A única coisa que me desagradou no livro foi Bobby, amigo/parceiro/ex-namorado de D.D. e ex-atirador. Na verdade, o personagem tem passagens bem legais em relação à investigação, mas, no que concerne a vida pessoal dele... Um fracasso! A galinhagem do sujeito me irritou ao extremo e achei bem boçal ele arrumar tempo para tal coisa em meio a uma investigação tão séria. Como D.D. é uma personagem incrível, gostaria que tivesse um parceiro a altura.


Tirando isso, ESCONDA-SE é um livro nota MIL que só me fez ficar ainda mais apaixonada pela narrativa da LISA. Espero que para 2014 a NOVO CONCEITO traga mais livros da autora. 



FICHA DO LIVRO

ESCONDA-SE
LISA GARDNER
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2013                   
Nº págs: 400
Gênero: Policial, Suspense

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Eu assisti o filme Hide de 2011, com a Carla Gugino no papel de DD Warren. É bem assustador ver aqueles corpos em mumificação, pendurados no teto de uma caverna feito salames. O filme foi feito para a TV, e eu acho que nunca passou no Brasil, mas dá para baixá-lo em torrent. Eu recomendo! E a sua resenha é excelente.

    Um beijo,

    Angelo

    ResponderExcluir
  2. Pelos seus comentários e empolgação, parece mesmo um livro ótimo. Bela resenha!

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro, descobri que sou apaixonada por livros policiais!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de Viva Para Contar e meio que virei fã da autora também. Finalmente consegui comprar Sangue na Neve e estou louca pra ler. Agora mais um (e pelo visto melhor) livro da Lisa, mal posso esperar pra baixar de preço (tá bem carinho!), fiquei bastante empolgada!!!
    Só uma pena essa capa, as dos livros anteriores eram simples e discretas, e essa meia-mulher cobrindo a capa inteira ficou 'bleh'...

    ResponderExcluir
  5. eu fiquei meio desconfiada de ler esse livro pq amigas minhas tinham opiniões controversas, mas já na sua resenha percebi que o livro tem tantos elementos para ser bom que vale a pena ler! com ctz vai para minha lista :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que eu comecei pelo livro que a D.D. é mais chata e isso se prolongou na leitura de Esconda-se. =/ Não consigo gostar dela, Mari. Na verdade o que eu achei melhor em Esconda-se foi que ela não aparece tanto quanto em Sangue na Neve!
    Poxa, nossos sentimentos com Lisa Gardner às vezes se parecem, às vezes são bem diferentes! Concordo com o que falou sobre o Bobby ser um galinha, mas ele me parece um personagem muito mais humano que a D.D. E o ritmo de Esconda-se para mim não agradou tanto quanto Sangue na Neve...
    Mas o que me deixou chateada com esse livro foi que ele é o segundo da série! E ele tem spoilers do primeiro! E aí, Novo Conceito?! Que mancada.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.