17 de dezembro de 2013

RESENHA: ALMANOVA - Jodi Meadows (Ed. Valentina)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar de ALMANOVA, da JODI MEADOWS, lançamento da editora VALENTINA.

AlmanovaSINOPSE: Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA. A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos? 

Primeira coisa que preciso dizer é que fiquei boba com a leitura. Confesso que mesmo tendo visto o pessoal comentar um monte sobre o livro no twitter, não tive interesse algum em solicitá-lo, isso porque pensava que como a protagonista era adolescente, ela seria cheia de frescuras e o relacionamento amoroso do livro seria cheio de “mimimi”, mas conversando com a Carina, que é quem cuida das parcerias da VALENTINA, acabei por me interessar pelo livro, pois a Ca fez muitos elogios e disse que não tinha essa “frescuraiada” que eu imaginava.

E realmente! Ainda bem que pedi ALMANOVA, pois a história mostrou-se fantástica e as ideias de MEADOWS extremamente criativas e fascinantes. A autora consegue fazer com que Ana, a protagonista, brilhe por todas as páginas, mas que também dê espaço para outros personagens e tramas secundárias se sobressaírem. Aliás, é impossível não criar um laço forte com Ana já nas primeiras páginas, pois, além de a menina sofrer por ser alguém diferente, alguém sem passado, sem experiências, e sem conexões com as pessoas da cidade, ela sofre nas mãos de uma mãe que é um verdadeiro carrasco. Sério! Essa mãe me irritou a tal ponto que tive que parar com a leitura de tão enojada que estava com a personagem.

O pai de Ana resolveu “sumir” para fazer algumas pesquisas, e ela só pode contar com essa mãe, que a humilha e destrata, mas, quando Ana sai de casa, ela encontra em Sam um tutor e um amigo, que a leva a cidade de Heart para conhecer mais sobre seu mundo e tentar descobrir as razões de ela ser diferente, não ser uma reencarnada.

No meio das descobertas, muita ação, intriga, traição, falsidade, maldade, dragões e lutas são mostradas nas páginas de ALMANOVA, o que concede ao livro um ritmo incrível e desesperador, pois a cada pedacinho que lemos, vamos ficando mais e mais curiosos a respeito de tudo, e as informações são dadas aos pouquinhos, o que torna a leitura ainda mais interessante, prazerosa e curiosa.

Os fatos são tantos que muitas e muitas vezes fiquei confusa em relação aos personagens. Ora achava que fulano era do bem, ora que era do mal, e foi bastante difícil tomar decisões durante a leitura, pois sempre que decidia a respeito de um personagem ou situação, MEADOWS apresentava novas informações que faziam a dúvida voltar a pairar.

A história de amor no livro é contada de forma linda e emocionante, da forma que nos toca, mas não nos deixa enjoado de tanto amor. Pelo contrário, a autora encontra o ponto certinho para narrar esse sentimento meio a tanta ação que apresenta no livro. Adoro quando os autores não transformam o amor adolescente em algo maior que sua trama, pois assim conseguimos tirar o melhor das duas situações, sem pegar birra de o sentimentalismo estar encobrindo a história de verdade.

ALMANOVA é mais uma série da VALENTINA que me conquistou e que vai fazer com que fique ansiosíssima aguardando a continuação. Aliás, qual é o problema com a editora? Só nesse semestre me viciaram em TRÊS séries: O PROTETORADO DA SOMBRINHA, O ESTRANHO MUNDO DE JANE TRUE, e agora ALMANOVA. Estou com sério medo deles no próximo semestre, já que em 2014 estarão com muitas novidades. Socorro!


E falando em ALMANOVA, está rolando um Concurso Cultural valendo camiseta e exemplares de ALMANOVA AUTOGRAFADOS! O blog não está promovendo o concurso, pois não li o email a tempo L  Mas segue a lista dos blogs participantes:


São 43 blogs participantes:




Não percam tempo, corram para participar!


FICHA DO LIVRO





ALMANOVA
JODI MEADOWS
Editora: VALENTINA
Ano: 2013                   
Nº págs: 288
Gênero:Sobrenatural, Fantasia

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Fiquei com ainda mais vontade de ler esse livro. Se eu não tivesse tanta vergonha pra tirar foto e participar do concurso... :/ Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. EU PRECISOOOO LER ESSE LIVRO gente! to pobre depois do natal, mas com ctz vou comprar! precisoo! todo mundo fala bem desse livro! to morrendo de curiosidade!

    ResponderExcluir
  3. Me interesso muito pela história do livro, além da capa ser lindíssima. Acho o enredo do livro bastante curioso, e com certeza a leitura será envolvente e difícil de largar antes de chegar ao final. Espero que a oportunidade surja logo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.