29 de agosto de 2013

RESENHA: FALE! - Laurie Halse Anderson (Ed. Valentina)

Oi, gentes!

Hoje vou falar de um livro MUITO comentado e aguardado: FALE! da LAURIE HALSE ANDERSON, lançamento da editora VALENTINA.

Fale!SINOPSE: “Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.”Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Conheci a narrativa da autora com GAROTAS DE VIDRO. Fiquei em completo choque quando li o livro. Forte, dramático e real, GAROTAS DE VIDRO fez com que eu mergulhasse em profundo desespero. Por conta desse livro, aguardei com enorme ansiedade por FALE!

Acredito que a grande maioria saiba do que se trata a história de Melinda, mas, para evitar estragar a surpresa de quem não sabe, não vou contar. O fato é que, como li já sabendo as razões de Melinda ter se calado, tive uma sensação diferente com a narrativa. Acredito que se não soubesse o que aconteceu com a garota, teria considerado ela bastante boba e a narrativa por vezes cansada, e só me surpreenderia com suas atitudes depois de revelados os motivos; mas como já sabia a razão da tristeza profunda pela qual a personagem passava, senti-me completa com a leitura.

Saber o que havia ocorrido com Melinda fez com que eu prestasse mais atenção a cada fato da narrativa, a cada parágrafo que ela narrava, e a cada mínima coisa que ela dizia. Através das próprias palavras dela vamos percebendo suas mudanças de atitude e postura. E ao mesmo tempo em que Melinda se encolhe para o mundo, nosso coração se encolhe com a tristeza que vamos sentindo.

É extremamente triste ver que uma menina que tinha uma vida normal vai se afastando do mundo e se calando para todos. Mais triste ainda é ver a posição dos pais dela, que em momento algum parecem se preocupar com os problemas da garota, ou tentar descobrir o que houve para que ela mudasse de forma tão brusca. O que mais dói na leitura é saber que, infelizmente, na vida real, pais que negligenciam seus filhos de fato existem e se quer percebem que algo errado os perturba.

Foi sufocante saber o que havia ocorrido com Melinda e ver que ela nunca contava nada para ninguém. Por muitas e muitas vezes senti vontade de entrar no livro e gritar para as pessoas que a cercavam se elas eram idiotas ou o quê? Chegar até a parte em que ela resolvia contar seu “segredo” para alguém foi sufocante. A todo momento sentia meu coração apertado e um forte desespero. Quando, por fim, ela resolveu contar o que lhe havia acontecido na tal festa, sucumbi as lágrimas e me permiti chorar até soluçar.

Melinda é a personagem perfeita. Por várias vezes ri com seus sarcasmos e ironias, por várias vezes senti seu sofrimento e medo, por várias vezes quis colocar ela no meu colo e resolver sua situação. A sensação de ler FALE! é de ser um psicólogo e estar ouvindo uma criança lhe contar uma história que a afetou profundamente, a diferença é que o especialista estaria pronto para lhe dar conselhos, enquanto nós leitores só temos a opção de chorar depois dos relatos de Melinda.

FALE! é profundo e encantador. Adorei saber que o livro é adotado em algumas escolas e acredito que deveria ser adotado no Brasil também. Ao final temos uma entrevista com a LAURIE HALSE ANDERSON que acaba por nos chocar tanto quanto o livro. Uma de suas respostas me deixou de cabelo em pé, e com uma tristeza profunda ao saber como os meninos pensam em relação ao assunto abordado no livro.

Mais uma vez digo que não vou deixar explicito o problema de Melinda, pois sei que tem leitores que apreciam a surpresa, contudo, nesse caso, acredito que seria melhor saber o problema da personagem, para assim poder acompanhar seus pensamentos e sentimentos em relação ao que lhe aconteceu desde o início.


Quanto à edição feita pela VALENTINA, o trabalho está primoroso. A capa está perfeita e é muito mais bonita ao vivo, e também é soft touch (ADORO). As páginas são amarelas, a fonte está em tamanho perfeito e o espaçamento confortável. Ou seja, toda a diagramação está extremamente cuidadosa para nos propiciar uma leitura confortável; enquanto que a narrativa de HALSE está pronta para nos propiciar uma leitura chocante, dramática e forte. Que a VALENTINA traga ainda mais livros da autora para o país! J


FICHA DO LIVRO





FALE!
LAURIE HALSE ANDERSON
Editora: VALENTINA
Ano: 2013                   
Nº págs: 248
Gênero:Drama

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro, e tenho que dizer, sua resenha me deixou muito curioso, e espero que a leitura seja maravilhosa e tocante, surpreendedora em geral.

    Abraços,
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tenho "Garotas de Vidro" em casa, não consegui ler até hoje. Fiquei curiosa e só imaginando que poderia se passar neste livro. Ótima resenha!
    Isabela

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro!
    Além de ter uma capa linda, realmente parece ser muito fascinante!

    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Já li muitos elogios sobre Fale!, e sua resenha está primorosa. Mas não sei se eu leria o livro...

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me surpreendi com Garotas de Vidro e por isso desejo ler Fale! E não sabia que o livro é adotado em escolas, acho positivo que livros de temáticas mais delicadas e de difícil abordagem sejam introduzidos ao jovem. Fiquei curiosíssima com relação a essa entrevista com a autora, gostaria de saber mais sobre ela justamente por ter gostado da maneira cruel com que ela contou a história de Garotas de Vidro.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Caraca, adoro Garotas de Vidro, mas não tinha percebido que era a mesma autora. Também já conheço o que aconteceu a Melinda, mas por um motivo diferente: existe um filme dessa história, O Silêncio de Melinda. Quem interpreta a protagonista é a Kristen Stweart :)

    Adoro esse autora, agora estou com mais vontade ainda de ler esse livro <3

    Beijos!
    www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  7. Dizer que a resenha tá ótima não chega nem aos pés.. Ta perfeita!!
    Ainda não li o livro mas vi o filme e chorei oceanos, rios, lagos, etc, imagina quando eu ler.. Irei desidratar lindamente.
    Parabéns (:

    xx

    ResponderExcluir
  8. Acho que a autora sempre escolher temas fortes para seus livros. Já tive contato com Garotas de Vidro, mas não consegui me conectar a história. Gostei muito da tua resenha, ela me fez querer dar mais uma chance ao livro. A capa é maravilhosa, e eu fiquei com vontade de conhecer a história de Melinda.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito desse tipo de livro, em que o personagem vai mudando ao longo do livro, gosto de acompanhar essa mudança de comportamento, como estudo psicologia, eu me interesso muito por essa mudança, essa forma como os personagens evoluem. Esse é um dos livros da valentina que eu me interesso muito.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.