21 de dezembro de 2011

RESENHA: SOMBRAS DE UM CRIME - Val McDermid (Bertrand Brasil)

Boa tarde, galera!

Sei que muitos de vocês pensam que eu dei uma sumida, mas não é bem isso. É que fim de ano é uma correria danada e eu acabo ficando sem tempo para escrever, porém, as leituras estão em dia! J

Hoje vou apresentar pra vocês uma resenha bem aguardada, ao menos constatei isso na caixa de correio de domingo. Estou falando de SOMBRAS DE UM CRIME da Val McDermid, Ed. Bertrand Brasil.

Esse foi o primeiro livro da Val que tive a oportunidade de ler e fiquei completamente em choque com a incrível narrativa da autora. A mulher é simplesmente genial!


A história principal gira em torno de um serial killer que está matando autores de livros de suspense. Paralelo a esses crimes pessoas estão morrendo na Espanha. As vítimas são turistas que visitam Toledo. Todas as vítimas são assassinadas de forma extremamente violenta e “desovadas” em algum ponto histórico da cidade que foi marcado justamente por algum acontecimento de forte violência. A essas duas investigações soma-se a morte de uma jovem que fora estuprada e morta na frente de seus gêmeos. A polícia prendeu o homem errado pelo crime e agora precisa correr atrás do prejuízo para prender o verdadeiro culpado.

É diante dessa envolvente narrativa que Val McDermid apresenta sua heroína e personagem principal: Fiona Cameron. Fiona é uma psicóloga especializada em encontrar assassinos seriais através de um software de localização geográfica que ela desenvolveu com seus alunos de doutorado. Excelente profissional, Fiona fica bastante estressada quando a polícia prende o rapaz errado pelo crime de estupro e assassinato, pois ela já havia dito que ele não era o culpado. Diante dos fatos, ela nega-se a trabalhar novamente para a polícia.

No entanto, quando autores de livros policiais começam a ser assassinados, ela dá o braço a torcer e presta consultoria mais uma vez a polícia, afinal, seu companheiro Kit Martin é um aclamado escritor de romances policiais e ela tem certeza que ele é uma das vítimas na lista do assassino.

Como se não bastasse Fiona ter que proteger seu parceiro, ela se envolve nos casos de assassinatos na Espanha e acaba, mesmo que de fora, ajudando no caso de estupro da mãe dos gêmeos. É ajudando em um desses trabalhos que Fiona “baixa a guarda” e Kit desaparece. Fiona tem certeza que foi o serial killer que conseguiu capturá-lo, mas demora até convencer a polícia a ajudá-la. Assim, ela parte em uma busca desenfreada atrás de seu parceiro, afinal, ela conhece a mente dos assassinos e já descobriu que o modus operandi do serial em questão é copiar o crime descrito pelos autores em seus livros. Ninguém é melhor que Fiona para conseguir desvendar esse mistério.

Pra quem gosta de um bom suspense, SOMBRAS DE UM CRIME é mais que indicado. O livro é perfeito e com muitas mortes sinistras que chegam a revirar nosso estômago.

Uma coisa que adorei foi a demora com que li o livro. Geralmente, com esse tipo de leitura, eu passo horas e horas lendo, pois quero logo chegar ao final, descobrir o criminoso e seus motivos. Com SOMBRAS DE UM CRIME foi completamente diferente. Fiz uma leitura lenta e pausada, que me levou a ter pesadelos por várias noites, mas que me fez mergulhar completamente na história. Gostei tanto do livro e de Fiona que lia pouco para ele não terminar, pois queria sempre mais e mais.

Só posso terminar essa resenha dizendo que recomendo MUITO o livro e que mal posso esperar para ler outros livros da Val.


FICHA DO LIVRO

PhotobucketSOMBRAS DE UM CRIME
VAL MCDERMID
              Editora: BERTRAND BRASIL 
Ano: 2011                    
Nº págs: 499
Gênero: Suspense, Policial

Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------


         


Comente com o Facebook: