22 de setembro de 2011

RESENHA: AO CAIR DA NOITE - Stephen King (Suma)

Boa tarde, galera!

Estou empolgadíssima para apresentar a vocês a resenha de hoje. Trata-se de um livro de um de meus autores preferidos: Stephen King.


AO CAIR DA NOITE foi o último livro do autor lançado no Brasil pela Suma de Letras, selo da Objetiva. O livro é composto por treze contos, mas antes de falar desses contos, quero dizer o que penso sobre o King como contista: não gosto L. Tenho um bom motivo para não gostar, pois considero King um autor bastante prolixo e esse é o principal motivo pelo qual AMO suas obras. Adoro seus excessos de palavras, descrições e sentimentos, mas tudo isso, muitas vezes, fica de fora em seus contos, que tendem a ser mais condensados. No entanto, AO CAIR DA NOITE me surpreendeu. Não, eu não gostei de todos os contos, mas gostei da maioria e quatro deles fizeram com que eu me encantasse pelo livro. É sobre esses quatro de minha preferência que vou falar.

A CORREDORA é o segundo conto do livro. Creio que gostei muito dele por ser excessivamente longo para um conto. Bastante detalhado, conta a história de uma mulher que perdeu sua filha bebê e que para se libertar da dor corria muitos quilômetros por dia. Isso acabou por afastá-la do convívio com o marido e a sociedade, indo morar em uma casa em uma praia bastante afastada. Porém, um dia, a praia recebe um visitante sinistro que a faz viver muitos momentos de tensão, e correr é tudo que ela pode fazer para se salvar.

Nesse conto King nos causa bastante desespero, pois ficamos ansiosos demais para que a perseguição tenha um fim. Li o conto duas vezes, pois pulei vários parágrafos na primeira, por estar agoniada e curiosa demais para saber o que iria acontecer.

O SONHO DE HARVEY fala sobre um homem com suas filhas já criadas e que acorda todos os sábados e fica sentado em um sofá olhando para o nada. Sua esposa preocupa-se com o Alzheimer, mas naquele sábado o que Harvey teve foi um terrível sonho, e o conta para que ele não se torne real.

De todos os contos do livro, achei esse o mais triste, o que mais me comoveu e mais mexeu com meu lado emocional.

N. Esse é, em minha opinião, o melhor conto do livro. Medo, agonia e angústia se mesclam na leitura desse conto. N é um paciente que sofre intensamente com TOC, ao procurar um psiquiatra ele revela como tudo começou, como se tornou um obsessivo por números, toques e organização. O problema é que a história por trás de sua compulsão é bastante forte e aterrorizante e, em alguns momentos, até seu médico crê nelas (imaginem a gente então). Com a morte de N o psiquiatra resolve averiguar  se o que seu paciente contava era verdade ou invencionices de uma mente nada sã, e se surpreende com as resposta que encontra.

Confesso que fiquei MUITO impressionada com esse conto já no início, pois o paciente N sofria de insônia, eu sofro de insônia; ele tem uma mania terrível de organização e eu também :S. Imediatamente me identifiquei com o personagem, talvez, por isso, o conto tenha me dado tanto medo. Nas notas finais King diz que espera que algum desses contos nos deixe acordados após apagar as luzes. Esse me deixou bem mais que acordada...

O GATO DOS INFERNOS. Amo gatos, e adoro contos com eles. Apreciei demais esse conto do King, pois como vocês podem prever pelo título, o gato é o malvado da história. Aqui, um homem que fez experiências científicas com gatos para criar um remédio humano, acredita que o bichano que surgiu em sua casa está lá para se vingar da morte de seus 15 mil (!!!!) companheiros. O conto não chega a dar medo, mas sim uma sensação (gostosa, confesso) de justiça.

King me fez feliz demais com esse conto. Adorei o fato de o gato ser mal e ninguém conseguir fazer nenhum mal a ele. Até hoje sofro quando leio GATO PRETO do Poe, apesar de adorar o final, me remôo de dor com os sofrimentos causados ao gatinho. 


O que mais gosto no King é isso, a intensidade e variedade de sentimentos que ele cria no leitor. Apesar de ele ser considerado um autor de horror, muitas de suas histórias nos tocam no coração e nos emocionam. Em AO CAIR DA NOITE, vários contos tem como base a relação entre homem X mulher. Após ler e me emocionar com a intensidade do amor e companheirismo em  LOVE – A HISTÓRIA DE LISEY, passei a gostar mais dos contos do King que envolvem casais, e, AO CAIR DA NOITE, tem vários desses contos como exemplo.

 Outro ponto que apreciei imensamente no livro foi a introdução escrita pelo próprio King, em que ele fala como é escrever contos, como é seu desenvolvimento, quando começou a escrevê-los, etc. E, não bastando a maravilhosa introdução, ao final do livro temos as NOTAS, com a explicação de onde vieram as ideias e inspirações para cada um dos contos que compõem o livro.

Talvez muitos dos fãs do King não concordem comigo, mas devido aos contos N e O GATO DOS INFERNOS, considero AO CAIR DA NOITE meu livro preferido de contos do mestre. Vocês não podem, e não devem, deixar de ler!



FICHA DO LIVRO


            AO CAIR DA NOITE
STEPHEN KING
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2011                   
Nº págs: 398
Gênero: Sobrenatural, Horror, Terror



Cortesia da editora para resenha. 

-------- TOP COMENTARISTA --------

         



Comente com o Facebook: