18 de agosto de 2011

RESENHA: QUANDO ELA SE FOI - Harlan Coben (Arqueiro)


Hello everybody!

Estou super empolgada em apresentar a resenha de hoje para vocês, pois se trata de um livro de um dos meus autores preferidos, o Harlan Coben. Recentemente a Ed. Arqueiro lançou QUANDO ELA SE FOI, mais um livro do Coben e o primeiro com o personagem do Bolitar (que a editora lança).


QUANDO ELA SE FOI inicia contando sobre a vida do pacato Myron Bolitar. Ele é agente de celebridades, namora Ali, uma mulher divorciada e já com filhos, e carrega nas costas dolorosas marcas de um passado pouco revelado. Ele tem um filho com uma mulher, mas pouco vê a criança. O que se sabe dessa história é que sua amiga Terese Collins ajudou-o em uma situação com o filho.

Após essa ajuda Terese, com quem teve um ligeiro romance, desapareceu sem nunca dar sinal de vida. Com a falta de notícias Bolitar seguiu com sua vida. Mas um dia, muitos anos depois, recebe um telefonema dela. Ela pede que ele vá até Paris para ajudá-la a resolver umas coisas. Com sua vida e relacionamento arrumados, ele diz que não poderá ir.

Quando o técnico do time adversário do filho de sua namorada resolve arrumar confusão com o garoto, Bolitar entra na briga para defendê-lo, o que ele não sabia é que a briga passaria da discussão para a agressão física. Logo após a namorada lhe dá uma notícia: vai mudar de cidade. Bolitar está sendo ameaçado pelo técnico e seus capangas e prestes a ser preso, com o conselho de seu fiel amigo Win, desaparece por uns tempos, indo para Paris encontrar Terese.

Bolitar imaginava se novamente cairia dos braços da linda mulher, mas na verdade está lá para ajudá-la com algo mais perigoso. Rick Collins, ex-marido de Teresa, está desaparecido. Sumiu em Paris logo após dizer à ex-mulher que precisava lhe contar uma coisa importante.

Não passa muito tempo e descobre-se que Rick não está desaparecido, mas que foi assassinado. Junto ao seu corpo existe uma mancha de sangue que não é o seu, mas sim de sua filha. Filha morta em um acidente de carro há muitos anos. Bolitar e Terese não conseguem entender o que está acontecendo. A filha do casal (Terese e Rick) estava morta. Havia anos que Terese era atormentada pela morte da filha, pois era ela quem conduzia o carro no dia do acidente. Terese lembrava de ter ficado desacordada e logo após receber a notícia da morte da menina. Agora estava ali, diante do DNA da filha que poderia estar viva. Sem Rick para responder suas perguntas, como ela conseguirá descobrir o que realmente aconteceu naquele dia?

Determinada a ter uma nova chance, ela e Bolitar começam uma corrida para achar o assassino de Rick, os motivos que o levaram a morte e a história que se esconde por trás daquele acidente ocorrido há tantos anos. Com a ajuda de seu amigo Win todos passarão por momentos de grande tensão, medo e apreensão, numa história que envolve terrorismo, religião, experiências genéticas e muito suspense.

QUANDO ELA SE FOI é o tipo de livro que merece dedicação total na leitura. O tipo de livro que deve ser lido em um dia com muito tempo e de uma só vez, pois como todo livro do Coben, é impossível ir dormir com tanta coisa acontecendo.

O mais interessante é que o autor abre tantas janelas para que façamos conjecturas que por vezes vamos parando a leitura pra dar palpites de como e por que as coisas devem ter acontecido. Esqueçam! Na maioria das vezes todas nossas convicções caem por água, e o autor acaba por nos surpreender com uma coisa que jamais havíamos pensado.

Sempre digo uma coisa nas resenhas dos livros do Coben, e PRECISO repetir aqui: NENHUM AUTOR RETORNA AO PASSADO COMO HARLAN COBEN. Ele cria amarras tão fortes entre presente e passado que fico me perguntando se ele cria a história no presente e aí vai tendo as ideias para retornar ao passado, ou se ele já sabe todo o passado e aí vai amarrando ele ao presente das personagens, mas colocando nos livros de forma inversa.

QUANDO ELA SE FOI não é meu livro preferido do Coben, também não é o melhor livro do autor, mas, em hipótese alguma, deve deixar de ler lido. Pelo contrário, esse livro demonstra a genialidade desse grande autor. 

FICHA DO LIVRO

QUANDO ELA SE FOI
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2011                    
Nº págs: 256
Gênero: Policial

Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------

         






Comente com o Facebook: