10 de agosto de 2011

RESENHA: ASAS - Jason Lethcoe (Farol)


Bom dia pessoal.

Faz tempo que não posto para vocês uma resenha feita pelo meu amigo e parceiro Gui Cepeda. O Gui é o principal administrador do blog Burn Book que passou por uma recente transformação e ficou mais lindo que já era.

Uma das últimas resenhas apresentadas pelo Gui no BB foi a do primeiro volume da coleção O MISTERIOSO SR. SPINES – ASAS, do autor Jason Lethcoe, um livro infanto-jevenil da editora FAROL.



Não sei nem como começar essa resenha. Se você juntar a capa e a sinopse de Asas você já tem o livro inteiro, ou quase isso.

Em Asas somos apresentados a Edward, um menino alto, magro, desengonçado, inteligente (até ai identifiquei com ele), gago e que sofria na escola por causa disso.

Com a capa já da pra deduzir que Edward é um anjo, na verdade ele é um guardião, mas ainda não sabe disso.

Jason Lethcoe começa o livro explicando que não quer mudar a visão de ninguém sobre o paraíso, anjos e afins. O Autor soube criar mundos detalhados, o “céu” e o “inferno” de uma forma que o público mais jovem entendesse sem se chocar.
Os “anjos” criados pelo autor são bem trabalhados, com seus cânticos e magias com base na fé. Os que não seguiram os caminhos certos caíram para o mundo mortal, e se tornaram “anjos caídos” que servem o exercito de chacal.
Outros locais são apresentados com nomes diferentes pelo autor, como por exemplo o purgatório, que é chamado de Vinhedo e serve para abrigar as pessoas que ainda tem alguma dívida a resolver na terra. Outro ponto interessante do livro, é que na visão do autor, após a morte, as pessoas vão para o vinhedo e assumem uma aparência diferente da que tinha na terra. Se transformam no seu eu interior, ou podem mudar isso de acordo com os seus desejos mais profundos.
Edward é um personagem interessante, tem os conflitos normais de um adolescente de 14 anos, e mesmo estando meio perdido com as descobertas feitas no decorrer do livro, consegue enfrentar os seus problemas e lidar com diversas situações de perigo como se fosse uma coisa frequente. Como já disse, me identifiquei com Edward, e mesmo ele não mencionando no livro, acredito que o desejo dele sempre foi voar. Outro “spoiler” da capa são as cartas que Edward usa para “desestressar” montando diversas estruturas com o baralho, desde simples torres até replicas perfeitas de castelos feitos apenas com as cartas de seu baralho.
Tentei não dar mais spoilers do que a capa e a sinopse para não estragar a surpresa de vocês ao ler o livro. Mesmo tendo apenas 160 páginas, o autor soube desenvolver a história sem deixar espaços mortos ou enrolações durante os capítulos, apesar de que a ação só começa mesmo nos últimos 3 capítulos, mas nada que estrague o livro.
A diagramação do livro é muito bem feita, típica dos livros da Editora Farol.
Como eu não tinha lido a sinopse, não sabia de nenhum spoiler do livro, apesar de deduzir várias coisas pela capa. Sobre os personagens, gostei muito de Sariel, que me chamou a atenção por sua história (sem spoilers) e de Edward pelos motivos citados anteriormente.
A definição de bem e mal ficam explicitas no livro, como o público alvo é o infanto-juvenil, o autor soube trabalhar os termos e linguagem usada no livro para se adequar aos leitores, mas nada que impeça de um adolescente ou um adulto de pegar o livro e se divertir com a história.

Edward sofreu muito nesse livro, mas com a definição de algumas coisas e a descoberta dos seus poderes, acho que sua vida vai acabar melhorando de uma forma ou de outra, mesmo com tantos inimigos e os obstáculos pela frente, acho que vai dar tudo certo.

Asas é uma leitura leve, daqueles livros que você começa e termina no mesmo dia. Recomendo para todos os leitores que buscam um livro diferente, com um toque sobrenatural e aventura.


- Outros livros da série
 
Série O Misterioso Sr. Spines
1 – Asas
2 – Vôo (Flight)*
3 – Song *
 
* = Ainda não  foram lançados no Brasil.


-------- TOP COMENTARISTA --------

         



Comente com o Facebook: