26 de agosto de 2011

RESENHA: GAROTA DOS SONHOS - Lauren Mechling (Galera)


Bom dia, pessoal!

Como vocês estão?

Que tal terminarmos a semana com resenha?

A resenha de hoje é sobre um livro juvenil que me deixou completamente encantada. Trata-se de GAROTA DOS SONHOS da Lauren Mechling, lançado pela Galera Record.


GAROTA DOS SONHOS é contado em primeira pessoa por Claire Voyante, uma adolescente que sempre teve visões. Visões sem importância que a levavam a situações bastante constrangedoras, mas isso está para mudar. Quando faz 15 anos, sua avó, uma ex-socialite, lhe envia um antigo camafeu. O camafeu é lindo e Claire imediatamente o coloca no pescoço, só tirando-o para tomar banho. A partir do dia que o coloca ela começa a ter sonhos bastante questionadores, e o mais curioso, todos esses sonhos são em preto e branco.

Assustada e curiosa sobre o presente, Claire procura sua avó, que lhe conta que o camafeu tem poderes, e suas visões, agora serão sonhos, sonhos que podem ser desconexos, mas que se ela prestar atenção e souber como interpretá-los poderá ajudar as pessoas ao seu redor.

As pessoas a sua volta resumem-se em sua divertidíssima família: seu pai acadêmico, sua mãe maluquinha (que escreve uma coluna de astrologia para uma revista) e um irmão de oito anos que é uma graça. Além, claro, de sua avó, a ex-socialite, e de seu melhor amigo Louis.

Claire vivia uma vida feliz, até que teve que se mudar de sua escola, com métodos diferenciados de ensino, para uma escola mais competitiva. Ela odeia a nova escola e a maioria dos alunos que lá estudam, sente-se deslocada e infeliz com a mudança, principalmente por que sua ex-melhor amiga Sheila está lá e está disposta a transformar sua vida num inferno de humilhações.

No meio desse ambiente hostil, Claire encontra uma única amiga, Becca, a qual ela conhece muito pouco a respeito. Becca é divertida, descolada, mas parece ter alguns segredos que não quer compartilhar, e talvez não os compartilhasse se não fosse o camafeu de Claire que vai lhe dar sugestões sobre Becca.

Com as visões mostradas pelo camafeu, mais a ajuda da avó para descobrir sobre a família de Becca, e contando com Louis, Claire passará a investigar o que está acontecendo na vida da amiga, pois tem certeza que ela corre algum perigo...

Se fosse definir GAROTA DOS SONHOS em apenas uma palavra, escolheria FASCINANTE. A narrativa criada por Lauren é incrível! Talvez a solução do mistério seja meio óbvia, mas é um livro juvenil e não precisa ter um enredo de Agatha Christie para ser considerado uma história fabulosa.

Claire é o tipo de garota que toda adolescente gostaria de ser: inteligente, atrevida, audaciosa e com atitude. Estamos tão acostumados com leituras que nos matam de paixão pelo personagem principal do sexo masculino, que ficamos completamente encantados quando percebemos que Claire consegue provocar as mesmas reações. Sim, fiquei apaixonada por essa garota!

Uma das coisas que mais gostei no livro foi o ambiente familiar no qual Claire vive. Adorei a coisa do pai ser um acadêmico e de morarem em um prédio cheio deles, de ter reuniões em casa para debates, e ter várias esquisitices de família de “gênios”. São momentos que garantem, além de prazer na leitura, grandes risadas e algumas comparações do tipo: “puxa, aqui em casa também é assim” ou “também fazemos isso”.

Outro ponto muito especial no livro é a capa, mas não o que vocês podem ver dela. Vocês podem ver que ela é realmente linda, mas só no escuro vocês poderão saber o quão diferente e inusitada ela é. Não vou contar o que acontece com o livro no escuro, me desculpem, quero matá-los de curiosidade J. Mas, se eu puder dar uma sugestão para esse fim de semana, corram ler GAROTA DOS SONHOS, e não esqueçam de colocá-lo ao lado da cama antes de dormir.

FICHA DO LIVRO

GAROTA DOS SONHOD
LAUREN MECHLING
            Ano: 2011                    
Editora: GALERA 
Nº págs: 400
Gênero: Juvenil, Sobrenatural

Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------

         


Comente com o Facebook: