14 de março de 2011

RESENHA: O MACACO QUE SE FEZ HOMEM - Monteiro Lobato (Ed. Globo)



Boa tarde gente.

Hoje mais uma resenha. Dessa vez de LITERATURA NACIONAL.


Esqueça o Monteiro Lobato do Sítio, esqueça o Lobato da literatura infantil. Hoje vamos focar no autor como contista de literatura para adultos.


 
O MACACO QUE SE FEZ HOMEM livro de contos de Monteiro Lobato, lançado pela ed. Globo.

Nesta obra Lobato dedica 10 contos para expor o comportamento e costume brasileiro de forma crítica e cômica.

Abre com ERA NO PARAÍSO... Conto cômico inspirado na teoria da evolução de Darwin que tem como personagem principal um chimpanzé que cai de ponta-cabeça e sofre uma lesão. Após a queda, o macaco muda de gênio fazendo coisas diferentes as da sua espécie, surgindo nele a “doença” da inteligência e assim se originando o Homo Sapiens. Um conto não apenas cômico, mas que nos leva a reflexão sobre o rumo que nossa espécie tomou.

A NUVEM DE GAFANHOTOS conta a história de Venâncio, um servidor público que recorre à loteria para poder levar uma vida mais sossegada e ganha! Com o dinheiro compra um sítio para viver da produção dele. É quando um primo distante, que ele nem lembrava de ter, resolve, com mais dez parentes, passar três meses no sítio de Venâncio. Os familiares, literalmente, comem o sítio. Um conto tragicômico que faz a gente pensar em algum parente aproveitador, coisa que todo mundo tem.

UM HOMEM HONESTO conta sobre a vida de João Pereira, conhecido como João Honesto, que a vida inteira foi admirado e admirou-se por sua honestidade, até encontrar um pacote cheio de dinheiro no trem. Mas a atitude que João tem diante tal fortuna o leva a um destino diferente do imaginado por ele.

O BOM MARIDO é um conto sobre o vagabundo Teofrasto e a esposa Isabel. Ela trabalha para sustentar a casa, os oito filhos e o marido, enquanto ele passa os dias na farmácia falando de política e se queixando da sorte por não conseguir um emprego. Enquanto os homens o acham vagabundo e aproveitador, as mulheres o admiram e têm inveja de Isabel por ter um marido tão carinho. Um conto que lembra as crônicas de Nelson Rodrigues.

Esses são apenas alguns dos contos que constituem esse livro que analisa a raça humana em suas virtudes, pecados e defeitos. Vale a pena conferir.





*ATENÇÃO: Comentar nesse post dá direito a preencher o formulário da promoção do Stephen King mais uma vez.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Confesso que ao ler "Monteiro Lobato" me vem o Sítio imediatamente ao pensamento... Não sabia que ele tinha esses contos.

    Beijos
    Tarsi (haha, só você me chama assim)

    ResponderExcluir
  2. Sempre morri de vergonha de nunca ter lido mais trabalhos do Monteiro Lobato, é um excelente autor, mas sempre acabo passando ele para trás na minha lista de leituras, quem sabe dessa vez eu finalmente leio? rs

    ResponderExcluir
  3. nem sabia da existência desse livro pra ser exata o.o

    definitivamente preciso ler mais literatura brasileira...

    Abraços
    =D

    ResponderExcluir
  4. Bem nunca li monteiro lobato mas depois dessas palavras esse é um livro que vou querer ler, agradeço a dica e vou colocar no meu skoob. E o titulo o macaco que se fez homem dá uma curiosidade sem tamanho...rsrs...beijokas elis!

    Marina, aproveito para lhe falar sobre um novo projeto que criei la no meu blog e dizer que gostaria de incluir seu blog nele...só que seu link-me não ta funcionando, creio que o blog que hospeda a imagem esta com algum problema...bem se conseguir resolver me avisa...beijokas elis!!!!

    Link do projeto: http://lorielisandra.blogspot.com/2011/03/blogs-parceiros.html

    ResponderExcluir
  5. "Um país se faz com homens e livros" _ Monteiro Lobato

    ResponderExcluir
  6. É difícil não conectar com a Emília que eu tanto amava, mas adulto ou infantil Monteiro Lobato é incrível.

    ResponderExcluir
  7. Meu 1º livro foi de Monteiro Lobato. Ultimamente vem tendo muita polÊmmica em relação as histórias e contos dele, porém, não me privo de continuar a lê-lo...
    Muito boa sua resenha, parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Queria que tivessem os outros contos desse livro aqui. Tenho prova hoje desse livro e não consegui comprar antes. Mas pelo que escutei do que a professora leu em sala, o mais legal é o da índia que tem o caso com um português e nasce uma linda moça dos olhos claros. Querem sacrifica-la, mas a mãe esconde a menina na mata e lá ela cresce até se apaixonar por um índio e após ela encontrar o pai, foi morta pelo "amado", já que ele supostamente não a teria, então ela não seria de mais ninguém. *-* fofo né ? E Obrigada pelo Post, gostei ! =)

    ResponderExcluir
  9. LEIAM "CIDADE MORTAS", TODOS ESSES CONTOS ESTÃO LÁ, ENTRE OUTROS, MARAVILHOSOS!!!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.