10 de março de 2011

RESENHA: CORAÇÕES SUSPENSOS NO VAZIO - Arlindo Gonçalves (Ed. Horizonte)


“(...) Em agosto de 2004, um grupo de moradores de rua foi atacado de modo selvagem e covarde enquanto dormia no centro de São Paulo. Sete mortos (...)”.

Assim começa o prefácio de Marçal Aquino sobre o excelente e realístico livro de Arlindo Gonçalves CORAÇÕES SUSPENSOS NO VAZIO.

Arlindo lança mão de uma nova proposta narrativa, que omite nome de personagens e longas descrições, a favor de um relato dinâmico feito pelas três personagens principais, denominadas primeiro, segundo e terceiro coração (Velho, Velha e Jornaleiro, respectivamente).

A história do livro leva os personagens ao fatídico dia na vida dos sem-teto da Sé.

O Velho, ex-professor de inglês e ex-tradutor, sai para dar uma volta sem a Velha, pois precisa ficar um tempo sozinho. Começa então a fazer reflexões sobre sua vida antes de se tornar um sem-teto e antes de conhecer a Velha. Enquanto isso, não longe dali a Velha observa jornalistas universitárias que fotografam a miséria do Centro. Atrás dessas universitárias está uma ex-professora que chama pela atenção das jornalistas para recuperar sua banquinha de café. A professora já havia sido entrevistada antes pelas meninas, mas é ignorada, pois a elas, no momento, não tem mais serventia. Diante da humilhação sofrida pela professora a Velha se aproxima e as duas começam a falar de suas vidas, antes e depois de se tornarem moradoras de rua. Logo as duas se tornam amigas e a professora chama a Velha para dormir junto com o grupo dela.
A Velha busca o Velho e ambos vão conhecer o grupo de sem-teto que a professora apresenta. Resolvem passar a noite ali com eles.
Na madrugada um Opala preto se aproxima e homens com capuz atacam o grupo a pauladas. Ali, ficam os corpos dos mortos e apenas um sobrevivente.

Arlindo escreve um belíssimo livro para que não nos esqueçamos dessa atrocidade cometida. Um livro chocante, que expõe as veias de uma tragédia de culpados identificados, mas até hoje sem punição.


CORAÇÕES SUSPENSOS NO VAZIO: Baseado no massacre do Centro
Arlindo Gonçalves
Editora: Horizonte
Ano: 2010
Nº págs: 95
Cortesia da editora


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.