13 de março de 2011

RESENHA: O CEMITÉRIO - Stephen King (Ed. Objetiva)


Boa madrugada galera.

Como já passa da meia noite, então já é dia 13. E como prometido, todo dia 13 teremos resenha do Stephen King

Após resenhar A ZONA MORTA, um livro maravilhoso do King, mas sem o toque do terror, resolvi que era hora de apresentar um livro que faz justiça ao fato dele ser chamado MESTRE DO HORROR. Um livro que  realmente dá medo :S (pelo menos eu quase surtei de medo, mas conto mais adiante).

Hoje trago pra vocês o maravilhoso O CEMITÉRIO livro de 1983, editado no Brasil pela Ed. Objetiva e lançado faz pouco tempo em edição de bolso pelo selo Ponto de Leitura.

O CEMITÉRIO conta a história de Louis Creed, um jovem médico que se muda com sua esposa Rachel e os dois filhos, Eileen, de 5 anos e Gage, com pouco mais de um,  da agitada Chicago para uma cidadezinha no Maine. 
Os Creed têm como vizinho Jud Crandall, um senhor que diverte Louis contando histórias fantasmagóricas sobre os dois cemitérios próximos a sua nova residência
O primeiro trata-se de um cemitério de animais, lugar onde as diversas gerações de crianças que ali passaram enterraram seus animais e gravaram, com suas letras infantis, o nome de seus companheiros nas lápides. Porém, esse cemitério leva a um segundo lugar...
Um outro cemitério. Um cemitério que não conta com a pureza das crianças e de seus animais, um cemitério que não acalenta seus mortos, um cemitério onde ninguém dorme em paz. Esse cemitério é dominado por forças ancestrais que prometem tornar o impossível real. Mas para Louis, isso é apenas mais uma história do velho Crandall.
Um dia a família Creed viaja e Louis fica sozinho com o gatinho de Eileen que sofre um “pequeno” acidente. Sem saber o que fazer e como contar para a filha, Louis resolve descobrir se o que falam do “tal” cemitério é verdade, e recorre ao poder dos bosques para ajudar o gatinho de Eileen.
Quando a família volta de viagem, é o filhinho de Louis quem sofre um acidente, e mais uma vez, o pai recorre ao cemitério. Mas Louis não sabe o que aquele cemitério esconde, não sabe o que ele é capaz de fazer, não sabe em que ele é capaz de transformar os que lá pisam.

Eu gostaria de poder contar um pouquinho mais pra vocês sobre o livro, mas tenho medo que qualquer outra parte que eu conte estrague as diversas surpresas que o livro traz.
Só posso dizer que vocês devem se preparar para passar momentos de mais puro terror e agonia. Sem dúvida O CEMITÉRIO é um dos livros mais terríveis do King, aquele que mostra a loucura de forma mais irracional. É preciso desenvolver tolerância para aguentar o terror absoluto que se revela na obra, pois a narrativa lenta nos leva ao medo psicológico. Um livro que torna o ato de apagar a luz um tanto quanto difícil.



Minha experiência com O CEMITÉRIO (contém spoilers):

Quando peguei O CEMITÉRIO para ler (infelizmente) já sabia do que se tratava e o que ia acontecer. Mesmo assim a leitura foi prazerosa e assustadora.
Para não estragar a graça de quem ainda não leu, omiti algumas passagens ali em cima. Porém, aqui vou contar minha experiência com o livro. (Preciso compartilhar isso com vocês).
Eu já havia lido alguns outros livros do King e como já contei pra vocês em outro post do autor, nenhum me assustava muito, e eu queria um que assustasse, afinal, todo mundo falava que o KING era O CARA do TERROR. Então me indicaram O CEMITÉRIO, não apenas indicaram, mas me contaram praticamente o livro inteiro, inclusive a parte que o gato ressuscita. Enfim, fui ler já sabendo o que ia acontecer e tendo a certeza que mais uma vez não ia sentir medo. Que engano L
O começo já me apavorou.
E então, cheguei à famosa parte que o gato ressuscita e fui dormir. Claro que eu pensava: é só um livro, é só um livro, é só um livro. Bem, ERA mesmo só um livro, mas livros mexem com a gente, e quando uma criatura, que vive em nossa própria casa também resolve mexer, é difícil não se assustar.
O fato é que tenho uma gata. Uma gata que ama meu pai mais que tudo e dorme no criado-mudo ao lado dele e NUNCA entrou no meu quarto de noite. Mas acho que ela (pre)sentiu meu medo e justamente nesse dia a “ilustríssima” resolveu me fazer uma visita de madrugada. Mas não uma visita comum. Não feliz em entrar no quarto, e me acordar com seus passos, ela resolveu arranhar a minha cama. Pronto, foi o fim da noite de todo mundo. Eu gritava igual uma louca, tinha certeza que não era minha gata boazinha que estava lá, e sim um gato morto-vivo que queria me assombrar.  Conclusão: Fui dormir na cama com meu pai. Na época eu tinha 23 anos. Imaginem a vergonha, dormir com o pai com medo de um livro! Pior, enquanto não cheguei ao final dormi todos os dias com ele. Não conseguia pensar em ficar sozinha no quarto, muito menos com a luz apagada. Demorei uma eternidade para acabar o livro porque tinha medo de ler. Eu sonhava coisa, eu via coisa, eu ouvia coisa. Eu nunca tinha sentido TANTO medo na vida.
Não bastando o surto da primeira noite, minha mãe resolveu contar para todos os conhecidos o “pequeno” escândalo que eu tinha feito (como se tivesse sido algo engraçado).

Enfim, depois de ler O CEMITÉRIO, o sr. King nunca mais conseguiu me assustar. Pelo menos não tanto, rs. Já tive medo com outros livros dele, já chorei de tristeza, de agonia, já acordei assustada (mas não gritei), já tive mil reações, mas nenhuma como a que O CEMITÉRIO me causou. Uma coisa eu sei... Pelos próximos vinte anos não vou ler de novo, a experiência de uma vez já valeu!

Comente com o Facebook:

35 comentários:

  1. Gostei d sua resenha,eu sou louca pra ler esse livro d King XD

    ResponderExcluir
  2. Nunca li esse livro,mais falam maravilhas dele e sua resenha naum deixa mentir...Amo terror psicologico depois de Angustia preciso ler outro...

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI MORRENDO DE VONTADE DE LER!!!!
    Só não li a parte dos spoilers, detesto spoilers...
    Decidi que preciso mt desse livrooo
    Abraços
    =D

    ResponderExcluir
  4. Geeeente! HUAHU. Livros mexem tanto comigo também! Será que quando eu ler vou dar um escândalo desses? Pior é que eu tenho uma gata também! Que fica mexendo nas caixas debaixo da janela do meu quarto durante a noite. Vou é avisar o povo aqui em casa G_G. HUAHHUA.

    E outra: Depois de alguns livros do King, eu morro de medo do Maine. (Y) HUAHUAHU


    Beijinhos
    Bruna do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha! :)
    Não li esse livro ainda, mas li alguns do King, nada que assustasse muito, talvez o mais assustador foi o Iluminado. Li a Torre Negra e A Espera de Um Milagre também, mas esses não assustam hehe.
    Fiquei com medo de ler esse também, apesar de adorar livros de terror. Imagino sua agonia, ainda mais pela gata ter arranhado sua cama, eu no seu lugar daria um escanlado ahusuhahus
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Stephen king é um ser de quase divindade, foi abençoado com um dom de criatividade e imaginação além do comum entre nos.

    ResponderExcluir
  7. Não li sua experiência com o livro porque livros do King são os unicos que eu não aceito spoilers. Sou louca para ler Cemitério há seculos! Tenho o filme, mas também nunca vi! Eu sou uma fã do King muito preguiçosa as vezes hehehe.
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. oi, eu simplesmente adoro esse filme, acho-o melhor q o filme, na verdade SK prá mim é unico. o cara é perfeito quando escreve, tenho um monte de livros, filmes, series tudo deles. e estou sempre caçando materiais novos. o trabalho dele é unico e me inspirou a começar a escrever, mesmo que em uma linha diferenciada

    ResponderExcluir
  9. HAuhauahuah teeenso!

    Livros que mexem com o imaginário da gente ._.
    King sabe como assustar mesmo. O bacana dele é que ele passa por viés do horror que não ficam em um tópico somente. Por exemplo desde soldadinhos de brinquedo que atacam à espíritos maléficos.

    Nem li os spoilers! To doido pra ler o livro! :)

    ResponderExcluir
  10. Muitooo boa a sua resenha!! Já li esse livro, mas infelizmente não tenho!!! Sou louca pelos livros do King, ele é um gênio!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O primeiro livro do King que eu li... Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li o livro, mas pelas resenhas que li, acho que King é melhor em seus contos.

    ResponderExcluir
  13. Gosto dos livros do Stephen King. Claro que, como todo autor, tem ótimos livros, uns bons, outros medianos, e alguns fracos. Stephen King é um autor que represente, e bem, os autores do estilo. Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  14. Boa resenha, mas nao pude deixar de rir ao ler sobre a sua experiencia com o livro, pois fez eu me lembrar da minha experiencia.É uma livro tenso mesmo, acho que ele se arrasta um pouco no começo, mas depois que o gato volta, vai ficando cada vez pior.Fiquei algumas noites sem dormir por causa desse livro.Tive uma reação semelhante com A Coisa, dava medo de colocar a perna pra fora da cama, vai que aquele palhaço infernal resolve me jantar(rs).
    Ótimo Blog

    ResponderExcluir
  15. Depois desta resenha eu simplesmente tenho que ler King ! Nunca li uma resenha que me chamasse tanta atenção para um tema que eu nem sou fã. Eu nunca tive a vontade de ler as obras dele, mas acho que comecei a mudar de idéia. Se achar na biblioteca vou ler para crer se ele consegue me fazer morrer de medo também !

    ResponderExcluir
  16. Eu nem pretendia ler a parte com spoilers, mas acabei lendo e foi mal, eu ri demais da história da gata. xD
    Uma amiga já me indicou esse livro, mas ela convenientemente omitiu o fato de ele ser assustador, lol. Só que agora eu quero ler ainda mais, heh.

    ResponderExcluir
  17. Oláá
    AHUAHUAH
    o king é foda xD

    <3
    Meu namo é louco pelo cemitério D:

    ResponderExcluir
  18. De verdade, estou lendo o "A Coisa", considerado a obra prima do Stephen. No começo, já me apvorou com o palhaço. Tremi de medo no começo, que "os corpos flutuuuaaamm" PQP!

    Tenho muita curiosidade (e ansiedade) de comprar outros livros do autor, mas e Editora Objetiva cobra MUITO caro os livros dele.

    Isso sem falar da coleção "A Torre Negra", a coleção mais volumosa em termos de páginas que eu já vi, antes achava que o Harry Potter era uma coleção longa! Mas a do Stephen é BEM mais!

    :D

    ResponderExcluir
  19. Vou procurar esse livro. Sei que tem na biblioteca.
    Anotei a dica. ;)

    ResponderExcluir
  20. Foi o último livro do King que li. Uma história não complexa, mas muito boa, que prende o leitor. Recomendado.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha, hasuhaushaus King é o mestre mesmo. xD
    Eu amo esse livro, simplesmente viciante e assustador.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Cara, este livro com certeza é o mais assustador dele e o filme também, lembro que vi quando era bem pequeno. Imaginem hehe
    Também demorei para acabar o livro e existe uma história em volta dele que diz que quando o King acabou de escrever O Cemitério ele achou o livro muito forte e aterrorizante que guardou o manuscrito numa gaveta por anos pq não queria publicar, até que a mulher dele achou e convenceu ele a lançar. Vi isso num documentário com entrevistas com ele. hehe Que coisa né?

    ResponderExcluir
  23. Adoro ler resenhas! Principalmente de livros, albuns, dvds, enfim resenhas! =)
    Haha, só não li a sua porque você disse que contém spoilers e eu quero muito ler este livro! Este e "A Maldição do Cigano".
    Parabéns pelo blog! =)

    ResponderExcluir
  24. Hey Stephen...I love you!!!!!!!!!!!!! Esse cara praticamente fala comigo nos livros...eu me identifico cara...e por sinal...moça, a dorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Já queria muito ler esse livro, sua resenha só confirmou meu interesse, muito bom, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  27. Não pude ler sua resenha inteira, porque ainda não li o livro e não gosto de spoilers (aliás, obrigada por avisar onde havia!), mas fiquei morrendo de vontade de ler, só porque você disse que nenhum outro livro te assustou tanto quanto O Cemitério.
    Mas confesso que tremo de medo em outros livros, menos assustadores, como Love.
    E só a capa de A Coisa já me tira o sono, porque tenho horror a palhaços! haha

    ResponderExcluir
  28. Se não me engano O Cemitério foi o primeiro livro que eu li do King (só li 2 livros dele, pra falar a verdade... hehehe) Eu achei a capa muito legal com a cabeça do gato e como eu já tinha ouvido falar que o Stephen King era o mestre do terror e tals eu resolvi comprar o livro...

    Pra falar a verdade eu achei a primeira parte do livro muito parada, eu sempre caia no sono lendo. Demorei semanas pra chegar na metade do livro, mas a segunda parte começou com tudo! A morte do Gage me chocou pra caramba! A partir daquele ponto o livro ficou bem mais interessante e o final me deixou arrepiada pra caramba! Tava até considerando alugar o filme, mas não estou com muita coragem... parece muito muito ruim =/

    Achei muito engraçada a sua experiência lendo o livro! Não imaginei que o livro pudesse ser tão tão assustador assim!

    ResponderExcluir
  29. Também o livro mais assustador que já li. Uma passagem da racionalidade total para os maiores abismos da loucura humana. Apavorante! Mortos que andam por aí dominados por espíritos malígnos, pútridos, decompondo-se segurando bisturis ou facas. Gosto também da citação inicial. È um tributo à morte. Uma sugestão: Faça como eu, leia novamente, da 2° vez não é mais tão assustador assim, infelizmente...:(

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pela resenha. Gostei muito da parte que vc disse que a "ilustríssima" entrou em seu quarto. As vezes tenho medo do escuro depois de ouvir história de terror, uma sensação apavorante que só acaba quando eu crio coragem de acendê-la.
    O livro é mesmo demais!

    ResponderExcluir
  31. Uhul! Acabei de comprar o livro pela internet, rs. Tava louca por uma história do tio King! E agora tou louca pro livro chegar!

    Beijo!
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Com toda certeza “O CEMITERIO” é o livro mais assustador de King. Toda a atmosfera do livro faz o leitor gelar! Não são só as passagens q tratam de coisas assustadoras por si só, mas toda a atmosfera emocional q acompanha os acontecimentos sobrenaturais. Vc se apega a família do livro.
    Me lembro q em um final de ano qualquer eu não tinha viajado e estava lendo o danado desse livro pertinho da meia noite. Eu lá, completamente fixada no livro quando “BUM”! Um barulho altíssimo quase me mata do coração e me faz pular da cama. Eram os fogos de artifício do ano novo estourando no vizinho... ¬¬ (queimem no inferno malditos vizinhos, nunca perdoareis vcs por isso! Kkkk) Quase morri de vergonha, ainda bem q ninguém viu pq eu estava sozinha no meu quarto.

    (SPOILER partindo daqui)
    *SPOILER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    [O final quando o filhinho do medico aparece na casa logo depois de acabar de “brincar” com a mãe e o vizinho e começa a falar com o pai com uma voz estranha... misto de criança e adulto, homem e mulher me derau calafrios!]
    (Fim do Spoiler)

    “O solo do coração de um homem é muito mais pedregoso...”

    ResponderExcluir
  33. Ei,

    Sem dúvidas será uma das minhas próximas compras! Principalmente por causa do último parágrafo, rs.

    Eu queria ler sua experiência com O Cemitério, mas vou deixar para depois que eu ler o livro, em consequência dos spoilers, haha.

    Parabéns pela resenha.

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.