30 de março de 2011

MEME: SEU BLOG É MUITO FOFINHO


Boa tarde meus queridos.


Hoje vim postar um selinho muito fofo, acompanhado de um Meme, que recebi do meu amigo Joe do blog ESCREVENDO AOS POUQUINHOS.



1- Linke o blog que te indicou.

ESCREVENDO AOS POUQUINHOS Blog do Joe

2- Quais são seus maiores sonhos?

Meu maior sonho é poder mudar de cidade, junto com meus pais, é claro.

3- Para você, a aparência importa?

Quando eu tinha uns 15, 16 anos eu achava que importava. Mas moro numa cidade muito pequena e a maioria das pessoas daqui tem “miolinho” (desculpem o termo, mas vocês entenderam), o que me fez perceber que inteligência e cultura são os fatores primordiais.

4- O que é ser feliz?

Ser feliz é estar em paz com você mesmo, estar satisfeito com sua vida, estar cercado pelos familiares e amigos, é poder se esparramar na cama num dia de chuva e poder ler um bom livro, é sair pra andar a cavalo, ir ao cinema, etc. Ser feliz é um estado de espírito alcançado quando temos prazer no que fazemos e em como vivemos.

5- Você é uma pessoa amiga?

Vou copiar o Joe: Sim e não.
Acho que sou amiga, mas não sou companheira. Não sou do tipo “pau pra toda obra”. Tem um problema? Conte comigo! Está triste? Conte comigo! Quer ver um filme? Conte comigo! Quer ir pra balada? Passo a vez. :D Próxima...!

6- Conte-nos 4 defeitos seus.

- Não tenho ordem cronológica, o que faz meu dia e minha vida parecer uma bagunça;
- Sou implicante;
- Sou ansiosa, o que ainda vai acabar me matando;
- Sou facilmente irritável.

7- Conte-nos 4 qualidades suas.

- Sou sincera
- Organizada e metódica, o que irrita muita gente. Ex: guardo roupas de frio num armário, de verão no outro. Todas separadas por cor, da mais clara para a mais escura. Meus CDs estão por ordem alfabética e por ordem de lançamento. Meus livros estão todos dentro de saquinhos, para não pegar pó, e organizados de acordo com o assunto; quando tenho muitos livros de um mesmo autor, ordem de lançamento também :D
- Sou uma boa filha (ao menos minha mãe diz)
- Sou uma pessoa econômica, o que pode figurar como qualidade, mas se considerarmos que sou mão de vaca pode então ser um defeito, rs.


8- Tem algum preconceito? Se sim, qual?

TENHO!

Ano passado terminei a faculdade de Letras. Gostei muito do curso, porém, em nada me agradou o preconceito literário de alguns professores. Muitos acadêmicos da área não aceitam as literaturas contemporâneas como verdadeira literatura e até consideram uma perda de tempo ler tais obras, pois acreditam que elas não têm valor algum e não agregam conhecimento na vida de quem os lê, consideram ainda a literatura infanto-juvenil como uma literatura menor.

Como sou do tipo implicante e que discorda de tudo, sempre bati de frente com essa posição, principalmente quando o exemplo citado acima se referiu ao livro do Harry Potter. Claro que para alguém perto dos 70 anos o livro não vai agregar muita coisa, mas para aquela criança que usa óculos fundo de garrafa, não é popular e sempre tem alguém tirando sarro dela, o livro além de significativo, é um grande instrumento de esperança, pois coisas maravilhosas podem acontecer na vida dessas crianças, assim como aconteceu na do Harry.

Outra coisa que muito me incomodava no curso era ver professores que não eram a favor da democratização da literatura, dizendo que ela deveria regalar-se apenas a uma determinada esfera social.

Acontece que antes de me formar em Letras me formei em Publicidade, e todas as minhas concepções e senso crítico provêm desse curso. Portanto, como publicitária, penso que: enquanto professores não tiverem ideias inovadoras a respeito de como ensinar literatura a nossas crianças, continuaremos sem conseguir fazer que eles leiam os clássicos por vontade própria e se apaixonem por eles.

E quanto à democratização. Bem, as palavras formam livros, livros são produtos, produtos estão aí para serem comercializados e portanto, devem sim estar ao alcance de todos!

Monteiro Lobato disse “Um país se faz com homens e livros”. Não cabe a nós escolher quais homens poderão ter contato com os livros, cabe a nós colocar todos os homens em contato com os livros!

Isso tudo soou como um desabafo e de fato foi, mas foi para poder dizer que sim, tenho preconceito contra qualquer pessoa que tenha preconceito literário!


9- Indique alguns blogs fofinhos a responderem este meme!



Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Olha que legal, gostei de poder conhecer um pouco mais sobre você, algo em comum: também sou anciosa e fácilmente irritável, rsrs.
    Beijos

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oh! Como você é metódica!

    Eu quero fazer Letras, muito chatos esses seus professores...

    Bjs
    Tah

    ResponderExcluir
  3. OI, VIM TE AVISAR QUE TE INDIQUEI PARA OUTRO MEME, PASSE LÁ NO MEU BLOG PARA VER: http://afantasista.blogspot.com/2011/03/recebi-esse-selo-da-this-gomez-uma.htm
    OBS: VC DEIXOU SEU LINK LÁ NO PERFIL DE SKOOB, FOI ASSIM QUE CONHECI O BLOG.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você em algumas coisas, e sou igual em outras.

    Não sabia que você era formada em letras :D
    Sério que voce se irrita fácil? não imaginava isso XD.

    Nossa, e eu pensando que era metódico. huahauahua

    Ah, Muito obrigado pelo selinho *-* você é um amor. Quando eu responder te aviso.

    Thiago
    http://outroconceito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ahuahauhu.... Se vc se aprofundasse um pouco mais nas perguntas daria pra escrever uma auto-biografia ein =D. Adorei o post, suas respostas e poder conhecer um pouco mais sobre vc. Nossa, e eu menti feio lá no blog falando que não tenho preconceito, mas tenho sim e axo q vai me odiar pelo que vou dizer: Tenho preconceito por literatura nacional antiga. José de Alencar, Guimarães Rosa, Manoel Bandeira... nossa, não consigo nem olhar as capas desses livros. Uma vez li forçado pela escola A mão e a luva do autor q nem me lembro o nome e sinceramente odiei. Então tenho esse preconceito... hehe =D

    HUGS =!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente, adorei a imagem desse meme, pura fofura!
    Vi seu blog no skoob e estou amando, o layout, o conteúdo, a organização, tudo! Pretendo ler sempre

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO PLENAMENTE
    LITERATURA INFANTO-JUVENIL É O QUE HÁ!!
    C.S. LEWIS QUE O DIGA *---*

    E detesto quem fala mal de Harry Potter... é a série da minha infância e da minha vida =D

    Enfim, mas quanto a preconceitos, não tem como a gnt não ter. Eu tenho com literatura fútil. Aquelas capas coloridas, cor de rosa, para adolescentes fúteis e as para as adultas mais fúteis ainda. realmente n consigo ler xD

    Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Gostei por demais de suas respostas principalmente a oitava, você disse tudo, concordo com você....em que plastico voce embala seus livros? Como faz pra organizar por autor e lançamento quando um livro do autor é grande e outro é pequeno? To precisando organizar minha estante...rsrs....beijokas elis!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Lis, sabe aqueles plásticos de pasta? Eles são iguais, mas não tem os furinhos.

    Também sofrooo quando um livro é grande e o outro menor, nesse caso eu também deixo por ordem de tamanho, acho que fica mais bonito na prateleira.

    Quando a estante estiver arrumada manda foto pra postar aqui no blog.

    Beijooos

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.