2 de março de 2011

INDICAÇÃO: O PARQUE DOS DINOSSAUROS - Michael Crichton (Ed. L&PM)


Bom dia pessoal,

Hoje vim indicar pra vocês um livro que me surpreendeu MUITO!

Mas antes, quero contar uma historinha...

Quando eu era criança meus pais sempre me levavam ao cinema, claro, que para ver filmes de criança (lembro até hoje de ter ido assistir super Xuxa contra o baixo-astral umas quatro vezes). Mas, em 1993 isso mudou. Aos 8 anos eles me levaram ao cinema para ver um filme de gente grande! Fiquei em êxtase!

O filme: Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros. Meu primeiro filme adulto!

Desde então, senti uma adoração tremenda por esse filme, tanto que já assisti mais de sessenta vezes, rs. Juro, mais de sessenta! Eu simplesmente AMO Parque dos Dinossauros e deixo de fazer qualquer coisa para assistir.

Quando o segundo filme saiu senti uma felicidade extrema. Já mais velha, fui ao cinema “apenas” oito vezes para assistir. Detalhe: em oito dias seguidos :D

O mais engraçado, é que eu não era uma fanática por dinossauros, não guardava o nome deles, tirando o do T-Rex, claro, não ia àqueles eventos com dinossauros motorizados que se espalharam por toda cidade de São Paulo (na época eu ainda morava em SP), etc. O que me fascinava mesmo, e ainda fascina, confesso, era ficar na frente da TV vendo Parque dos Dinossauros, era imaginar como que eles conseguiram fazer os dinossauros para o filme, e principalmente, sempre martelava na minha cabeça: será que se seguirem os passos do filme podem recriar o dinossauro mesmo¿ (Oo) Sim, apesar de amar o filme, quando criança eu tinha pavor que pudessem trazer os dinossauros a vida novamente, eu morria de medo de pensar em ser comida por um deles.

Em 2009 a L&PM lançou o pocket do primeiro livro. Mais que depressa eu comprei. Porém, quando chegou não quis ler. Fiquei com medo. Até hoje todas as adaptações cinematográficas me decepcionaram muito, e eu pensava que se lesse o livro deixaria de amar o filme, e o filme, foi um marco na minha infância e sempre foi o meu filme preferido, desde 1993. Eu não estava preparada para romper com essas amarras.

Eis que semana passada resolvi encarar. Peguei para ler O Parque dos Dinossauros.



O PARQUE DOS DINOSSAUROS
Michael Crichton
Editora: L&PM
Ano: 2009
Nº págs: 488
Gênero: Aventura
Formato: 18X11


Uma incrível técnica desenvolvida para recuperar e clonar o DNA de di­nos­sauros foi descoberta. Agora as fantasias mais extraordinárias da humanidade se transformaram em realidade. Criaturas extintas há séculos são recriadas em laboratório com o objetivo de se tornar atração de um parque temático, numa ilha remota a oeste do litoral da Costa Rica. Mas será possível a convivência entre dinossauros e humanos? Quais são os limites da ambição humana?
Em O parque dos dinossauros, Michael Crichton cria um thriller hipnotizante, que discute o perigo das pesquisas científicas conduzidas de forma irresponsável. Este marco da ficção científica contemporânea foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, com enorme sucesso de bilheteria.


E agora, vou falar pra vocês as...

Razões para ler O PARQUE DOS DINOSSAUROS:

- Você ama o filme¿ Não se preocupe, vai continuar amando! O filme não estragou o livro como acontece 90% das vezes. O filme mostra só uns 40, 45% do que é o livro. E se o filme é fantástico, imaginem o livro! É Surpreendente, garanto.

- É uma delícia ficar comparando as mudanças que ocorreram no filme. A caracterização dos personagens é completamente diferente, principalmente no aspecto psicológico. O bom velhinho John Hammond é mau. Alan Grant gosta de crianças, é o Ian quem não gosta. As crianças: Alex, a garota, tem só 8 anos e é uma pentelhinha, Tim, tem 12 anos e é um irmão corajoso.

- Vocês gostaram das aventuras que os personagens viveram no filme¿ Então se preparem, pois no livro tem mil coisas a mais, diversas passagens, dinossauros, e situações que ficaram de fora no filme.

- O primeiro capitulo é APAVORANTE! Chegou a dar um nó no meu estômago. Não tem nada a ver com o começo do filme.

- Dá para encontrar várias referências do segundo filme nesse primeiro livro.

- Não se convenceram¿ Bem, dêem uma chance ao livro. Tenho certeza que depois do primeiro capítulo você vai ficar muito convencido a ler O Parque dos Dinossauros!



O Parque dos Dinossauros sempre foi o meu filme favorito, e mesmo após ler o livro, continua sendo. E quanto ao livro, bem, não vou lê-lo umas sessenta vezes, mas dez com certeza, pois entrou para lista de meus livros favoritos também.

Mal posso esperar para ler o segundo livro.



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. O filme já assisti tantas vezes que perdi a conta... ^^
    Já o livro, vi semana passada na biblioteca. Vou incluir na minha lista de livros pra ler. ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que tinha o livro...
    Acredita que eu tenho 15 anos e nunca tive coragem de assistir O Parque dos Dinossauros? Sou muito medrosa! O fato de "O primeiro capitulo ser APAVORANTE" é um motivo para eu não querer ler... Causou efeito contrário. '-'
    desaliene.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. nao sabia que tinha livro, mas os filmes sao otimos, um classico que acredito que todos assistiram neh?!

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Onde posso ler o primeiro capítulo? E onde posso comprar o livro?

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.