4 de maio de 2016

RESENHA: SILENCIADAS - Kristina Ohlsson (Ed. Vestígio)



Olá, pessoal!

Hoje vou falar de SILENCIADAS, segundo livro da série Fredrika Bergman, escrito pela KRISTINA OHLSSON e lançado pela editora VESTÍGIO.

SilenciadasSILENCIADAS (Vol. 2)
KRISTINA OHLSSON
Série: Fredrika Bergman
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2014
Nº págs: 320
Gênero: Policial

SINOPSE: Quinze anos atrás: uma adolescente é surpreendida enquanto colhia flores para a celebração do solstício de verão e brutalmente violentada. No presente, um homem é morto em um atropelamento. Ele não tem nenhuma identificação e não é reportado como desaparecido. Ao mesmo tempo, um sacerdote e sua esposa são encontrados mortos em um aparente duplo suicídio. Fredrika Bergman, juntamente com a equipe de investigação de Alex Recht, é encarregada de casos aparentemente desconexos. A investigação leva a uma rede de contrabando de pessoas: um novo agente a operar rotas de imigração ilegal a partir de Bangkok, Tailândia. À medida que a polícia desmantela o esquema, começa a se revelar uma trilha que remonta à década de 1980, a um crime não denunciado, mas cujas consequências irão muito além do que qualquer um poderia esperar.

Fiquei louca pra ler esse livro por dois motivos. O primeiro, é por ter o nome do blog e meu nome na contra-capa. Meu nome é orgulho, hahahaha. Segundo porque já acompanhava a série e queria mais.

O primeiro volume me deixou maravilhada em muitos aspectos, porém, me decepcionou em outros, como por exemplo a interrupção brusca de uma vertente muito interessante. Já em SILENCIADAS, nada ficou para trás, nada foi deixado de lado e tudo teve bastante significado.

Vou começar falando um pouco sobre o enredo e depois passo para os personagens, que foram a melhor parte.

O enredo foi magnífico! OHLSSON fez uma mescla de muitos assuntos e até os últimos momentos conseguiu me fazer crer que se tratava de uma trama que envolvia refugiados e coisas do tipo. Ao mesmo tempo, porém, ela mostrava uma personagem que estava perdendo sua identidade e estava sendo apagada do mundo, o que me deixava mais curiosa a cada página. Quando essas duas pontes iriam se ligar? Eu realmente não tinha ideia, mas sabiam que iam, e quando isso aconteceu... Sério, fiquei descrente em relação aos sentimentos ruins que algumas pessoas carregam dentro de si por tanto tempo na vida. Não vou dizer quais são esses sentimentos, pois uma vez conhecendo-os, talvez vocês matem a charada quando começar a leitura, e quero que vocês fiquem tão descrente quanto eu com a revelação.

Agora vou falar do ponto mais forte do livro: os personagens. Em qualquer nível eles foram excelentes: mocinhos, bandidos, inocentes, culpados, vítimas, policiais... Todos desempenharam um papel grandioso para tornar a obra realmente excelente. As vítimas iniciais nos fazem pensar em diversas explicações para sua morte, bem como suas relações familiares e de amizade. Os vilões são daquele tipo que a gente até desconfia de um ou outro, mas a motivação é bizarra! Uma personagem me deixou com tanta dúvida a seu respeito que quando algo sobre ela era revelado eu soltava um suspiro, às vezes de alívio, às vezes de angústia, e muitas vezes de desconfiança.

E então chegamos no campo dos investigadores <3. Apesar de a série levar o nome de Fredrika, ela não é a única investigadora, pelo contrário, a série conta com um grande trio no enredo: Fredrika, Alex e Peder. No primeiro livro eles travaram uma “guerrinha” por causa da não-formação da Fredrika, que às vezes ela pensava ser pelo fato de ser mulher, mas aqui eles já estão mais habituados a companheira e até já simpatizam com a moça, fazendo com que ela se sinta parte do time. A história pessoal de cada um deles é bastante interessante, e muitas vezes me vi mais entusiasmada para saber sobre suas vidas pessoais que sobre as investigações que conduziam, mas isso aconteceu por causa do talento da autora em nos inserir de forma profunda no cotidiano desses personagens incríveis.


SILENCIADAS foi uma leitura incrível, um segundo livro bem melhor que o primeiro, e que sim, pode ser lido fora de ordem. Espero que vocês se empolguem a ler e curtam muito essa investigação, mas tenham em mente que a gama de personagens é muito mais interessante que a trama, e que eles fazem com que criemos verdadeiro fascínio pelas páginas.



Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Eu estou com essa série pra ler no Kindle, ainda não peguei pra conferir, aliás, nunca li nada dessa editora e preciso mudar isso. Apesar de falar de que dá pra ler fora de ordem, é dificil um livro policial da mesma série que não falte uma ou outra peça por se ler fora de ordem, mesmo que seja somente aspecto da vida dos protagonistas. Então acredito que vá ler na ordem mesmo por enquanto.

    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kau, isso é verdade, sempre tem algum aspecto da vida dos protagonistas que são abordados e é gostoso de seguir. Comece logo a ler e depois volta pra me contar se gostou.

      Bjs

      Excluir
  2. Tenho o primeiro livro da série na minha lista e estou louca para começar a ler. Gostei da sinopse e a resenha só reforçou minha vontade de ler essa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fiquei muito feliz, Gi. Depois volta para contar o que achou.

      Bjs

      Excluir
    2. Simplesmente amei o primeiro. Adorei a reviravolta no final. Por um segundo pensei que o assassino era o namorado da Ellen. Hehe... Muito bom.
      Lerei o Silenciadas em breve. 😊

      Excluir
  3. Muito bom quando o ponto forte do livro são os personagens, já é meio caminho andado para um livro realmente bom. Quando leio livros de series policiais sempre fico muito interessada pela vida pessoal dos personagens fora da investigação. Apesar de achar uma historia interessante, não fico muito animada por se tratar de uma serie, mesmo podendo ler aleatoriamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, e essa é uma série que caminha a passos lentos por aqui, viu. Uma pena :(

      Excluir
  4. Oi!
    Não li nem o primeiro e nem esse, mas já adicionei a minha lista, pois gostei muito da sua resenha e fiquei mega curiosa pra saber mais do enredo. Adoro livros policiais, com muito suspense e tensão. E esses prometem! Obrigada por suas preciosas dicas! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tava vindo comentar se podia ser lido fora de ordem, pq eu não li o primeiro, não faço ideia quando vou ler e to participando do sorteio aqui no blog hahaha Já pensou se eu sou sorteada e não consigo ler??? SIM, isso JÁ aconteceu quando eu participei de um sorteio sem perceber que era segundo volume ahahahahhaha Enfim, gosto muito quando o autor trabalha bem os personagens, as vezes até chega a compensar um enredo fraco...Etão eu pretendo ler esse livro sim

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Ainda não li essa serie, mas lendo a resenha fiquei bem curiosa para poder ler esse livro e principalmente conhecer a escrita desse autor, acho bem interessante quando temos duas historia que não parece se conectar e depois o autor consegue as ligar fazendo ter todo o sentido, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  7. Tenho o primeiro livro e não li ainda, vou adiantar essa leitura para poder chegar ao segundo, mesmo que não precise ser lido na ordem, o que mais motiva é saber que Silenciadas é tão bom, principalmente pelo foco nos personagens e no melhor desenvolvimento deles, um grande acerto, o trio de investigadores, a dualidade de alguns personagens, a ligação entre os dois casos, uma leitura quase que obrigatória para quem gosta de um bom thriller.

    ResponderExcluir
  8. Eu li o primeiro, Mari. Mas nem comecei a ler esse. Pedi para a editora, mas não recebi ainda. Acho que não enviaram.
    Estou bem ansiosa para acompanhar, mesmo não precisando seguir a ordem. Adoro Ohlsson e quero muito ler.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.