26 de maio de 2016

RESENHA: NO SEU OLHAR - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal.

Antes de mais nada, preciso dizer que para mim foi um sofrimento imenso escrever essa resenha, sofrimento porque, pela primeira vez na vida, vou falar mal (e provavelmente MUITO mal) de um livro do NICHOLAS SPARKS. O “detonado” da vez será NO SEU OLHAR, o mais recente lançamento do autor pela ARQUEIRO.

No Seu OlharNO SEU OLHAR
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2016
Nº págs: 432
Gênero: Romance, Drama

SINOPSE: Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington.  A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve.  Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Ao confrontar as diferenças entre os dois, eles questionarão as próprias convicções. E ao enxergar além das aparências, redescobrirão a capacidade de amar. Porém, nessa frágil busca por um recomeço, o relacionamento deles é ameaçado por uma série de incidentes suspeitos que reaviva antigos sofrimentos. E quando um perigo real começa a se impor, Colin e Maria precisam lutar para que o amor sobreviva. Com uma trama madura e repleta de emoções e de suspense, No Seu Olhar mostra que o amor às vezes é forjado em crises que ameaçam nos destruir e que o primeiro passo para a felicidade é acreditar em quem podemos ser.

Pessoas da minha vida!, não sei dizer o que fez meu sofrimento maior, concluir a leitura desse livro ou ter de falar mal de um autor que amo de paixão. Mas, sejamos realistas, depois de tantos livros, SPARKS não poderia acertar comigo sempre, e essa foi a vez em que ele me decepcionou de forma magnânima.

NO SEU OLHAR sugere ser um livro de romance com thriller, imediatamente pensei em O GUARDIÃO e soltei um “Yes”, é eu tinha certeza de que iria amar, até chegar na metade...

Na metade do livro nada sobre o tal thriller se fazia presente, pelo contrário, a única coisa apresentada era a história de amor entre Maria e Colin, e não, não foi um romance igual aos do tio NICK, não teve nada de maduro, singelo e belo, pelo contrário, senti que SPARKS tinha terminado de ler BELO DESASTRE e quis criar um novo Travis, porém, ainda pior que o original, pois aqui temos um Travis, ooops, Colin, de 28 anos, que se comporta como um adolescente de 18, que já se meteu em MUITA confusão, foi preso, adora uma briga, ama violência e é cheio de tatuagens... Parecido com Travis? Claro, e mais ainda: Colin luta! Hahahaha, Deus, odiei BELO DESASTRE e achei que NINGUÉM conseguiria escrever sobre um personagem mais boçal que Travis Maddox, mas nada é tão ruim que não possa piorar, e eis que SPARKS me surpreende criando um personagem completamente diferente de seu habitual, completamente igual a um já existente, e pior: ainda tenta fazer o rapaz se passar por bom moço por algumas PEQUENAS mudanças que teve em seu comportamento imaturo e infantil... Se-nhor!

E claro que a tal da Maria também não salvou. Moça genial, advogada de primeira linha, sempre certinha e correta, extremamente inteligente e dedicada. E ela faz o quê? Se apaixona perdidamente por Colin! Nesse momento me senti uma retardada! Sério, eu perdôo adolescentes que se envolvam com esse tipo de sujeito, mas uma mulher genial, beirando os 30, advogada, se envolver com um tipo desse? SPARKS abusou da minha compreensão de mundo! Pior, fiquei em dúvida se a moça era realmente advogada, pois MUITAS vezes ela parecia não saber nada de nada sobre lei! Ela não se fazia compreender, não se impunha, não sabia sobre direitos... E era considerada um gênio ¬¬, a personagem me frustrou muito!

E o maldito do thriller? Durante o livro Maria começou a ser perseguida, mas eram coisas leves e até umas 100 páginas antes do final o foco do livro estava mais em mostrar o romance entre ela e Colin e o como ele havia MAGICAMENTE mudado. Quando o foco foi para o lado policial da trama, senti um imenso alívio e soltei um “finalmente”, pois SPARKS apresentou personagens bacanas nessa parte e uma motivação excelente, porém, se preocupou em dar mais ênfase ao casalzinho, enquanto podia ter tornado o livro grandioso se tivesse focado mais nos vilões, e SPARKS sabe fazer isso! Estou até agora inconformada e indignada que ele não fez! Ele não deixou os vilões crescerem o quanto mereciam, não deixou que eles roubassem a cena, e isso por quê? Porque Colin tinha que ser o centro das atenções por ser o macho alfa! SPARKS, meu querido, por favor, como você pôde fazer isso comigo? Com todos os seus fãs? Como pôde colocar um bad boy tiozão para ser protagonista e roubar a cena de um livro que poderia ter sido brilhante? Como pôde querer transformar um homem agressivo e violento desses como alguém a ser admirado pelas mulheres e amado por suas leitoras? Sério, gente, ou existe algum problema GRAVE com o mundo, ou por ser mais velha ainda sou do tempo que gosta dos bonzinhos e acha sujeitos e personagens desse tipo um pé no saco sem salvação! A vitimização deles jamais me convence e a capacidade de mudança menos ainda. E fico mais puta ainda porque imagino a quantidade de adolescentes que não suspiram por um tipo desses e que acham que ser assim é o máximo. Aí penso nos pais dessas adolescentes sendo apresentados a um fulano assim. E penso como seria a cara do SPARKS se a filha dele chegasse com um sujeito assim! Ah, eu ia rir! Ia rir e pensar "bem feito! Quem mandou influênciar mocinhas escrevendo sobre esse tipo de bárbaro e fazendo ele parecer bonzinho!"


Fiquei frustrada, fiquei puta, fiquei decepcionada. Fujo de livros com clones de Travis Maddox e se soubesse que Colin seria uma cópia do sujeitinho, teria corrido da leitura. Continuo amando SPARKS, mas NO SEU OLHAR com certeza vai para minha lista de NÃO RECOMENDO! Pior livro que li nesse ano de 2016. 


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Serei sincera em dizer que nenhum dos livros desse autor me atraem, não sei, nenhuma sinopse me desperta interesse, mas que pena que foi uma leitura ruim, que venham leituras otimas pela frente.

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse é um dos autores que não tenho vontade de ler. Os livros do Nicholas não me deixam animada em dar uma chance. Sei lá...

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Não tenho muito interesse pelos livros de Nicholas Sparks, apesar de sempre ler muitos comentários a respeito de suas obras e resenhas, algumas positivas, outras nem tanto. Mas creio não ser muito meu estilo de leitura. Talvez e algum momento venha a conferir algum titulo desse autor. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ai,miga, Sparks é sempre ruim né hahahaha Sério, todos os livros deles são mais do mesmo, são pavorosoooos hahaha

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada pelos livros do Nicholas Sparks e fiquei decepcionada pelo que você contou do livro. Os personagens dele apesar dos problemas são sempre cheios de foça, virtudes e caráter. Realmente Colin não é um personagem que esperaria encontrar em seus livros. Vou ler o livro, mas sem grande expectativas. Vamos torcer para que o livro sendo tão ruim não vire um filme tambem.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Só li um livro do Nicholas Sparks, que gostei muito mas quando cheguei no final ele acabou comigo de tão triste que acabei ficando revoltado por isso nunca mais li nada dele, e até tenho vontade de pegar um livro dele para ler, mas com certeza não irei começar com esse pois não foi uma historia que gostei, principalmente pelo Colin que não foi um personagem que me conquistou !!

    ResponderExcluir
  7. Eu geralmente não leio romances, então não tenho uma opinião formado sobre o Sparks, mas sei que ele tem milhares de fãs que adoram seus livros e estórias de amor, mas pela resenha ele errou feio nesse livro, inspirou-se em um personagem que fez muito sucesso como o Travis e criou um basicamente igual, junto com uma outra personagem mal trabalhada e pecando em todos os aspectos do enredo, podia ter sido melhor, infelizmente não foi, é um livro que tenho certeza de que não lerei.

    ResponderExcluir
  8. Eita, Mari.
    Eu não gosto de romances, mas esse aí acho que foi o pior dos piores mesmo. É difícil um autor que já tem um estilo querer mergulhar em outro ou mesclar gêneros. Uma pena que tenha sido o seu pior livro do ano.
    Não lerei, realmente.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.