16 de setembro de 2015

RESENHA: VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA - Alexandra Potter (Ed. Record)



Boa noite, pessoal!

Voltei para mais uma resenha de chick lit da RECORD. Dessa vez vou falar sobre VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA da ALEXANDRA POTTER.

Você (não) é o homem da minha vidaVOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA
ALEXANDRA POTTER
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 448
Gênero: Chick Lit

SINOPSE: No instante em que Lucy conhece Nate em Veneza, durante o intercâmbio da faculdade, ela tem certeza de que é o amor da sua vida. Com toda a magia do primeiro amor, eles se beijam ao pôr do sol sob a Ponte dos Suspiros, o que, segundo a lenda local, os uniria para sempre. Passados dez anos, porém, eles perderam contato por completo. Até que Lucy se muda para Nova York, e o destino faz com que se reencontrem. E se reencontrem. E se reencontrem. Mas o Nate atual é muito diferente do que ela conheceu aos 19 anos, e Lucy preferia o antigo. Será que ele é mesmo sua alma gêmea? Como ela conseguirá se livrar dele? Afinal “para sempre” pode ser muito tempo... Uma comédia romântica original e mágica sobre o que acontece quando o sonho de toda menina de encontrar sua alma gêmea se torna verdade. 

Bem, quem leu as resenhas de ontem percebeu que apontei quatro fatores que são primordiais para que eu goste de um chick lit: amor, humor, ritmo e abordagem de um tema mais sério. Em VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA faltou praticamente todos esses quesitos, por isso que não consegui gostar do livro.

Quanto ao amor, ok. Mas também era óbvio que ele estaria presente. Em relação ao humor, já deixou um pouco a desejar, pois o começo foi tão dramático, tão melancólico e tão depressivo, que meio que duvidei ser um chick lit, afinal, sim, eu gosto que as protagonistas desses livros sejam meio engraçadas e paranóicas, não mulheres que vivem se lamentando pelos cantos pela perde de um amor. O que acontece aqui, e muito!

Então o humor já não foi lá aquelas coisas. Mesmo porque, o enredo é fraquíssimo é só fica na eterna mesmice: almas gêmeas. Primeiro a protagonista acredita que o cara é sua alma gêmea e depois acredita que precisa se livrar dele. E as 448 (!!!) páginas do livro são permeadas por esse assunto e pela lenda que embalou os pombinhos em uma viagem ¬¬ 448 páginas para isso! Praticamente uma bíblia para dizer tão pouco!

Sobre o assunto mais sério para ser abordado, nem preciso dizer. Pelo que falei acima vocês já podem deduzir: foi inexistente! Tanta coisa poderia ter sido trabalhada nessa quantidade de páginas... Não consigo entender porque a autora reduziu seu enredo a uma coisa só, tão clichê e excessivamente comum.

Mas o que me incomodou mesmo em VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA foi o ritmo. Gente, chick lit. CHICK LIT. CHI-CK – LIT! Pois é, chick lit! Característica principal: pegar e não conseguir largar. 99% dos livros do gênero são assim. Não importa quantas páginas tenham, eles são tão interessantes, tão envolventes e têm protagonistas tão fabulosas que a gente não solta nem pra fazer xixi. Ao contrário do que aconteceu com VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA, que mais me pareceu uma tortura continuar segurando esse tijolo para chegar ao fim da leitura. Foi tanto repeteco e melodrama que a vontade de continuar era zero! Se não fosse livro de parceria, com certeza teria abandonado.


Aí vocês devem estar se perguntando a razão de eu ter dado 2 estrelas se só falei mal do livro e ele merecia apenas uma. Ou para ser mais honesta, nenhuma. Mas é que as referências artísticas e cinematográficas foram de grande valia. A única coisa especial em toda a obra. E por causa delas é que dei as duas estrelas. Mas, ainda assim, sou obrigada a dizer que VOCÊ (NÃO) É O HOMEM DA MINHA VIDA vai para minha lista de NÃO RECOMENDO :S


Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Eita Mari!
    Está cruel, hein?kkkk
    Bem, mas se um chick lit não tem nenhuma das características que citou, nem tem graça de ler mesmo, né?
    Pelo menos tem as citações artísticas que salvaram o livro...
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venenosa, vc viu? Hahahahha. Não deixo passar quando não gosto, rs.

      Bjs

      Excluir
  2. Mesmo não tendo nenhuma das características citadas continua sendo considerado um chick-li? Enfim, creio que como é muito do mesmo, o livro poderia ter sido BEM menor e ai poderia ser uma leitura para "descansar". Totalmente despretensiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Dri, eu adoraria que tivesse sido BEM menor, mas BEM MENOR mesmo! Hahahaha. Infinitamente chato :S

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Mari
    Realmente em um chick it ver uma personagem totalmente dramática é no mínimo estranho rs
    Nossa, mas parece ter drama em cima de drama pelo jeito kkkk Acho que leria só para ver como a autora se saiu. Adorei a resenha sincera.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu li a sinopse qnd a Record disse q ia lançar e achei q ia ser um livro legal, mas pelas coisas q vc disse vi q e um livro sem graça e monótono! Odeio livros assim ~~

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio tb... Mas fiquei curiosa... A curiosidade matou um gato e me fez perder horas e horas da vida :S

      Excluir
  5. Oie
    Você tem se decepcionado com vários livros ultimamente.E pra mim um chick-lit também deve ter esses 4 assuntos básicos,se chegar a ter 3 deles também já está valendo.E eu esperava bem mais desse livro,achei que fosse uma história bem divertida onde a personagem iria me conquistar,pelo visto não é isso que acontece.Eu ainda quero o ler pra ter minha própria opinião,e tomará que pra mim funcione,por que se não serão 448 páginas perdidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Le, o pior foi isso, as muitas horas perdidas. O livro pareci infinito! OMG! Hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  6. Poxa, tem faltado sorte nesses últimos dias, né?
    Livro com muito repeteco ninguém merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Foram várias decepções... E essa semana tem mais :S

      Excluir
  7. Oi! Não é possível que um romance que começou em Veneza, que eu considero o berço dos apaixonados, tenha se reduzido a isso, a mesmice. Confesso que esse papo de alma gêmea nunca me atraiu, acho um pouco fora da realidade, muito fantasioso. De romances eu sempre espero um amor mais "pé no chão" e sem melancolismo por parte dos mocinhos, isso me irrita muito. Acho que também tem muitas páginas para uma história que fica claro o inicio, meio e fim.

    ResponderExcluir
  8. Poxa, eu amei tanto a capa desse livro, com tantos detalhes maravilhosos, um jogo de cores encaixadas e harmoniosas, fiquei simplesmente encantada! Uma pena a autora ter reduzido tanto seu enredo! Protagonistas dramáticas me irritam, me deixam entediada, e me dão a maior vontade de entrar no livro e dar uns bons tapas na cara pra ver se elas acordam pra vida. Acho que não vou querer ler não!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.