22 de setembro de 2015

RESENHA: CINCO DIAS - Julia Lawson Timmer (Ed. Novo Conceito)



Boa noite de novo!

Voltei para falar sobre a última resenha da NOVO CONCEITO desse mês: CINCO DIAS da JULIE LAWSON TIMMER.

Cinco DiasCINCO DIAS
JULIE LAWSON TIMMER
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Nº págs: 368
Gênero: Drama

SINOPSE: Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor? Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos. Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão. Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.

Quando li a sinopse desse livro, sabia que teria de pedi-lo. Vivo uma relação de amor e ódio com os dramas da NOVO CONCEITO. Ou os amo ou os detesto, mas sempre arrisco pedir para poder conferir, e não iria fazer diferente com CINCO DIAS. O problema é que o livro foi diferente...

Diferente porque foi muito mais intenso do que jamais imaginei que seria. Eu, que já sou uma leitora manteiga, debulhei-me em lágrimas profundas por causa dessa história. CINCO DIAS nos leva a conhecer cinco dias na vida de duas pessoas: Mara e Scott. Até certo ponto, o livro narra a história deles de forma paralela, para bastante tempo depois conectá-los, mas de uma forma um tanto quanto inusitada.

Mara é uma esposa e mãe dedicada que sofre com uma triste e incurável doença. Scott é um treinador recém casado que está com um garotinho em casa e criou laços muito forte com essa criança, querendo adotá-lo, mas encontrando grandes dificuldades nesse caminho, uma delas, sua própria esposa.

A história de ambos os personagens é bastante bela e bem construída. Scott fez eu sentir um nó na garganta cada vez que manifestava seu amor pelo garotinho, e sua esposa me fazia querer dar um murro na cara dela cada vez que não compreendia a situação pelos olhos do marido. Não sei se é pelo fato de eu ter um grande desejo de adotar uma criança um dia, mas me senti bastante ligada ao Scott e tudo o que ele sofreu.

Apesar disso, confesso que Mara foi minha preferida. Fiquei enlouquecida de tristeza com a história dessa mulher, primeiro, porque diante mão já somos apresentados a forma como ela resolveu cuidar de sua doença, então, sabemos que é uma corrida contra o tempo, e isso me causou um desespero PROFUNDO durante a leitura; segundo, porque foi extremamente perturbador e triste ver ela retomando a história de sua vida e seu passado até o descobrimento da doença e o que ela passou por conta disso. Não faltaram momentos constrangedores na vida de Mara e ela não hesitou em nos contar sobre eles,  muito provavelmente o fez para justificar sua decisão e atitude final, e vou dizer, tentei me colocar no lugar de todos os personagens envolvidos e, apesar da tristeza, a compreendi e a considerei uma heroína por fazer o que fez. Claro que, apesar de ela já deixar bem claro desde o início seus planos, não me senti menos triste ou menos angustiada, pelo contrário, CINCO DIAS me emocionou demais e chorei em várias passagens, mas o final realmente me fez chorar de forma convulsiva, sem conseguir parar, tão triste e tocante que foi.

Achei brilhante a forma como TIMMER apresentou o desfecho na vida dos dois personagens, ambos emocionantes, mas totalmente opostos em suas resoluções. Amei CINCO DIAS. 5 estrelas foram poucas para definir o quão grandioso esse livro foi. Claro que favoritei, e espero que vocês o leiam o mais breve possível.




Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi! Esse livro parece mesmo ser tocante, mas sinto que em algum ponto essas duas vidas vão se interligar, não sei, acho que espero isso. É comovente a história do homem, querer adotar uma criança, dar proteção e uma família, mas também entendo sua mulher, para adotar você tem que está pronto e ter certeza disso, ele pode está certo disso, mas talvez ela não, será uma nova pessoa em casa que mudará tudo, mais responsabilidade e você saberá que não poderá falhar com ela e também o fato que a mãe dele está viva e que a qualquer hora vai querer a guarda da criança novamente, terá que se despedir dele quando isso acontecer e às vezes não estamos prontos para isso, se for esse o caso da mulher dele é compreensível. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, depois dessa resenha acredito que preciso desse livro pra ontem! Fiquei encantada com a forma como a autora organizou seu livro, distribuindo-se entre a vida de duas personagens distintas, mas com histórias emocionantes, que em algum ponto se cruzam. Realmente deve ser comovente acompanhar o dia-a-dia de uma mãe dedicada que sabe que vai ter de deixar seus filhos, e de um homem que não é compreendido em uma atitude tão linda como é adotar alguém. Confesso que a capa não chamou tanto a minha atenção, mas pelo visto o enredo é incrível e suplanta esse detalhe facilmente!

    ResponderExcluir
  3. Eu a-m-e-i essa capa logo quando vi, serio, amo capas simples! Mas que historia extraordinariamente fantastica que este livro deve ter. Com certeza tem uma história emocionante e triste, mas sem ser melancólica! Quero ler e colocarei na lista de desejados, junto com Zac e Mia!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que quando eu ler também vou me desfazer em lágrimas, sou muito chorona e emotiva. Fiquei curiosa em relação a doença da Mara, já dá para entrever que é algo muito triste e que não tem cura.

    ResponderExcluir
  5. Sério, preciso desse livro para ontem! Me parece fantástico e tão tocante! Tenho problemas com dramas assim, pois, também sou muito manteiga derretida e choro muito fácil, principalmente em livros, e fico pensando se devo ou não ler e estar preparada para a ressaca literária que terei rsrs
    Mas vou dar uma chance a esse, porque gostei bastante da sinopse e da sua resenha. Me arrisco a chorar horas e horas por uma leitura tão boa <3

    ResponderExcluir
  6. Mari!
    Será minha próxima leitura, estou acabando 172 horas na lua e em seguida, me agarrei com 5 dias.
    E ando com uma grande expectativa, porque só tenho lido boas resenhas sobre o livro, vamos ver o que acho...
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,
    Nossa uma amiga também me indicou essa leitura. E ela já tinha me convencido. Porém creio que certas leituras tem o seu próprio tempo. É ótimo nos emocionarmos , mas se recuperar de uma leitura assim depois é complicado. Como disse vou ler primeiro 172 hs, depois dez coisas, seguida Zac e mia e aí sim esse. Obrigada pelas resenhas que me ajudaram a escolher a ordem de leitura. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai Mari. Preciso ler muito este livro. Eu tinha lido uma resenha já e amei. E vejo que você também se emocionou muito, e elogiou tanto o livro. EU adoro livro emocionantes assim, e que me fazem chorar. Fiquei super curiosa, acho que choraria muito também..com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.