30 de maio de 2013

RESENHA: INFERNO - Dan Brown (Ed. Arqueiro)

Boa tarde, pessoal.

É com uma super empolgação que venho falar pra vocês o que achei de INFERNO, o novíssimo livro do DAN BROWN lançado pela ARQUEIRO.

Inferno
SINOPSE: Busca e encontrarás! Essa é a mensagem da bela senhora de cabelos prateados. Diante dela estende-se um mar de corpos agonizantes, alguns enterrados de cabeça para baixo até a cintura – uma cena bizarra, dantesca. Langdon tenta fazer contato, perguntar quem é ela, o que deve procurar... Mas então ele acorda. Desmemoriado, ferido, a milhares de quilômetros de casa. E de posse de um objeto muito misterioso: um minitubo de metal, com lacre biométrico e o ícone de risco biológico gravado na lateral. Decidido a não abrir o tubo, que pode conter algum material muito perigoso, o renomado simbologista entra em contato com o consulado, em busca de ajuda. Mas algo inesperado acontece: o governo de seu próprio país manda alguém matá-lo. Quando já não sabe mais o que fazer, Langdon encontra a primeira pista que o ajudará a descobrir o que está acontecendo: a imagem do Mapa do Inferno, de Botticelli, uma famosa obra de arte inspirada no Inferno, de Dante Alighieri. Na companhia de Sienna Brooks, uma jovem médica superdotada, ele parte numa jornada alucinante pela Itália, até um dos lugares mais fantásticos do mundo. Dessa vez Robert Langdon precisa usar sua grande habilidade como simbologista para salvar a própria vida e conter uma ameaça que pode destruir toda a humanidade.

Acredito que INFERNO foi aguardadíssimo pelos fãs do autor. Meu primeiro contato com DAN BROWN foi com O CÓDIGO DAVINCI, o que, acredito, tenha acontecido com a maioria. Na época eu cursava Publicidade e tínhamos História da Arte na grade, a professora indicou, uma amiga leu e gostou, e eu mergulhei na onda e descobri esse autor maravilhoso que mescla arte, ciência, ficção, realidade e temas polêmicos em seus livros.

Após O CÓDIGO DAVINCI, quis conferir outra obra do DAN, e quase tive uma síncope ao ler ANJOS E DEMÔNIOS, que para mim, será eternamente o melhor livro do autor. Depois disso me tornei uma apaixonada incondicional por DAN.

Esse ano o mundo parou para comentar sobre INFERNO. E essa é uma coisa que me deixa besta quando falamos de DAN BROWN, o MUNDO pára para falar, comentar, elogiar, ou criticar seus livros. Chega a dar um friozinho na barriga ver que todo o planeta está falando de um mesmo autor, de um mesmo livro e morrendo de ansiedade para poder conferi-lo.

Fiz parte dessas pessoas que estavam roendo as unhas por INFERNO. Cheguei a dar pulos de alegria quando soube que o livro seria ADIANTADO (obrigada ARQUEIRO), e quase enfartei quando meu exemplar chegou aqui em casa. Comecei a leitura no mesmo dia; no dia seguinte já tinha acabado e me lamentava por ter que esperar mais sabe Deus quantos anos por um novo livro desse homem. O bom é que ele sempre faz a espera valer à pena.

Em INFERNO temos uma mistura de literatura, pintura, arquitetura, todo um mundo de arte que nos deixa fascinados. É impossível ler sobre um quadro e não correr no computador para ver sua imagem. Não tem como ler sobre um determinado lugar ou ponto histórico da Itália e não ir ao Google buscar as imagens. Eu já sabia tudo o que esperar de INFERNO, mas mesmo assim a leitura me surpreendeu.

Enquanto que os outros livros do DAN fizeram-me mergulhar no mundo das artes e apreciar a narrativa por esses fatores, INFERNO laçou-me por seu lado científico e social. O problema da superpopulação apresentado no livro faz com que seja impossível não pararmos para refletir sobre a atual situação que o planeta se encontra. E preciso aproveitar essa parte para falar: que VILÃO fantástico em INFERNO. Sei que muitas vezes simpatizo com o vilão, mas dessa vez posso dizer que realmente virei fã do cara. É ele quem expõe o problema da superpopulação e é ele quem encontra uma solução para a questão. O pior é que durante a leitura os argumentos dele foram tão convincentes, que passei para o lado dos bandidos.

Sim, confesso sem nenhuma vergonha. O vilão expõe um problema real, de proporções gigantescas e é impossível não ver que ele está certo no que fala. Claro que passamos a narrativa inteira pensando que o sujeito vai resolver as coisas de um jeito completamente dramático, aterrador e arrasador, mas nem assim consegui deixar de ver alguma razão naquilo que ele falava. Foi por isso que a cada página eu torcia para que Langdon falhasse. Eu ADORO o professor, mas ele tem um lado humano muito forte, que não lhe permite ver com a razão os fatos expostos, que não lhe permite enxergar uma equação matemática simples, e Langdon não consegue enfrentar isso por ser uma pessoa muito ligada às suas emoções.

INFERNO me surpreendeu por trazer apenas uma critica à Igreja Católica. Acostumei-me a ANJOS E DEMÔNIOS, e acho que esperava ver mais criticas e revelações sobre a religião, mas BROWN se conteve e fez um singelo comentário, que talvez vá incomodar os mais conservadores, mas já está na hora de essas pessoas terem a mente mais aberta para as questões sexuais.

O final do livro me surpreendeu de forma magnífica! A solução encontrada para o problema da superpopulação deixou-me de boca aberta, pois jamais imaginei tal desfecho.  O mais interessante é que ao fechar o livro passamos a refletir se não seria essa a real solução para um problema que indiscutivelmente existe e só cresce a cada dia.


Fiquei completamente apaixonada por INFERNO e a questão social que abordou. Acredito que o final tenha sido escolhido por ser algo que reflita a opinião do autor sobre o tema. Se a intenção de DAN era colocar o mundo para refletir sobre o problema, ele atingiu o objetivo. Tenho certeza que muita gente vai ficar pensando nisso por dias, eu pelo menos estou.



FICHA DO LIVRO





INFERNO
DAN BROWN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 448
Gênero:Suspense, Suspense Histórico


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Até hoje, li apenas um livro do Dan, que foi: Fortaleza Digital, e me encantei como ele escreve, é mtmt bom!
    Fiquei bem entusiasmada com Inferno, e acabei de acrescentar na minha lista de futuras aquisições!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. *O* Parabéns pela resenha! MARAVILHOSA!
    Não vejo a hora de ler esse livro \õ. Meu Deus não sei o que será de mim quando esse livro chegar u.u


    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero loucamente ler esse livro. Creio eu que não tem como não espera ansiosamente por esse livro.
    Gosto muito do estilo de escrita dele e á li muitos de seus livros mais e sempre uma surpresa ler um livro dele, não há como não se envolver com a história.
    Quero muito ler, espero que em breve eu assim o faça.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Já encomendei pelo Submarino, tô louca pra chegar! Sou fã de carterinha do Dan Brown, tenho e li todos os outros! E pelo que tenho lido na blogosfera, Inferno superou todas as expectativas!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Me deixou com mais vontade de ler ainda! rsrsrs. Parabéns pela resenha. O meu livro preferido dele é o " Símbolo Perdido "... no momento que fechei esse livro, fiquei com ele na cabeça por dias e me senti muito bem. beijosss

    ResponderExcluir
  6. O livro e muito, e é muito interessante quem for ler, ja ter lido os livro Código d'vinci, Anjos e Demonios e O simbolo Perdido, pois tem o mesmo protagonista RObert Longdon.

    Boa Resenha

    ResponderExcluir
  7. Acabei de terminar a leitura.. o livro realmente é incrível, e concordo com você em relação ao Bertrand. Qual foi o clímax do livro para você? Achei que a revelação de quem era FS-2080 foi SHOW! Ele colocou no papel de um jeito que TODOS que vão ler pensarão que o Ferris é o amor de Bertrand. Inclusive a inicial do nome ser igual ao de Felity não foi mera coincidência.

    ResponderExcluir
  8. eu curti o livro inteiro e acho que até poderia ter um filme...
    mas senti falta de um final!

    ResponderExcluir
  9. Eu já li todos os livros do Dan editados no Brasil! São ótimos!! Na minha opinião, o "Anjos e Demônios" realmente é o melhor livro dele!! Comprei ontem, no final do dia, o livro "Inferno" comecei a ler e fui lendo até duas da madrugada ! Não vejo a hora de chegar em casa para continuar a leitura!! Estou adorando!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliano.

    Não conheço o livro Reverso, mas obrigada pela dica. Já vou dar uma pesquisada aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.