24 de maio de 2013

RESENHA: O GUARDIÃO - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)

Bom dia, pessoal!

Prontos para me verem rasgar seda mais uma vez para o Sr. NICHOLAS SPARKS? É fato que amo tudo o que esse homem escreve, mas quando ele coloca uma pitada especial e diferente em seus livros, como fez em O GUARDIÃO, lançamento da ARQUEIRO, sou abrigada a dizer que o amo ainda mais!

O Guardião
SINOPSE: Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.

Adoro quando SPARKS muda sua fórmula do amor romântico para algo mais perigoso. Conferi essa sua combinação em UM PORTO SEGURO e em O GUARDIÃO, ambos os livros tratam da obsessão de um homem por uma mulher, mas, enquanto UM PORTO SEGURO traz um cara obcecado por sua esposa que o abandona por sofrer violência, O GUARDIÃO conta com um personagem que é um verdadeiro sociopata e faz o que for necessário para se livrar de quem intervém em seu caminho.

É completamente angustiante percorrer as páginas do livro e acompanhar cada coisa que o cara é capaz de fazer, mais angustiante ainda é ver a inteligência que ele tem para se safar das mais variadas situações e se mostrar como vítima. O personagem é planejador, estrategista e sempre consegue imaginar a reação dos adversários, um vilão que merece nota mil. Não, gente, dessa vez eu não simpatizei ou torci pelo vilão, ao contrário, gostaria de poder esfregar a cara dele no asfalto com minhas mãos, mas é inegável que ele foi extrema e cautelosamente bem construído. Ele deu vida ao livro e fez com que os laços afetivos de Julie e seu parceiro se tornassem cada vez mais fortes e profundos.

Achei o máximo à forma como o livro mudou de foco tão de repente. O que no início pareceu ser um romance de superação após a morte de um marido, tornou-se uma história instigante que nos deixa perplexos, e até com medo, do que o ser humano é capaz de fazer para se chegar aonde deseja.

Adorei também a forma como NICHOLAS foi abordando alguns aspectos do passado e personalidade do vilão. Às vezes eu achava que ele sofria de algum tipo de desequilíbrio mental, depois passei a achar que era a maldade pura e crua que ele escondia dentro de si. Claro que algum problema aquele sujeito, aparentemente normal, deve ter, mas me nego a usar isso de desculpa para seus atos, pois eles foram muito bem pensados, em todos os detalhes e possibilidades.

SPARKS me surpreendeu demais com O GUARDIÃO, e por isso o livro já está favoritado. Adorei saber que NICHOLAS é capaz de escrever coisas grandiosas que nos enche de terror e medo ao ler. Sei que, se hoje, eu tivesse que escolher apenas UM livro dele como favorito, sem dúvida seria O GUARDIÃO.


Só posso terminar essa resenha com uma afirmação: NICHOLAS SPARKS é O CARA!


FICHA DO LIVRO





O GUARDIÃO
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 352
Gênero:Romance, Drama


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Se eu falar que até hoje só li UM livro do Nicholas, você acredita? Sou louca pra ler todos! Vou começar a comprar os livros dele agora e ler em disparada porque é o que eu desejo fazer há muito tempo! Ainda mais depois de ler essa resenha e descobrir que, além de romance, Sparks apimentou a escrita com suspense, um dos meus gêneros favoritos! *-* É certeza que esse vai ser o próximo livro dele que vou comprar ♥
    Beijo, Unsaid Things :)

    ResponderExcluir
  2. Nicholas é um dos meus autores preferidos! A escrita dele é muito boa, e "Um Porto Seguro", até agora, é minha obra favorita dele, e espero que "O Guardião" me surpreenda, já que as recomendações do livro são grandes. Ótima resenha, me deixou muito empolgado!

    ResponderExcluir
  3. Nicholas é um ótimo escritor já li A Escolha e adorei, mas devido á algumas recomendações fiquei meio receosa de comprar outros (me disseram que os personagens sempre morrem no final) vou me aventurar nesse afinal, quem não ama histórias trágicas e cachorrinhos?

    ResponderExcluir
  4. Nicholas Sparks é um autor de blockbusters. Ele encontrou a fórmula perfeita de ganhar dinheiro. Em suma, todos seus romances seguem a mesma estrutura básica, o mesmo esqueleto funcional. Isso agrada os leitores pois proporciona sempre as mesmas sensações já conhecidas, nos momentos esperados. O enredo básico segue uma predefinição que ao mesmo tempo em que agrada, por ser facilmente "digerido", não proporciona ao leitor nenhuma reflexão mais profunda, nem agrega à este nada de proveitoso.
    Se como Kafka disse, "um livro deve nos afetar como um murro no crânio para que realmente valha a pena", as obras de Sparks se mostram de uma superficialidade que incomoda.
    É mais um destes incontáveis autores que pululam por aí popularizando a leitura e mediocrizando-a ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari. Citei esse post lá no Nicholas Brasil:

    http://nicholasbrasil.com.br/resenha-de-o-guardiao-por-mari-v/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi!!!!

    Eu estou simplesmente louca para ler esse livro, mas não imaginava que ele seria levado para esse lado, Jesus parece ser realmente incrível!!! Em um porto seguro, adorei a forma como ele abordou o tema, nossa nesse livro acho que irei surtar!!!

    Adorei sua resenha,

    beijos

    ResponderExcluir
  7. ahhh gostei da resenha, realmente fiquei com vontade de ler, estava um pouco desanimada com Spark, os livros dele eram tão iguais... que bom que ele mudou um pouco =)
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, sou o Cléber, lá do Nicholas Brasil. Escuta, estamos preparando uma porção de coisas legais lá no site, como:

    1- Camisetas para os fãs de Nichoals Sparks;
    2- Entrega de um "livro dos fãs": os fãs poderão mandar suas mensagens escritas a mão e nós entregaremos para o Nicholas;
    3- Informações sobre a vinda dele ao Brasil e sobre a Bienal do Livro.

    Eu sei que sempre tem gente dizendo "ai, divulga meu blog?" ou "troca divulgação?". Mas não é bem esse o caso. Digo, são coisas que são do interesse dos fãs do Sparks, então, a meu ver, são legais de serem noticiadas no blog, entende?

    Enfim, se gostou das idéias, fique à vontade para divulgar:


    http://nicholasbrasil.com.br/daremos-um-grande-presente-para-o-nicholas-participe/
    http://nicholasbrasil.com.br/lancada-camiseta-sou-fa-de-nicholas-sparks/
    http://nicholasbrasil.com.br/fa-clube

    http://nicholasbrasil.com.br/nicholas-sparks-em-curitiba/
    http://nicholasbrasil.com.br/nicholas-sparks-em-sao-paulo-2013/
    http://nicholasbrasil.com.br/informacoes-sobre-a-bienal-2013-no-rio-de-janeiro/
    http://nicholasbrasil.com.br/horarios-do-nicholas-sparks-na-bienal-2013/

    http://nicholasbrasil.com.br/pedido-de-casamento-via-livro/

    Abraço!

    p.s.: eu queria enviar isso por e-mail, mas no rodapé do site só consta "gmail.com" e não encontrei formulário de contato. =(

    ResponderExcluir
  9. Eu comprei essse livro hoje e pesquisei pelo q vi ele e.bom e e o primeiro livro q eu compro dele

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.