9 de janeiro de 2013

RESENHA: O ENIGMA DE JEFFERSON - STEVE BERRY (ED. RECORD)


Olá, pessoal!

Essa será a primeira vez que resenho um Suspense Histórico aqui no blog. Sei que tal classificação nem existe, mas costumo chamar os livros a la Dan Brown de Suspenses Históricos, isso porque misturam passagens históricas reais, geralmente ligadas a alguma personalidade, com ficção, tempo presente e muito suspense,  daqueles que tiram o fôlego e nos fazem ler centenas de páginas sem desgrudar dos livros. Quando li a sinopse de O ENIGMA DE JEFFERSON do STEVE BERRY no site da editora RECORD fiquei empolgadíssima para poder lê-lo e contar para vocês.


SINOPSE: Quatro presidentes dos Estados Unidos foram assassinados em diferentes períodos da história, homicídios sem qualquer relação aparente entre si. Mas e se esses líderes tiverem sido mortos pelo mesmo motivo? É com esta questão que Cotton Malone se depara em sua mais recente aventura. Quando o presidente Danny Daniels sofre uma tentativa de assassinato, Malone arrisca a própria vida para salvá-lo. Ele logo descobre que o atentado foi orquestrado pela Comunidade, uma sociedade secreta de piratas que está em busca de um documento capaz de lhe dar plenos poderes para agir à margem da lei. Porém, há apenas uma maneira de encontrá-lo: desvendando uma mensagem criptografada com um código que Thomas Jefferson considerava perfeito. Malone agora terá que correr contra o tempo para encontrar esse documento e destruí-lo a fim de que ele não caia em mãos erradas.


Tem como não ficar mega empolgado com a sinopse? E foi com toda a empolgação que mergulhei na leitura desse magnífico suspense. Confesso que até a página 150, 160 eu achei a história lenta e confusa, eram tantos personagens que fiquei perdida, porém, após essas páginas a história deslancha, novos fatos vão sendo apresentados e fica impossível desgrudar os olhos do livro.

Eu adorei tudo no livro!

O enredo é maravilhoso, pois apresenta os piratas modernos, homens que ajudaram a América no passado e que hoje se aproveitam de um título há muito conseguido para saquearem inimigos. A ideia de colocar esses piratas como os vilões e mandantes do assassinato do presidente foi fantástica, pois o livro vai apresentando o passado dos piratas e o presente, nos colocando a par de vários aspectos da história americana.

Os personagens são extremamente bem elaborados e construídos, os vilões são “fodásticos” e os mocinhos idem, mas vou puxar a sardinha para o lado feminino da história, fiquei fascinada com a vilã Carbonell, ela é inteligente, destemida e está um passo a frente de todos os outros vilões; Cassiopeia, a mocinha, é igualmente fabulosa, extremamente inteligente, consegue ver muito nas estrelinhas da investigação, é muito rápida em seu agir e pensar, e apesar de o livro ter Malone como o principal personagem, aquele de deveria conquistar a todos, senti que Cassiopeia teve um maior destaque e que é ela quem brilha no livro. A esposa do presidente e a história por trás de seu casamento também me encantou.

Aliás, História é o ponto alto do livro. Não sei dizer por quais partes mais me interessei, se na volta ao passado americano ou no presente desta grande nação. Tudo é tão ricamente elaborado e detalhado que ficamos bobos com o imenso enredo que o autor criou.

Outro fator que gostei muito do livro foi o esclarecimento ao final, em que o autor faz apontamentos dizendo o que é real e o que foi ficção em sua obra.

ADOREI esse meu primeiro contato com STEVE BERRY, tanto que já consegui outros três livros seus em trocas pelo Skoob. Eu mais que recomendo a leitura de O ENIGMA DE JEFFERSON

FICHA DO LIVRO

O ENIGMA DE JEFERSON
STEVE BERRY
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                   
Nº págs: 543
Gênero: Suspense Histórico


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. O Steve Berry é um dos melhores autores da atualidade, os livros que ele escreve sempre tem enredos riquissimos e bem elaborados. Já li 6 livros dele e cada vez mais ele nos surpreende com sua qualidade.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.