24 de janeiro de 2013

RESENHA: AMEAÇA MORTAL - JAMES PATTERSON (ED. ARQUEIRO)


Oi, pessoal!

Terça postei a resenha de 7º CÉU, do JAMES PATTERSON. Não é novidade para quem acompanha o blog que eu idolatro o autor. Hoje volto a falar dele, mas o livro da vez é AMEAÇA MORTAL, último livro da série do Alex Cross, lançado pela editora ARQUEIRO.

Tenho um carinho muito grande por tudo que o autor escreve. Adoro cada frase de seus livros e odeio quando não posso terminá-los em um dia. O único livro dele que não gostei foi O DIA DA CAÇA, que traz Alex Cross como protagonista. Confesso que depois desse tive receio de continuar a ler os livros da série, pois tive medo de me decepcionar, contudo PATTERSON foi incrível e me surpreendeu cada vez que lançou um livro com Cross como protagonista. Acostumada que estava, não achei que teria uma outra decepção com o autor, mas sou obrigada a dizer que não gostei de AMEAÇA MORTAL, que conta, mais uma vez, com Alex Cross como protagonista.

SINOPSE: Um sequestro inacreditável. Embora contem com a proteção do Serviço Secreto 24 horas por dia, Ethan e Zoe Coyle, filhos do presidente dos Estados Unidos, são sequestrados dentro de um dos melhores colégios de Washington. O detetive Alex Cross é um dos primeiros a chegar à cena do crime. Uma ameaça terrorista. Dias depois, uma sabotagem da rede de abastecimento contamina toda a água da cidade, deixando a população em pânico. Alex teme que os dois eventos estejam relacionados e representem o mais devastador atentado terrorista que o país já enfrentou. Só a morte pode deter Alex Cross. A cada hora que passa, as chances de solucionar os crimes e encontrar as crianças com vida diminuem. Diante deste que pode ser o caso mais importante de sua carreira, o detetive toma uma decisão desesperada, que vai contra tudo aquilo em que ele acredita e pode até lhe custar a vida.

O principal motivo de não ter apreciado a leitura, é que não gosto de livros que falam sobre o terrorismo e os árabes. Não existe razão para isso, mas simplesmente não simpatizo com o tema, por causa disso, me senti deslocada com a leitura.

Mas outros aspectos me desagradaram também: Bree, esposa de Cross, e Nana, sua avó, bem como sua família, aparecem minimamente no livro. Esperava uma participação maior, ainda mais por parte de Bree, já que no livro anterior eles haviam se casado. Fiquei tão frustrada por ver a relação do casal tão distante que vim na internet procurar se AMEAÇA MORTAL era mesmo o livro após FOGO CRUZADO (que eu amei), pois Cross e Bree pareciam mais dois estranhos do que dois recém casados. Outro fator que também me desagradou no núcleo familiar de Cross foi Ava, uma menina de rua que roubou a bolsa de Nana, mas que após pedir desculpas passou a morar com a família. A situação não me convenceu, justamente porque se falou muito pouco sobre o relacionamento de Ava com os demais membros da família e com Cross.

Eu sempre idolatrei o PATTERSON por ele conseguir contar a que veio em tão poucas páginas e mesmo assim humanizar Cross, expondo sua vida, suas relações, pensamentos e sentimentos. Mas AMEAÇA MORTAL me apresentou um Cross que desconheci.

Passei boa parte do livro acreditando que o sequestro dos filhos do presidente americano tinha ligação com os terroristas, pois por diversas vezes isso foi afirmado. Quando enfim revelou-se o sequestrador, e vi que nada tinha a ver com os terroristas, fiquei completamente triste, pois já havia desgostado da história. Se soubesse desde o início que o sequestrador seria outro, teria lido o livro com muito mais interesse. Se soubesse que tal ligação não existia e que os terroristas ocupariam um segundo plano, que é até reduzido, com certeza teria gostado do livro. Aliás, creio que o sequestro deveria ter sido a única veia explorada no enredo, assim ele seria perfeito e com certeza eu daria nota 10 para a leitura. Porém, como se afirmou tanto no livro o envolvimento dos terroristas, eu li sem esperar por nenhuma surpresa L, que se mostrou presente no final.

Fico extremamente triste de ter que dizer que não gostei de AMEAÇA MORTAL, mas acredito que quando um autor escreve tantos livros como PATTERSON faz, ele sabe que corre o risco de, em algum momento, desagradar até os mais fanáticos por suas obras.


FICHA DO LIVRO





AMEAÇA MORTAL
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2012                   
Nº págs: 192
Gênero: Policial, Suspense



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.