15 de agosto de 2012

RESENHA: BELO DESASTRE - Jamie McGuire (Verus)


Bom dia, queridos!

Sabe aquela coisa de gostar de um livro que ninguém gostou e odiar um livro que todo mundo amou? Pois é, isso está se tornando recorrente na minha vida de leitora. Semana passada postei a resenha de MORDIDA, um livro que eu amei de paixão, mas que só vi críticas negativas sobre ele. Hoje vou postar a resenha de BELO DESASTRE da JAMIE McGUIRE (Editora VERUS), um livro que todo mundo falou bem e que eu não gostei nadinha.

Confesso que em um primeiro momento fiquei bastante interessada por BELO DESASTRE, mas foi por causa da capa linda de morrer. Após ler a sinopse eu me desinteressei, pois percebi que seria mais uma história de adolescentes. O problema começou quando eu resolvi ler as resenhas sobre o livro. Todo mundo falando maravilhas sobre ele, adorando a leitura e fazendo mil elogios. Aí pensei: “quantas vezes já não me enganei achando que a leitura seria ruim e ela me surpreendeu?” Resolvi que tinha que dar uma chance a BELO DESASTRE... E me arrependi.

O livro de estreia de Jamie McGuire é exatamente aquilo que pensei em um primeiro momento: mais um livro de adolescentes. A mocinha, Abby, segue o padrão comum das determinadas, inteligentes e virgens; o rapaz, Travis, é um bad boy. A diferença, que não faz tanta diferença assim, está no passado da mocinha, que não é lá aquelas coisas, nem esconde um grande mistério ou tragédia. Quanto a Travis, ele é um galinha com gênio impulsivo (que obviamente procura se “curar” pela mocinha). Além disso, Travis é um rapaz tatuado que luta escondido para arrecadar algum dinheiro. Onde foi que já vi isso antes? Ah, claro, impossível ler as passagens de Travis e não se lembrar do Brad Pitt em CLUBE DA LUTA ou SNATCH: PORCOS E DIAMANTES. Não consegui encarar que qualquer semelhança foi mera coincidência.

A história tinha tudo para ser linda e diferente, pois começa com Abby odiando Travis, depois eles passam a ser amigos e se apaixonam. Acredito que não exista amor mais verdadeiro e respeitoso do que aquele que surge com a amizade, mas BELO DESASTRE apresentou uma história comum, com diálogos medianos, personagens que já vimos mil vezes em muitos lugares e um enredo que desde a primeira linha sabemos como vai acabar. É um livro previsível sobre a inconstância do temperamento adolescente, nada mais que isso.



FICHA DO LIVRO


BELO DESASTRE
JAMIE McGUIRE
                  Ano: 2011                    
Editora: VERUS 
Nº págs: 392
Gênero: Drama, Romance

Cortesia da editora para resenha.




Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Mari, gostei muito da sua resenha. Ficou ponderada e falou tudo o que você não gostou no livro. A minha achou que ficou bem mais revoltada porque eu fiquei com muita, muita raiva desse livro. Ele me irritou do começo ao fim. Amanhã ela sai no PEP. rs :)
    Mas olha, é tão bom saber que eu não sou a única a detestar esse livro! E essa opinião vinda de você, uma pessoa com bons gostos literários e super crítica no bom sentido, é ainda melhor.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.