4 de julho de 2012

RESENHA: RETRATO DO MEU CORAÇÃO - Patricia Cabot (Record)


Bom dia, pessoal!

Hoje vim trazer a resenha de uma autora que eu AMO de paixão: Meg Cabot J Mas o livro da resenha ela escreveu com o pseudônimo de PATRICIA CABOT, e RETRATO DO MEU CORAÇÃO é o novo livro dela que saiu pela editora RECORD.

Para quem não sabe, antes de MEG CABOT ser A MEG, nossa diva, ela escrevia romances históricos, mas não os romances históricos de crimes, intrigas políticas e religiosas, etc. Seus romances históricos eram romances mulherzinha, gênero que não gosto muito, mas quando é a MEG que escreve eu adoro.

Depois que a autora começou a fazer sucesso, esses livros passaram a ler lançados aqui no Brasil, e claro que o pessoal que é fã da MEG se joga de cabeça para conhecer o lado PATRICIA dela.

Para quem não sabe, RETRATO DO MEU CORAÇÃO é continuação de A ROSA DO INVERNO (vocês podem conferir essa resenha AQUI), mas a leitura não precisa ser feita na sequencia para que a história seja compreendida.

Em RETRATO DO MEU CORAÇÃO (que se passa em 1871) o duque Jeremy Rawling está de volta ao solar da família após cinco anos afastado para estudar. Os motivos que levaram Jeremy a casa do tio não são nada bons: ele havia sido expulso da universidade (e não pela primeira vez) e havia duelado com um rapaz até a morte.

Diante a expulsão ele volta para a família e lá encontra Maggie, uma “amiga” de infância que costuma judiar bastante dele. Imediatamente ele se vê envolvido pela beleza da moça e tenta conquistá-la. Ela escapa de suas investidas, mas um beijo acontece e ele a pede em casamento. Com outros planos em mente, Maggie não aceita, e quando seus pais descobrem o ocorrido a mandam Paris para estudar pintura, que era o sonho dela.

Jeremy decide então ser merecedor do amor da moça. Vai para o exército e lá permanece por cinco anos, mas antes de partir ele tinha feito apenas um pedido a Meggie, que ela escrevesse a ele se descobrisse que ele era O cara. Ela nunca escreveu a carta, mas a tia de Jeremy relatava a ele todos os passos que Maggie dava, até o noivado da moça com um francês.

Quando sabe do noivado Jeremy volta imediatamente para lutar pela mulher que ama e tentar conquistá-la, mas muita confusão, armação e até tentativas de assassinato vão acontecer até que Jeremy consiga chegar ao coração da amada.

Sim, a história do livro é bem clichê e é possível prever o final nas dez primeiras páginas, mas a leitura não deixa de ser deliciosa, rs.

Eu adoro os romances históricos de Meg pela riqueza dos detalhes da época.
ADORO o romance mulherzinha que ela cria.
AMO os diálogos, ora intensos, ora sensuais, ora cômicos, mas sempre bem elaborados e pertinentes.
AMO DEMAIS o humor que ela insere nessas histórias. Eu morro de rir com várias passagens e situações que permeiam o romance das personagens.
Sou fã e babo ovo mesmo!

Mas, e infelizmente tenho que falar sobre esse “mas”, senti falta de um plano de fundo real. Por exemplo, em A DAMA DA ILHA, além do romance, MEG/PATRICIA explorou a epidemia de cólera que atingiu a ilha em que a protagonista morava (vocês podem conferir a resenha AQUI), e em RETRADO DO MEU CORAÇÃO não tem essa premissa real do tempo em que a história se passa. Senti falta disso.

Mas só disso. Em relação a todo o resto, MEG é, e sempre será DIVA, escreva ela com o nome que escrever.


FICHA DO LIVRO

RETRATO DO MEU CORAÇÃO
PATRICIA CABOT
Editora: RECORD                       
Ano: 2012                   
Nº págs: 378
Gênero: Romance Histórico

                


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.