23 de julho de 2012

RESENHA: A CASA DAS ORQUÍDEAS - Lucinda Riley (Novo Conceito)


Bom dia, queridos!

Como falei ontem, hoje começa o ESPECIAL SEMANA NOVO CONCEITO. Para começar bem, vou apresentar a resenha de um livro realmente tocante: A CASA DAS ORQUÍDEAS da LUCINDA RILEY.

 A Casa das OrquídeasQuando o livro chegou coloquei ele por último, pois tinha certeza que não seria o tipo de leitura que me agradaria. Aí comecei a ler resenhas e ver a classificação do livro no skoob, todo mundo dando 5 estrelas(!) Como assim? Parei para pensar e lembrei que passei pela mesma situação com CRUZANDO O CAMINHO DO SOL e amei a leitura, então corri para ler A CASA DAS ORQUÍDEAS e achei que existe um terrível engano quanto à nota no skoob. O livro não merece 5 estrelas, e sim 8, 9, 10 estrelas! A nota que o skoob nos permite dar ao livro é pouca pela qualidade dele.

Sempre que eu gosto muito de um livro quero falar várias coisas sobre ele, e com A CASA DAS ORQUÍDEAS não será diferente, por isso, para que a resenha não fique enorme, vou colocar para vocês a sinopse do livro para depois poder falar tudo que senti com a leitura.

SINOPSE: 
Quando criança, a pianista Júlia Forrester passava seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park, onde flores exóticas cultivadas pelo seu avô nasciam e morriam com as estações.
Agora, recuperando-se de uma tragédia na família, ela busca mais uma vez o conforto de Wharton Park, recém-herdada por Kit Crawford, um homem carismático que também tem uma história triste. No entanto, quando um antigo diário é encontrado durante uma reforma, os dois procuram a avó de Júlia para descobrirem a verdade sobre o romance que destruiu o futuro de Wharton Park...
E, assim, Júlia é levada de volta no tempo, para o mundo de Olívia e Harry Crawford, um jovem casal separado cruelmente pela Segunda Guerra Mundial, cujo frágil casamento estava destinado a afetar a felicidade de muitas gerações, inclusive da de Júlia.



Preciso começar a falar do livro dando um alerta: peguem o livro para ler quando estiverem com tempo! Não é fácil ler as 10, 20 primeiras páginas e largar ele, portanto, se não querem ficar com um vazio por terem de parar a leitura, preparem-se para iniciá-lo com a leitura das 100 primeiras páginas, que é a atenção que o livro merece.

Quem imagina que vai encontrar um romance meloso e cheio de “nhénhénhé” se engana. O livro traz duas histórias paralelas, completamente bem elaboradas, que se ligam com o passar dos anos.

Já li muitos livros com casas como o assunto principal, e todos eles remetiam a algo de terror. No entanto, Lucinda Riley mostrou que uma casa pode ter um passado sem nada sobrenatural para assombrá-la, mas com mentiras que causam o mesmo efeito.

A vida dos moradores de Wharton Park foi cercada por mentiras durante a II Guerra Mundial, e mesmo com o passar dos anos, a mentira continuou criando suas raízes no local e atingindo de alguma forma a todos que se ligavam àquela casa.

A narrativa é belíssima, muitos dos fatos são chocantes e tristes. Fiquei em verdadeiro choque com algumas revelações sobre o herdeiro de Wharton Park durante a II Guerra e bastante revoltada com o rumo que a vida do personagem tomou. Esclareço que fiquei revoltada com o personagem, não com a narrativa.

Já estava apaixonada pelo livro antes do final assombroso dele, e juro que jamais achei que algo mais me surpreenderia nessa história, porém, Riley conseguiu elaborar um desfecho fantástico que arrepiou até meus pelos da nuca. Nem os livros policiais que tanto amo me deixaram tão estarrecidas com o final como A CASA DAS ORQUÍDEAS.

A única coisa que não gostei no livro e que me irritou muito foi o excesso da expressão “né” no final de algumas frases. Um livro com uma linguagem tão bela como esse, não merece a frequência com que esse vício aparece. Na fala já se torna insuportável, escrito então... Espero que uma revisão para próxima edição elimine esses “nés” tão constantes nas falas das personagens.

Porém, obviamente, esse detalhe não atrapalha a narrativa tão rica e as personagens tão profundas e intensas que a autora criou. Se eu tivesse que classificar o livro em uma só palavra seria PERFEITO. Do início ao fim, cada página, cada parágrafo, cada palavra, foi escrita e pensada para tocar o leitor e fazer com que ele mergulhe na história de forma a se sentir completo com a leitura.

A CASA DAS ORQUÍDEAS me ensinou a acabar de vez com a relutância que tenho em me entregar a alguns gêneros e fez com que eu me emocionasse e ansiasse por mais leituras iguais. Mais que isso, A CASA DAS ORQUÍDEAS mostrou que um livro pode ter tudo: Uma história rica, personagens fantásticos, suspense, angústia, drama, alegria, um passado triste, amor e esperança. É mais um daqueles livros que eu digo que com certeza é capaz de agradar a todos. Leiam!


FICHA DO LIVRO


A CASA DAS ORQUÍDEAS
LUCINDA RILEY
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 560
Gênero: Romance, Drama, Suspense



 

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Ainda nao li esse livro mais como pude ver a resenha.achei interessante........

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.