18 de julho de 2012

RESENHA: NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO - Nelson Rodrigues. ORGANIZAÇÃO: Sonia Rodrigues. (Nova Fronteira)


Olá, queridos!

Hoje vim postar a resenha de um gênero que nunca foi resenhado aqui no blog: biografia. Não sou muito de ler biografias, mas sou fã do NELSON RODRIGUES e fui convencida pela RAQUEL da AGIR/NOVA FRONTEIRA a me aventurar na leitura. A princípio fiquei relutante, pois, além de não gostar de biografias, havia lido que o livro continha uma série de entrevistas já dadas pelo autor e nada mais. A Raquel me explicou o conteúdo certinho do livro e fez com que eu ficasse morrendo de vontade de lê-lo. E fiz isso assim que o livro chegou.

NELSON RODIRGUES POR ELE MESMO conta a história de um dos autores mais polêmicos de nosso país. Toda a obra foi organizada por sua filha, Sonia Rodrigues, que é também quem apresenta a introdução do livro.

Sonia escreveu uma introdução cativante e muito bem explicada acerca dos propósitos do livro. Sua admiração pelo pai é visível em cada linha de seu texto, e o amor com que “montou” o livro também. Sonia diz que “este livro, no entanto, não pretende ‘costurar’ mais uma versão de sua biografia. NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO tanta unir o máximo do que ele quis dizer sobre sua vida e sua obra”. E é exatamente isso que encontramos nas 265 páginas do livro. Nelson se expondo de maneira nua e crua para o leitor.

Nelson fala de sua vida, trajetória, pensamentos, opiniões, polêmicas, seus livros, suas peças e tudo que lhe dá na telha. Boa parte da história de Nelson eu já conhecia, como por exemplo, o assassinato de seu irmão no jornal em que seu pai era chefe, mas, lendo os fatos relatados por ele mesmo, a história ganha um peso mais real e trágico.

Aliás, Nelson é o rei da tragédia. Muitas de suas crônicas presentes em A VIDA COMO ELA É e NÃO TENHO CULPA QUE A VIDA SEJA COMO ELA É, falam de tragédias. Também pudera, aos 14 anos Nelson já escrevia na coluna policial do jornal de seu pai e convivia diariamente com assuntos bem pesados que serviram se inspiração para suas obras.

Alguns fatos da obra NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO me surpreenderam: o início cheio de dificuldade e pobreza enfrentado pela família de Nelson; a educação que ele teve enquanto menino de não falar palavrões e palavras baixas, coisas corriqueiras em toda sua obra; e muitas outras coisas, mas o que mais me surpreendeu foi a relação de Nelson com o sexo.

O livro, O CASAMENTO, é um livro sem pudor algum, com sexo exalando por todas as páginas e situações que chocam e constrangem o leitor, tanto que em determinada época o livro chegou a ser proibido. Após a leitura dele, sempre achei que Nelson era um depravado, e fiquei completamente surpresa em encontrar em sua biografia pensamentos contrários àquilo que ele escrevia em suas obras de ficção.

Nelson fala de sexo de forma romântica e nada banalizada, o que fez crescer ainda mais minha admiração pelo autor, pois sempre soube que ele era capaz de escrever qualquer coisa, em qualquer gênero e permear por todas as vertentes literárias, mas sempre o vi como um adorador do sexo em qualquer forma, e aí me deparei com um homem sensato e com pensamentos serenos sobre o assunto.

Mas o que mais gosto em Nelson é seu posicionamento em relação à política e ideologia. Eu adorei ver sua língua tão ferina em A CABRA VADIA, adorei ver suas críticas, opiniões, relatos sobre personalidades e fatos políticos, mas adorei ver muitos mais pensamentos como esses em NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO. Nelson era um homem corajoso que não tinha medo de expor seus pensamentos.

NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO é um retrato intenso e transparente de um dos maiores autores que o Brasil já teve. Nesse ano teremos o centenário do NELSON RODRIGUES, espero que os jornais e televisão prestem a devida, e merecida, homenagem a esse gênio que perdemos. 



FICHA DO LIVRO

NELSON RODRIGUES POR ELE MESMO
NELSON RODRIGUES
ORG: SONIA RODRIGUES
Editora: NOVA FRONTEIRA   
Ano: 2012                   
Nº págs: 265
Gênero: Biografia

Cortesia da editora para resenha 





Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Difícil encontrar um blog que fale de Stephen King a Mário Prata, de Meg Cabot a Nelson Rodrigues. Adorando visitá-lo.

    Gélido é o livro que menos gostei da série. Tem ótimos momentos, claro. As cenas em que Maura e seus companheiros estão na casa abandonada são dignas de uma obra de Stephen King. Uma expectativa no ar, uma sensação de que alguém os vigiava, a suspeita de um elemento sobrenatural com você disse. Mas após a suposta morte da médica acho que a trama desandou. Na verdade a história é ótima, mas deveria ter sido contada em outra ordem de acontecimentos. Quanto aos livros anteriores, recomendo ler na ordem certa. Há muitas transformações nos personagens, principalmente em Rizzoli, que no primeiro livro é completamente diferente dessa policial casada, segura e realizada. A Rizzoli de O Cirurgião é bem mais complexada e é legal vê-la desabrochando de livro a livro.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2014/11/sete-serial-killers-da-literatura.html

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.