1 de junho de 2012

RESENHA: @MOR - Daniel Glattauer (Suma de Letras)


Bom dia, queridos!

Como disse ontem para vocês, hoje começa o ESPECIAL de DIA DOS NAMORADOS. E para trazer muito amor, nada melhor do que começar esse especial com RESENHA E PROMOÇÃO do livro do DANIEL GLATTAUER, lançado pela SUMA DE LETRAS que está fazendo o maior sucesso: @AMOR.

O livro está sendo tão comentado que acredito que todo mundo saiba de qual assunto se trata. Para quem não sabe, coloco a sinopse, pois quero me ater a falar da relação que eu vivi com o livro.

 
SINOPSE: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Sei que vocês devem estar pensando se é possível viver uma relação com um livro tão curto e de leitura tão rápida, mas sim, eu tive uma relação com @MOR que não foi apenas de amor, mas também de ódio.

No início eu amei o livro. Amei a ideia de ser escrito por emails (já li outros assim e adorei), amei a ideia dos personagens se apaixonarem por palavras, amei que eles queriam manter um mistério sobre suas identidades e amei os diálogos EXTREMAMENTE inteligentes e bem escritos.

Mas no meio da leitura comecei a ficar com raiva de muita coisa. Primeiro, não havia lido a sinopse e não sabia que Emmi era casada, quando descobri isso não me fez diferença, eu ainda torcia para que ela ficasse com Leo, mas depois comecei a achá-la completamente chata, enfadonha, mimada, tediosa e egoísta. E eu poderia escrever mais uns dez adjetivos aqui sobre as razões de não ter gostado dela, mas o principal foi sua inconstância emocional e seus extremos exageros.

Ora Emmi quer conhecer Leo, ora não quer. Ora quer que ele se apaixone por ela, ora não quer. Ora quer que ele a deseje, ora não quer. Ora se diz feliz no casamento, ora precisa de uma aventura. E toda essa dúvida de “vou não vou”, “quero não quero”, “não quero, mas quero que você me queira” de Emmi me deixaram irritada com a personagem. Quando foram reveladas as circunstâncias de seu casamento, acabei por ficar com raiva absoluta dela e passei a achá-la ainda mais egoísta e, me perdoem os adoradores do livro, ainda mais idiota. Como alguém comprometido que acredita viver uma vida perfeita (porque era nisso que ela acreditava), se permite se apaixonar por alguém que nunca viu?

Desculpem-me, mas não entrou na minha cabeça. Talvez se fossem dois adolescentes, ou dois adultos solteiros, vai lá, mas uma mulher que se dizia feliz, satisfeita, completa com sua vida? E mais irritante ainda era que Emmi se negava a revelar sobre sua vida, fazendo mistérios e criando constantes joguinhos com Leo.

Leo já foi outros quinhentos. ADOREI o personagem. Ele se abre, se mostra, fala de sua vida, seu trabalho, sua história, seu passado, seu amor. Ele é mais sensato, apesar de menos moderado. É mais realista, mais pé no chão, não quer viver um relacionamento apenas virtual, quer alguém para tocar, beijar, amar, sentir o cheiro, etc.

Muitas vezes senti que Emmi apenas usava Leo como uma válvula de escape. Contudo, acho que a intenção do autor foi bem essa. Expor dois personagens completamente diferentes nesse mundo virtual que, por vezes, torna todos tão iguais.

Apesar da birra que peguei de Emmi, levei a leitura até o final e adorei o desfecho dela J Hahahaha, sim, foi um final meio malvadinho, mas que me deleitou. O livro tem continuação que sai ainda esse ano, e espero que Emmi mude algumas de suas atitudes e que o autor opte por mais momentos malvadinhos J.
  
@MOR é um livro realmente inteligente e que, apesar de curto, desperta várias emoções no leitor. Recomendo muito a leitura.


FICHA DO LIVRO

@MOR
DANIEL GLATTAUER
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2012                   
Nº págs: 184
Gênero: Romance




Cortesia da editora para resenha e promoção


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. kkkkkk Mari, já tomei birra pela Emmi antes mesmo de ler o livro. Acho que desanimei um pouco kkkk mas a historia parece ser legal e vai ser o primeiro livro que leio assim de email. Quando vi o lançamento desse livro, pensei muito no filme Mensagem para você com Tom Hanks e a Meg Ryan. Motivo tal que ainda está me animando a ler o livro. Pois a intensidade de empolgação por ambos atrás das telas do computador pode deixar o leitor animado!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa capa desse livro......o enredo é otimo........

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.