6 de março de 2012

RESENHA: EU, ALEX CROSS - James Patterson (Arqueiro)

Bom dia, pessoal!

Sei que, assim como eu, muitos de vocês adoram livros policiais, que é o gênero da maioria dos livros resenhados aqui no blog. Hoje não fugirei do tema.

Muitos sabem que desde que tive primeiro contato com James Patterson me apaixonei pelo autor e sua forma de escrever. Seja nos policiais, ou nos romances dramáticos, Patterson manda muito bem sempre, e sim, por alguma razão consegue surpreender sempre, pois parece ter uma carta na manga para cada um de seus livros. Confesso, porém, que de tudo que venho lendo do autor, minha série menos preferida é com o detetive Alex Cross. Opinião que mudou completamente após a leitura de EU, ALEX CROSS.

Recebi o livro pela parceria que tenho com a ARQUEIRO junto com um do Harlan Coben (Quebra de Confiança). Fui ler o do Coben antes, pois além de ser meu queridinho primeiro, nunca teve um livro dele que eu gostei menos, como aconteceu com o personagem de Cross do Patterson.


EU, ALEX CROSS, me surpreendeu logo nas primeiras páginas, pois não trata de espionagem, nem é uma história em lugares remotos e cheio de guerras. O enredo é simples: o detetive Alex Cross está comemorando seu aniversário quando recebe um telefonema dizendo que sua sobrinha foi assassinada. Imediatamente Cross vai atrás de informações e pistas para solucionar o caso. Diante do corpo da sobrinha tem uma surpresa. Ela não fora apenas assassinada, mas brutamente assassinada. Seu corpo havia sido passado por um moedor de madeira e sequer se parecia com um corpo.

Ao investigar o caso, Cross descobre que a sobrinha estava ligada à prostituição e que várias garotas que trabalhavam num chique bordel, que recebiam personalidades políticas e artistas famosos, estavam desaparecendo, e posteriormente sendo assassinadas da mesma forma que Caroline Cross, sua sobrinha.

É com esse enredo bastante simples que Patterson nos transforma em devoradores de páginas. Em vez de diversos crimes que se ligam ao final, ou diversos personagens que morrem por estarem conectados de alguma forma em histórias completamente paralelas, James explora, policialmente, apenas esse caso. O outro foco do livro fica por conta da vida pessoal do detetive Cross, o que me fez gostar muito do personagem e da forma humana, sincera e preocupada com que ele cuida de sua família.

Contudo, não é por não ter duas, ou três histórias acontecendo simultaneamente que não ficamos grudados na leitura. Pelo contrário, vamos seguindo cada situação, cada acontecimento, cada mínima fala ansiosos por uma pista. E é fantástico como que em um enredo tão simples Patterson consegue misturar FBI, Casa Branca, bordel de luxo, chantagem, masoquismo, perseguição, tiroteio, fidelidade, infidelidade, máfia, políticos, artistas, e mais uma série de fatores.

Vou dizer que agora a série ALEX CROSS me pegou de jeito e já é uma favorita também. Quem gosta do gênero não pode deixar de ler. Recomendo muito mais a leitura de EU, ALEX CROSS que a de O DIA DA CAÇA. Adorei o último, mas se for pra comparar, EU, ALEX CROSS é muito superior, muito mais intrigante e muito, mas muito mais, fascinante. Entreguem-se as mãos de Pattenson! Já!


FICHA DO LIVRO

EU, ALEX CROSS
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2012                   
Nº págs: 198
Gênero: Policial, Suspense

Cortesia da editora para resenha.





-------- TOP COMENTARISTA --------


 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.