25 de outubro de 2011

RESENHA:PRESA INVISÍVEL - John Sandford (Record)

Boa tarde pessoal.

Quem aí está a fim de ler resenha de mais um livro policial? Vocês sabem que sou apaixonada pelo gênero e que a cada livro que leio fico mais fascinada pela narrativa e corro aqui contar pra vocês.

O último que li foi PRESA INVISÍVEL do John Sandford da Editora Record, e juro, fiquei completamente imersa na leitura e abismada com a competência do autor para ligar fatos.

O livro é completamente diferente de tudo que já li, a sensação é de ler dois livros ao mesmo tempo, pois duas histórias paralelas são contadas e investigadas por Lucas Davenport, um detetive de primeira.

A primeira investigação de Lucas gira em torno do assassinato de uma rica senhora e de sua empregada. Parecia um assalto comum com morte, mas as investigações revelam que há alguns objetos desaparecidos, objetos antigos, com grande valor no mercado de arte e antiguidades. Ao investigar esse caso, Lucas descobre que crimes semelhantes foram cometidos e que as vítimas sempre tinham algo em comum: eram solitárias, de idade avançada e colecionavam objetos de arte. Perto dos crimes, sempre o mesmo suspeito, uma van branca.

Paralela a essa investigação, Lucas tem que desvendar um outro mistério, um famoso senador, que concorre a um posto mais alto, está sendo acusado de ter ido para cama com uma garota de 16 anos, mas ele afirma que seu caso era com a mãe. Coisas estranhas, como ataques e incêndios começam a acontecer com as duas, o que faz Lucas suspeitar cada vez mais da culpa do senador.

Não bastassem os dois casos, o detetive ainda se vê cheio de informações sobre pathwork, e não encontra um modo de ligar a prática aos crimes, além disso, também não consegue encontrar ligações entre os objetos roubados, uma vez que coisas de muito mais valor foram deixadas para trás.

PRESA INVISÍVEL é o máximo, mas tem algo além das narrativas policiais comuns, Sandford fugiu da técnica de desvendar os culpados no final do livro. Logo no início nos mostra os assassinos e aos poucos vai revelando seus caracteres, bem como seus planos, armas para os crimes, motivos, etc. Portanto, além da sensação das duas histórias paralelas, temos também aquela agonia de ler sabendo quem são os criminosos e seus próximos passos, e avançamos as páginas desesperadamente na esperança que Lucas consiga alcançá-los e impedi-los a tempo, mas o detetive está longe de suspeitar dos personagens.

AMO livros policiais! Adoro brincar de detetive enquanto os leio. Fico empolgadérrima quando erro o culpado e triste quando acerto, pois adoro ser surpreendida e estar errada. Ler PRESA INVISÍVEL foi interessantíssimo, pois mesmo com os assassinos logo revelados, não dá para deixar a brincadeira de detetive de lado, isso por que ficamos procurando falhas nas ações dos criminosos e esperando que Lucas também as vejam para capturá-los.

Além de tudo isso, Sandford se saiu muito bem com a riqueza de detalhes com que construiu suas páginas. Se existe um livro que todos os amantes do gênero policial devem ler é PRESA INVISÍVEL, e se existe um autor que eu quero conhecer muito mais, esse é John Sandford, um “sujeitinho” verdadeiramente genial. 


FICHA DO LIVRO

PRESA INVISÍVEL
JOHN SANDFORD
Editora: RECORD                       
Ano: 2011                    
Nº págs: 387
Gênero: Policial, Suspense

              Cortesia da editora para resenha.


-------- TOP COMENTARISTA --------


         







Comente com o Facebook: